Os corretivos coloridos ou corretores, como o próprio nome já indica, servem para corrigir imperfeições que os da cor da pele não conseguem resolver. Usam para isso conhecimentos fundamentados na teoria das cores. Existem no mercado em cinco tons, cada um com uma função específica. Descubra nesse post tudo sobre como usar corretivo colorido na maquiagem.
Qual a lógica por trás dos corretivos coloridos?
A escolha do tom ideal do corretor segue a lógica baseada na teoria das cores. Para isso é preciso ter em mente que, segundo essa teoria, as “cores opostas se anulam”.
Então, partindo desse princípio, é preciso buscar no círculo cromático a cor oposta (ou complementar) a do problema.
Ou seja, para neutralizar uma espinha avermelhada, por exemplo, deve-se procurar no círculo cromático a cor imediatamente oposta que é o verde.
Assim, quando se mistura cores complementares elas se anulam, pois resultam em um tom neutro.
Corretivos com cor para problemas específicos
Depois dessa pequena introdução a teoria, vamos para a prática. Existem no mercado corretivos de 5 cores. Veja abaixo para que serve cada cor.
Corretivo Verde
Começando pelo corretivo verde. Use essa cor para neutralizar imperfeições avermelhadas.
Podem ser provenientes de espinhas, cicatrizes, vasinhos (muito comuns nas laterais do nariz) e rosáceas. Abaixo algumas opções de corretivos verde.

Corretivo amarelo
O corretivo amarelo serve para neutralizar olheiras e hematomas arroxeados, ou seja, manchas que têm o fundo frio.


Como usar corretivo colorido: laranja ou salmão
O corretivo salmão serve para neutralizar manchas e olheiras com fundo mais frio (acinzentado ou azulado) em peles claras. Por isso, alguns melasmas são bem neutralizados com corretores dessa cor.
Já para peles morenas ou negras a cor ideal para correção é o laranja. Este costuma disfarçar bem as olheiras azuladas.

Corretivo vermelho
Para pigmentar a pele com vitiligo é recomendado o corretivo vermelho. Como opção é possível usar um batom vermelho matte.
O corretivo vermelho também ajuda a camuflar manchas de fundo esverdeado, como certas olheiras, por exemplo.

Como usar corretivo colorido: lilás
E, por fim, o corretor lilás. Serve para neutralizar manchas mais amarronzadas como as das sardas, alguns tipos de olheiras e, também, a do melasma.

Veja também: |
Como usar corretivo colorido
Depois de escolher a cor, agora é a vez de aprender como usar os corretores.
Os corretivos coloridos não foram feitos para serem usados sozinhos. Portanto, é preciso aplicar sobre eles a base e um corretivo da cor da pele.
Use uma quantidade pequena do produto e crie camadas conforme a necessidade.
Uma dica que sempre dou na hora de aplicar o corretivo, é usar um pincel de esfumar sombra de cerdas sintéticas. A aplicação com essa ferramenta permite fazer uma camada bem fina, garantindo um resultado final mais leve.
No caso de espinhas, entretanto, caso utilize um pincel para a aplicação, separe-o e lave-o bem depois, de preferência com sabonete bactericida. Isso evita a dispersão das bactérias da espinha para outras partes do rosto.
Outra opção é aplicar o corretivo colorido com a ponta do dedo anelar. A temperatura mais quente da mão ajuda a derreter um pouco os produtos mais consistentes. Isso contribui para a aplicação de uma camada mais fina de produto.
Mas sempre aplique todas as camadas de produtos em batidinhas, nunca esfregando. Dessa maneira você evita a retirada dos produtos que já colocou sobre a pele.
Por último, mas não menos importante, aplique pó facial ao final, sobre todas as camadas de produtos, para selar e aumentar a durabilidade.
Se a intenção for cobrir áreas maiores ou tratar questões globais, como palidez e rosácea, opte pelos primers coloridos (clique para ver post), mais suaves que os corretivos.
E, então, esse post te ajudou a entender a finalidade dos corretivos coloridos?