fbpx
Maquiagem para casamento

Maquiagem de casamento: noiva, madrinhas e convidadas

Como maio é o mês das noivas vou aproveitar a data para dar várias dicas e sugestões de maquiagem de casamento para noivas, madrinhas e convidadas.

De modo geral a maquiagem de casamento deve levar em consideração o local e o horário da cerimônia, as cores e o modelo do vestido, além é claro, do gosto de cada mulher.

Há uma regra geral: quanto mais tarde for o casamento, mais intensa pode ser a maquiagem, sem o risco de ficar over. Assim, quanto mais cedo o casamento, mais delicada e clara deve ser a maquiagem.

O local também importa, um casamento na praia ou campo pede maquiagem mais leve do que numa igreja ou templo, por exemplo.

Casamentos ao ar livre também devem ter maquiagem em tons claros. Um olho pretão fica demais em plena luz do dia, principalmente em uma noiva.

Quanto as cores da maquiagem, muitos maquiadores contraindicam que a cor da sombra seja a mesma que a do vestido das madrinhas ou convidadas, mas o que se tem visto no tapete vermelho nas premiações no mundo é a total liberdade quanto a isso.

Enquanto umas celebridades ficam nas cores mais básicas ou complementares as cores do vestido, outras usam a sombra da mesma cor da roupa. E essas mulheres estão sempre em sintonia com as últimas tendências, então, vale a pena saber o que elas estão usando.

Maquiagem de casamento – noivas

Dicas gerais para noivas

A noiva deve conversar com o(a) maquiador(a) antes do casamento para informar o horário do casamento, como será o vestido, o penteado e falar também sobre os seus gostos pessoais. Ou seja, se a noiva não é chegada a muita maquiagem no dia a dia dela, nem mesmo em festas, deve avisar ao profissional para que ele pegue leve e não faça com que a noiva se sinta outra pessoa.

Se ela costuma se maquiar, então, que ela explique o que gosta e o que não gosta, para que o maquiador possa ter uma ideia das preferências da noiva. O importante é que a maquiagem valorize o que a mulher mais gosta nela e disfarce aquilo que ela não gosta tanto.

O ideal é marcar uma data antes do dia do casamento para fazer um teste de maquiagem, se a noiva gostar do resultado ela deve aproveitar para fotografar para guardar de referência. Anote o que foi usado no teste para não ter surpresas depois.

Quanto a escolha dos produtos, eles devem ser a prova d’água. É muito comum ficar emocionada e chorar, e ninguém quer ficar manchada ou com cara de panda, logo nesse dia. A máscara de cílios deve ser a principal preocupação, assim como o lápis de olho, principalmente se você for pintar a linha d’água.

É importante também procurar selar a base e o corretivo com um pó, para evitar que os produtos fiquem sendo “transferidos” para o rosto das outras pessoas durante os cumprimentos.

A noiva pode aproveitar seus próprios produtos se preferir, assim evita também a possibilidade de qualquer alergia.

Maquiagem para casamento
Sombra dourada, lápis, delineador, cílios postiços, blush rosado e boca nude com gloss.

O preparo da pele da noiva

O preparo da pele deve ser sua principal preocupação. Se for fazer limpeza de pele antes do casamento, faça com pelo menos uma semana de antecedência, para evitar marcas indesejáveis.

No dia do casamento, não esqueça de preparar a pele fazendo a limpeza com sabonete específico, tônico e hidratante, todos para o seu tipo de pele. Dê uma olhada nesse post aqui para dicas de como ter uma pele de pêssego.

Depois do trio (sabonete+tônico+hidratante) recomendo um primer (veja post), uma vez que você quer estar com a pele perfeita até o final da festa. Escolha o primer de acordo com o acabamento que você quer ter: pele matificada (opaca, veja esse) ou luminosa (com brilho, adoro esse aqui).

Escolhendo o acabamento matificado, você pode iluminar somente pontos específicos do rosto com iluminador em creme ou em pó (ou uma combinação dos dois produtos).

Já uma pele toda iluminada fica glamorosa, mas você precisa gostar desse tipo de resultado. As mulheres que tem pele oleosa costumam ter pânico de maquiagem muito iluminada, pois elas acham que parece oleosidade. Já quem tem pele seca acha, em geral, que primer iluminadores trazem viço para a pele.

A maquiagem da noiva

Com a pele bem preparada é a vez da base (ver post), que também deve ser escolhida de acordo com o tipo de pele (normal, seca, oleosa ou mista), assim como o acabamento que você quer (pele mais matte ou iluminada). Você pode escolher o acabamento tanto do primer como da base.

Cuidado com o corretivo (ver post) muito claro para não ficar nas fotos com cara de “panda invertido“, ou seja, com aqueles círculos muito claros em volta dos olhos. Fotografar com flash pode responder a essa dúvida.

Quanto as cores das sombras, recomendo que sejam as mais básicas e neutras. Você será fotografada e a intenção é que essas fotos sejam vistas e revistas para sempre. Então, modismos podem não ser uma boa. Cores como marrom, preto, bege, dourado e prateado são as escolhas mais seguras e atemporais.

Quanto a pintar a linha d’água dos olhos com lápis preto ou marrom, eu, particularmente não acho bom. Como já disse, é um dia muito emocional, e você pode ficar lacrimejando muito, daí, para ficar com os olhos borrados não é uma coisa assim tão difícil. Além disso, pintar a linha d’água dá a sensação de olhos menores.

Mas se você adora pintar a linha d’água, e se acha mais bonita assim, procure um lápis a prova d’água e pinte seus olhos antes para testar.

Peça que alguma madrinha carregue um espelhinho para você se olhar sempre que ficar insegura após muitas lágrimas.

Maquiagem de noiva
Maquiagem de casamento: em tons de marrom e rosa, pele perfeita, iluminada e contornada.

Se for fazer contorno para afinar o rosto e o nariz, cuidado para que não fique muito evidente. Pode ficar até bom nas fotos, mas não fica elegante ao vivo e em cores.

Os cílios postiços são importantíssimos. Acho que vale usar em uma ocasião como essa. Se nunca usou, experimente antes para testar. Você vai se apaixonar! A melhor cola para mim é essa aqui.

Maquiagem de noiva
Maquiagem suave em tons de marrom. Cílios postiços longos e poderosos.

Quanto a cor do batom, prefira os mais claros como rosas e nudes. Você irá beijar um monte de gente e também o noivo, claro, então um batom muito escuro irá deixar as outras pessoas com marcas. Além disso, quanto mais escuro o batom, maior a necessidade de reaplicar. Você não vai querer ficar preocupada com isso, tendo tantas coisas para curtir e guardar na memória, certo?!

Dica: peça para alguém guardar seu batom e um espelhinho na bolsa para você retocar na hora das fotos.

Maquaigem de noiva
Delineado rente aos cílios superiores, esfumado puxadinho, côncavo delimitado com sombra marrom, blush e batom rosados.
Maquiagem para noiva
Sombra em tons de marrom com o canto interno iluminado, raiz dos cílios reforçada com delineador.
Maquiagem de noiva
Olhos bem delineados por fora. Ótima estratégia para aumentar o tamanho deles.
Maquaigem de noiva
Maquiagem com olhos bem mais carregados. Ideal para casamentos a partir das 20 h.

Maquiagem de casamento: madrinhas e mães dos noivos

As madrinhas devem caprichar mais do que as convidadas nas roupas e na maquiagem, mas nada que faça competição com a noiva, claro.

As etapas de preparo da pele feitas pela noiva podem ser seguidas para garantir que a maquiagem fique intacta durante todo o grande evento.

Maquiagem para casamento
Tons de dourado ficam lindos e elegantes, pode apostar!
Maquaigem de casamento madrinhas
Delineado invertido (mais caprichado nos cílios inferiores) devidamente equilibrado com batom nude.
Maquaigem de casamento
Esfumado preto (ver post) na pálpebra móvel, com acabamento com sombra marrom e canto interno prateado. Chique na medida.

Assim como das noivas, as madrinhas devem deixar as sombras de cores mais intensas para os casamentos a partir das 20 horas.

Dicas para peles maduras

Maquiagem de pele madura para casamento
Linha dos cílios superiores reforçada em preto, com marrom (mais suave) na dos cílios inferiores e cílios postiços.

Na pele mais madura (ver post) o menos é mais. A pele deve ser corrigida, mas sem excessos de base e pó para não marcar mais as linhas de expressão.

É recomendável manter a sombra o mais perto possível da linha dos cílios, caso as pálpebras tenham flacidez.

Cílios postiços são muito recomendados, pois dão glamour instantâneo. Como a maquiagem dos olhos é mais suave, dá para dar uma caprichadinha no tom do batom. Como já mencionei, recomendo muito essa cola de cílios aqui.

Quanto ao batom, evite os que são muito cremosos, pois podem escorrer pelos sulcos das ruguinhas em torno da boca. Use um lápis de boca para fazer o contorno dos lábios (ver post). Isso ajuda a segurar o batom e dá um formato mais definido para a boca.

Dica para todas: o ponto de luz

Maquiagem de casamento
Batom vermelho com olhos delineados + ponto de luz no canto interno = clássico e atemporal.

Aplicar sombra cintilante clara no canto interno dos olhos é um ótima dica em qualquer maquiagem de festa. Essa técnica é denominada “ponto de luz” e fazer isso mesmo, ilumina o olhar.

Maquiagem de casamento: convidadas

Assim como as noivas e as madrinhas, não deixe de preparar a pele com sabonete próprio, tônico, hidratante e primer. Depois aplique a base de maneira bem uniforme. Fiz um post sobre pincéis de base que ajudam muito nesse momento. Para ler é só clicar aqui.

Pele corrigida sem excessos, olhos delineados esfumados, blush suave.

Os cílios postiços podem ser substituídos por muitas camadas de máscara para cílios. Não esqueça de corrigir as sobrancelhas. Existe um ótimo produto para dar volume as sobrancelhas e para mantê-las sempre no lugar. Para conhecer é só clicar nesse link.

Maquiagem para casamento
Maquiagem de casamento: delineado gatinho grosso e batom rosa = muito amor!!
Delineado gatinho feito com sombra molhada e cílios inferiores roxinhos. Diferente e super chic.
Maquiagem de casamento: pele iluminada, lápis bege na linha d água e batonzão. Maravilhoso!

Se é você mesma quem vai fazer a sua maquiagem, dá só uma olhada nesse post sobre pincéis de sombra. Um bom pincel de esfumar faz quase todo o serviço sozinho.

Outras ótimas referências de maquiagens para as madrinhas e convidadas você pode ver nos posts sobre maquiagem das celebridades nos tapetes vermelhos das premiações. Para ver clique aquiaqui e aqui.

Se gostou do post, compartilhe em suas redes sociais! 😉

6 comentários em “Maquiagem de casamento: noiva, madrinhas e convidadas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *