fbpx

11 Erros de maquiagem: como evitá-los

A maquiagem é uma ferramenta muito importante para melhorar a autoestima de nós mulheres. Ela camufla aqueles defeitinhos, que muitas vezes estão só na nossa cabeça, e permite realçar nossas qualidades. Porém, alguns deslizes podem provocar justamente o efeito contrário e terminar por prejudicar a nossa aparência. Veja como evitar 11 erros de maquiagem muito comuns.

Erros de maquiagem mais comuns

Erro no 1: a cor da base errada

Cor de base errada
Kelly Osborn com base no sub-tom errado.

Escolher a cor da base não é uma das tarefas mais fáceis. Quando você sair para comprar uma base, vá com tempo e tenha paciência.

Você precisa prestar atenção tanto na cor da base quanto no sub-tom.

Como hoje em dia a maioria das mulheres utiliza filtro solar no rosto diariamente, então, é comum que a pele do rosto seja muito mais clara que a do resto do corpo. Logo, o rosto não é o melhor lugar para experimentar a base, pois pode fazer com que você acabe comprando uma base muito clara para o seu tom de pele, realçando ainda mais a diferença de cor para o corpo.

Assim, o lugar ideal para testar as cores das bases é no seu colo. A base na cor certa deve desaparecer na pele. Então, quando você for aplicar a base, você estará aproximando a cor da pele do rosto com a do corpo.

Ou seja, para as mulheres que usam protetor solar no rosto com frequência, a cor de base correta provavelmente será um pouco mais escura do que a cor do seu rosto.

Cuidado também com os sub-tons. A Kelly Osbourne tem pele com fundo rosado e escolheu uma base com fundo quente. O resultado foi esse da foto.

Erro no 2: carregar demais no bronzer

Atenção na escolha do pó bronzeador. Existem tons de bronzer diferentes, que devem variar conforme a tonalidade da pele. Ou seja, não existe um tom de bronzer universal que funcione perfeitamente para todos as peles.

As mulheres com peles muito claras têm que procurar por bronzers mais clarinhos também. Outra coisa importante é aplicar pouco de cada vez, tirando o excesso de produto do pincel antes de passar no rosto.

Para a aplicação de pó bronzeador recomendo pincéis de pó facial ou específico para bronzer, pois como são grandes, evitam que o produto fique acumulado em apenas uma parte do rosto. Para um bom resultado, o bronzer deve ser bem esfumado no rosto.

Erro no 3: sobrancelhas escuras demais

Sobrancelha muito carregada
Sobrancelha carregada, nem Angelina escapou!

Quando for preencher as sobrancelhas pegue leve. Comece aplicando o lápis ou sombra sempre do final da sobrancelha (próximo as têmporas) para o começo (perto do nariz). Assim o efeito será mais natural.

No caso de usar lápis de sobrancelha, é importante esfumar bem para não ficar assim tão marcado. Se não tiver uma escova própria para sobrancelhas, use a de uma máscara de cílios que já tenha acabado. É só lavar bem que está pronta para uso.

Escolha também a cor apropriada de produto para preencher suas sobrancelhas, seja ele um lápis ou uma sombra. Existem produtos para a sobrancelha específicos para quem tem pelos mais claros, assim como para quem tem os pelos mais escuros.

Mas nunca, nunca mesmo, use lápis preto na sobrancelha, mesmo que você seja morena. O efeito não ficará bom, o ideal nesse caso é um tom mais acinzentado.

Erro no 4: corretivo claro demais

Erros de maquiagem: corretivo claro demais.

Você pode ter duas cores de corretivo (veja post). Uma exatamente da cor da sua pele, para corrigir manchas ou espinhas, por exemplo, e outra, mais clara para iluminar.

Mas, preste muita atenção no tom do corretivo iluminador que você for comprar. Se ele for muito mais claro do que a sua pele, pode acontecer isso como nas imagens acima, o indesejável efeito de ‘panda invertido’.

As vezes, o erro só fica mais visível com a luz do flash. É recomendável bater uma foto de si mesma, forçando o flash, para ver se está tudo certo.



Erro no 5: não espalhar bem o pó finalizador

O mesmo problema ocorre com o pó de finalização ou pó translúcido. Muitas vezes ele só fica visível com o flash. Assim, ao aplicar esse produto sempre espalhe bem e nunca exagere na quantidade, concentrando mais na zona “T”, que normalmente é a área do rosto com maior oleosidade.

Vale tirar também uma foto antes de sair para conferir o resultado final da maquiagem. Não se esqueça do flash.



Erro no 6: blush chinelada – um dos erros de maquiagem mais comuns!

Erros de maquiagem: blush chinelada.
Um dos erros de maquiagem mais comuns: blush chinelada.

Eu sei, usar blush faz bem pra alma, mas cuidado para não exagerar. Pode parecer que você levou duas chineladas no rosto, uma em cada bochecha.

Exagerou no blush, e agora, o que fazer? Excesso de blush dá para se combater com pó compacto. Aplique sobre o blush e esfume bem.

Erro no 7: se empolgar com o iluminador

Erros de maquiagem: pele com excesso de iluminador.
Excesso de iluminador = cara de suada.

Você quer parecer glamorosa ou sebenta? kkkkkk O excesso de iluminador faz com que a mulher pareça suada e não iluminada, então, não é legal.

Dá uma olhada nesse post aqui sobre iluminador.

Erro no 8: aplicar sombra preta como se não houvesse amanhã

Erros de maquiagem: excesso de sombra preta.
Olhos carregados demais!

Para evitar ficar com os olhos muito carregados de sombra preta e parecer que acabou de sair das filmagens do The Walking Dead, eu prefiro concentrar o produto apenas na pálpebra móvel e esfumar as bordas com sombra marrom.



Erro no 9: exageros, exageros e exageros…

Erros de maquiagem.
Muito delineador, muito iluminador e lábios contornados excessivamente por fora.

Delineado muito grosso no cílios inferiores em mulheres mais maduras pesa e envelhece mais.

O mesmo acontece com lábios contornados muito por fora da boca e com lápis mais escuro do que o batom. Não engana ninguém esse bocão fake.

Erro no 10: cuidado com certas cores de sombra

Erros de maquiagem: sombra roxa em excesso.
Sombra roxa – todo cuidado é pouco!

Sombras roxa e vermelhas são lindas, mas eu prefiro evitar aplicar na pálpbra inferior, pois é um pulo para criar uma olheira falsa. Um esfumadinho marrom é mais garantido, principalmente para aquelas com pouca prática na auto-maquiagem.

Esfumar sombra roxa por todo o olho, especialmente no canto interno, também é uma alternativa muito arriscada. No canto interno dos olhos é preferível usar uma sombra iluminadora e fazer um ponto de luz.



Erro no 11: dente sujo de batom

Dente com batom
Dente sujo de batom! Oh, dó!

Esse eu já cometi várias vezes! Quem nunca? Amigas, se repararem que tem batom no dente de alguma coleguinha, por favor, avisem!

Para evitar que esse deslize aconteça, retire o excesso de batom pressionando os lábios em um lenço de papel.

E você, já cometeu muitos erros de maquiagem?

Siga o Almanaque da Mulher no Instagram, é só clicar aqui.



1 comentário em “11 Erros de maquiagem: como evitá-los”

  1. Pingback: O que a maquiagem pode fazer por uma mulher? Veja nas celebridades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *