Estratégias no combate a celulite

5 estratégias no combate a celulite

Estratégias no combate a celuliteCom o verão se aproximando, aumentam as oportunidades de se usar biquíni, shortinhos, saias e vestidos curtos para driblar o calor. Por essa razão, cresce a preocupação de nós mulheres com a odiada celulite.

Para trata-la além do infalível combo alimentação saudável + atividade física, existem outras estratégias no combate a celulite. Nesse post apresento as cinco mais utilizadas:

 

O que é a celulite?

Mas vamos começar do começo. Afinal, o que é a celulite?

A celulite, cujo nome correto é lipodistrofia ginoide (lipo = gordura; distrofia = alteração; ginoide = referente à mulher), é uma patologia que acomete principalmente as mulheres e que surge, em geral, no início da puberdade, independente do peso corporal. Essa alteração atinge o tecido celular subcutâneo, ou seja, a gordura localizada logo embaixo da pele.

É um problema multifatorial, ou seja, vários fatores contribuem para o aparecimento da celulite. Os principais fatores são:

  • Disfunções hormonais
  • Consumo de cigarro
  • Má alimentação
  • Sedentarismo
  • Uso de anticoncepcional oral
  • Retenção de líquido no tecido celular cutâneo

A presença de um ou vários desses fatores concomitantemente, leva a um processo inflamatório, que resulta na formação das chamadas traves de fibroses (ou cicatrizes internas) que retêm células de gordura e líquidos, originando as depressões e saliências na pele, conhecidas como aspecto de casca de laranja.

Estratégias para tratar a celulite



Estratégias no combate a celulite

Como a celulite é um problema multifatorial, o tratamento também deve combinar várias estratégias. Quanto mais tratamentos você utilizar ao mesmo tempo, melhores serão os resultados.

As 5 estratégias mais utilizadas são:

  • Alimentação balanceada para controle do peso
  • Prática de exercícios físicos
  • Ingestão de cápsulas de suplementos contendo vitaminas, sais minerais e antioxidantes
  • Aplicação de cremes anticelulite
  • Tratamento estéticos com aparelhos em clínicas especializadas

 

Alimentação balanceada

Uma alimentação balanceada é o primeiro passo para reduzir a celulite, não só por controlar o peso, como também para reduzir a ingestão de toxinas e sal. Se a mulher estiver com sobrepeso, a redução do peso já trará me10l.0horas, pois reduz o tamanho das células de gordura, minimizando a aparência da celulite.

Como a celulite é um processo inflamatório, a ingestão de alimentos contendo antioxidantes é indispensável para o tratamento. Fiz um post só sobre antioxidantes, para ler clique aqui.

O consumo de sal também deve ser limitado. O sal é rico em sódio, e esse elemento em excesso acaba retendo mais líquido no corpo, principalmente no espaço entre as células, intensificando o aspecto da celulite.

Uma ótima medida é substituir a maior parte do sal da alimentação por ervas e temperos naturais (alho, cebola, salsa, cebolinha, coentro, pimenta etc.). Nada de temperos industrializados e caldos em tabletes ou pó, que são riquíssimos em sódio. Sopas e macarrão instantâneo também devem ser excluídos da alimentação, pois abusam do sal.

Estratégias no combate a celulite



Exercícios físicos

Os exercícios ajudam na redução do percentual de gordura corporal ou na manutenção do peso ideal, o que automaticamente minimiza a celulite. Mas os resultados aparecem com a constância no treinamento. Não adianta se matricular na academia já no verão e fazer umas poucas aulinhas achando que vai ficar com a pele lisinha. A atividade física regular deve ser mantida para o resto da vida, não tem milagre!

 

Cápsulas de suplementos contendo vitaminas, sais minerais e antioxidantes

Uma alimentação balanceada rica em vegetais, frutas, alimentos integrais e proteínas e gorduras de qualidade fornecem todos os nutrientes que precisamos e é sempre a melhor opção. Mas, se por questões diversas a sua alimentação não é regrada e de boa qualidade, cápsulas contendo vitaminas, sais minerais, antioxidantes e substâncias mobilizadoras de gordura podem ser consumidas como forma de garantir a ingestão desses nutrientes.

Antes de você correr para comprar qualquer desses produtos, recomendo uma visita a um nutricionista, para ele prescrever uma dieta exclusiva para você. Lembre-se “a diferença entre um remédio e um veneno pode ser a dose”. Sendo assim, você que é leiga no assunto pode acabar consumindo demais de um tipo de nutriente, mas deixando faltar outros. Além disso, esses produtos não são baratos. Garanto que nas gôndolas dos supermercados e nas feiras você terá muito mais por menos.

Muitos nutrientes precisam de outros para serem bem absorvidos e aproveitados pelo organismo. Além disso, os elementos naturais encontrados nos alimentos são sempre mais biodisponíveis do que os encontrados nas cápsulas. A natureza facilita isso para a gente, já que os alimentos são fontes de vários nutrientes que atuam de forma sinérgica beneficiando o nosso metabolismo.

Abaixo apresento alguns suplementos encontrados no mercado:

Estratégias no combate a celulite

  1. Termolen Equaliv Celulite cápsulas (LINK) – suplemento contendo óleo de cártamo, óleo de semente de uva, vitaminas C, E, B5 e A, ácido fólico, zinco, cromo e selênio.
  2. Rennovee Celluli Solution cápsulas (LINK) – fórmula com cálcio, cromo, zinco, selênio e vitaminas A, C e E, substâncias antioxidantes e que promovem a regeneração dos tecidos e hidratação da derme.
  3. Inneov Silhouette cápsulas (LINK) – seu principal ativo, o exclusivo probiótico LPR, que replica a microbiota de uma pessoa magra em uma pessoa acima do peso. Contém também biotina e vitamina B3.
  4. Nutrice Cellu Lipo cápsulas (LINK) – contém cálcio, vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, cromo e magnésio.
  5. Eximia Suavize cápsulas (LINK) – com óleo de cártamo, que é rico em vitamina E.



Aplicação de cremes com princípios ativos que ajudam no combate a celulite

Os cremes anticelulite são auxiliares no tratamento da lipodistrofia ginoide. Como a celulite atinge 9 entre 10 mulheres, a indústria farmacêutica tem grande interesse em desenvolver produtos para tratar esse mal. Assim, várias substâncias têm sido usadas no tratamento da celulite, seja ativando a microcirculação local para favorecer a drenagem do excesso de líquido e toxinas, seja acelerando o metabolismo e ajudando na queima de gordura.

Os principais princípios ativos usados na tratamento da celulite são a cafeína, a carnitina, ginko biloba, a centella asiática, o extrato de castanha da índia, o mentol, os extratos de algas, polifenois etc.

Se você não puder ou quiser fazer massagens modeladoras e drenagem com profissionais, faça você mesma. Uma massagem vigorosa em movimentos circulares nas áreas com celulite com o creme específico até a total absorção pela pele já ajuda muito.

Abaixo opções de cremes anticelulite  com seus principais princípios ativos e respectivas descrições informadas pelos fabricantes:

Cremes de tratamento da celulite

  1. Concentrado Anti Celulite Slimissime 360 Lancôme (esgotado!) –  combate a celulite existente e evita seu reaparecimento.
  2. Creme Redutor de Celulite Ada Tina Claffeise Áreas Críticas (LINK) – fórmula promove a permeação cutânea nas áreas mais críticas do corpo, reduzindo a celulite e a gordura localizada. Dermatologicamente testado, é livre de parabenos. Contém 7% de cafeína, carnitina  e Menthomenthol na sua fórmula.
  3. Creme Firmador Anticelulite Body Lift Minceur Clarins (LINK) – intensifica a lipólise. Contém Baccharis, que impede que o tecido adiposo expanda, reduzindo a aparência da celulite. Oferece proteção tripla para fibras do colágeno com o ingrediente Pycnogenol, que extraído da pinha marítima, é um antioxidante.
  4. Nuxe Body Sérum Anticelulite  Minceur Cellulite Incrustée (LINK) – tonifica a pele e melhora visivelmente o contorno corporal já na primeira aplicação, deixando a pele lisa, firme e com toque macio e aveludado. Contém polifenois e extrato de cafeína.
  5. Advanced Body Creator Sculpting Gel Shiseido (LINK) – suaviza e afina os contornos do corpo. É composto pelo exclusivo Sculpiting Plant Complex que diminui a aparência “casca de laranja” e pelo extrato de Espinheiro Oriental que regula a microcirculação. Além disso, possui o extrato de Houttuynia Cordata, que aumenta a produção de colágeno e melhora o metabolismo da água.



Cremes anticelulite

  1. Gel Creme Anticelulite Celluli Eraser Biotherm (LINK) – segundo o fabricante o produto consegue apagar visivelmente a celulite a partir de 14 dias de uso. A associação de cafeína pura e extrato de algas coralinas estimula a degradação de gordura e simultaneamente previne a formação de nova gordura corporal.
  2.  Ada Tina Claffeise Cl Loção Corporal de Tripla Ação (LINK) – loção desenvolvida para devolver à pele a firmeza, a hidratação e a elasticidade perdidas. É tripla ação porque promete combater e reduzir a celulite, a gordura localizada e o aspecto casca de laranja. Testes clínicos comprovam a eficácia após 28 dias de tratamento. Também possui eficácia no combate às dores nas pernas e nos pés. Contém 7% do Active Caffeine  e carnitina. A marca promote resultados após os 28 dias de tratamento.
  3. Creme Redutor Anticelulite Anna Pegova Celslim 12H Amincissant Raffermissant (LINK) – combate a gordura localizada e a celulite. Sua fórmula ajuda a reduzir medidas e a aumentar a firmeza da pele, para proporcionar mais tônus e elasticidade. Atua na quebra de gordura acumulada e estimula a microcirculação local, reduzindo medidas. Contém extratos de plantas.
  4. Creme Redutor de Celulite Ada Tina Claffeise Night (uso noturno) – contém cafeína e carnitina.
  5. Sérum Corporal Anticelulite Drencell Dermage (LINK) – com ativos eficazes em alta concentração como: cafeína, nicotinato de metila, ginkgo biloba, extrato de maçã e retinol. Minimiza o aspecto da celulite. Resultado em 30 dias. Sérum que facilita a massagem, com rápida absorção.

 

Tratamentos estéticos em clínicas

Se você tiver tempo e dinheiro existem vários tratamentos nas clínicas de estética e consultórios de dermatologistas. Antes de se submeter a qualquer tratamento estético, contudo, se informe sobre a formação do profissional, a legalidade da clínica e confirme que o aparelho é aprovado pela ANVISA. Se você não seguir essas orientações, você estará correndo sérios riscos. Alguns problemas são irreversíveis!



 

Quais dessas estratégias você está seguindo? Está gostando dos resultados?

1 comentário em “5 estratégias no combate a celulite”

  1. Pingback: Tratamentos noturnos potentes para a pele do rosto e corpo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *