Looks com saia midi Almanaque da Mulher

A altura certa da saia midi

Saia midiEm geral, não curto muito esse lance de certo e errado na moda. Até porque vi o que já foi considerado “errado”, de repente passar a certo, bastando a tal “peça problema” ser adotada por algum estilista famoso em sua última coleção. Exemplos não faltam: bota branca, pochete, ombreiras… e por aí vai.

Mas no caso da saia midi, concordo que não é uma peça fácil de vestir bem toda mulher, principalmente as mais baixinhas. Assim, algumas dicas podem ajudar você a sair de casa vestida com sua saia midi sem se sentir uma “maria-mijona” kkkk (gíria carioca do tempo da minha avó, que se usava para falar de alguma mulher quando ela estava vestindo uma saia muito comprida).

A grande maioria das mulheres tem medo de usar a saia midi, e não sem razão, por vários motivos: dependendo da peça pode mesmo deixar o quadril mais largo, achatar a silhueta, encurtar as pernas e deixar o look com um ar muito senhoril. Tuuudo o que a gente não quer!!! Não é mesmo?!

Mas como a gente vê por aí, cada vez mais e mais mulheres usando as suas saias midis em produções lindíssimas, então, como fazer para vestir a peça e arrasar também?

 

O que é uma saia midi?

Primeiro, o que é uma saia midi? A saia midi é aquela em que o comprimento começa logo abaixo do joelho e vai até mais ou menos o fim da panturrilha. O termo ‘midi’ vem do inglês “midi skirt” e significa “meio”, ou seja, é toda saia, ou mesmo vestido, em que o comprimento fica em qualquer altura da nossa batatinha da perna.

Muitas mulheres acham que qualquer saia rodada é midi, mas isso não é verdade. Se a saia for rodada, mas tiver o comprimento acima do joelho, ela é, na verdade, apenas uma saia godê.

Mas uma saia pode ser godê e midi, lápis e midi, assimétrica e midi, plissada e midi, desde que o comprimento da barra bata em qualquer altura da panturrilha. Ou seja, o termo ‘midi’ se refere ao comprimento da saia e não a modelagem da peça.

Devido ao comprimento, muitas saias midi podem  “cortar” o corpo bem na altura das pernas, achatando a silhueta. A seguir veja dicas de como minimizar esse efeito.

 

Saia midi Almanaque da Mulher

 

Dicas de como usar a saia midi:

  • Dica #1: quanto à altura da saia midi

Essa é a principal dica. A altura da barra tem muito a ver com o resultado final do seu look. É uma questão de proporção. Esse simples detalhe pode fazer toda a diferença.

Se você tem menos de 1,65 m de altura, e quer aparecer mais alta, faça a barra da sua saia terminando logo abaixo dos joelhos, bem na marca da dobra das pernas. Qualquer comprimento acima não será mais considerado midi e abaixo irá cortar a sua silhueta bem no meio das pernas, dando uma impressão de que você é ainda mais baixinha.

se você tem 1,65 m ou mais, e não se incomoda em parecer um pouco mais baixa, dá para usar a saia com o comprimento batendo 5 a 7 cm abaixo dos seus joelhos.

Ou seja, quanto mais perna ficar a mostra, mais alongada você parecerá, o inverso também é verdadeiro.

Mas essa dica não é uma sentença. Se você não tem nenhum preocupação com relação a sua altura, pode e deve usar a saia midi no comprimento que mais gostar. Analise de frente para o espelho. Pode até prender a barra com um alfinete em várias alturas para ver com qual comprimento você se sente mais bonita.

Se você for baixinha e quer usar a saia no meio da panturrilha, mas tem receio de parecer achatada, tente adotar as outras dicas, que eu apresento abaixo, para alongar mais sua silhueta.

 

Saia midi Almanaque da Mulher
Saia midi com comprimento ideal para as mais baixinhas: logo abaixo dos joelhos.

 

  • Dica #2: marque sempre a cintura

Procure usar sua saia midi com modelos de top mais sequinhos, deixando a cintura em evidência. Isso evita que a peça confira um volume inexistente ao seu corpo, deixando-o mais alongado. Você pode usar um cinto para marcar ainda mais a cintura. Essa dica também ajuda a deixar o corpo com uma melhor proporção.

 

Saia midi Almanaque da Mulher
Saia midi no comprimento mais adequado para as mais altas: pegando mais no meio da panturrilha.

 

  • Dica #3: looks monocromáticos

Montar looks monocromáticos com a saia midi é uma sugestão especial para as mais baixinhas, pois contrabalança o corte brusco da silhueta bem no meio da perna. Como as peças de cima e de baixo têm a mesma cor, isso dá uma ideia de uma silhueta mais longilínea. Os vestidos midi são ainda mais perfeitos pelo mesmo motivo.

 

  • Dica #4: use e abuse dos decotes

Como a saia midi esconde bastante a pele, decotes, principalmente os modelos em “v” e canoa são sempre uma boa opção, para deixarem a produção mais leve. O top cropped (curtinho) também é uma excelente opção.

 

  • Dica #5: aposte no saltão

Outra dica preciosa para as mais baixinhas é usar sapato com salto, que por motivos óbvios, deixa a silhueta mais alongada.

Mas se a sua intenção for dar a impressão de ser ainda mais longilínea, use saltos sem tiras nos tornozelos (como os scarpins e peep toes), e de preferência na cor nude (cor da sua pele), pois o tom não contrasta com a pele, aumentando ainda mais a ilusão de óptica de mais altura.

As sandálias altas com tiras bem fininhas nos tornozelos também compõem muito bem com todos os modelos de saia midi, mas já não alongam tanto quanto os scarpins e peep toes.

É possível usar saia midi com sapatilhas, mas o ideal é que a mulher não seja muito baixinha. E se for, procure manter a altura da saia logo abaixo dos joelhos. Ou faça uso das outras dicas alongadoras.

Sapatilhas da cor nude alongam um pouco mais do que as de tom contrastante. Um top sequinho e/ou cropped, ajuda a deixar o corpo mais esguio. Um top com decote também é indicado, pois dá mais leveza para a produção.

Mas saia no meio da panturrilha, eu acho que sempre fica melhor com salto, principalmente se a mulher for mais cheinha.

Se for usar com botas, escolha uma no mesmo tom da saia para alongar.

Altura certa da saia midi
Saia midi com sapatilha.

 

Looks com saia midi para inspiração:

Saia lápis midi
Saia lápis midi – com tops mais justos fica mais sexy. Já com camisas e tops mais amplos vão para o ambiente de trabalho.

 

Vestido midi Almanaque da Mulher
Vestido midi: quanto mais monocromático, mais alongador.



Saia midi com camisa
Saia midi godê com camisa: minha combinação preferida!

 

Saia midi com camiseta
Saia midi com T-shirt – a camiseta tira totalmente o ar mais caretinha da peça.



Saia plissada midi
Saia plissada midi em vários comprimentos – para não criar volumes indesejados o tecido tem que ter bom caimento.

 

Saia midi e top cropped
Saia midi com top cropped: sexy!

 

 

Saia midi e jaqueta
Saia midi godê com jaqueta de couro – a masculinidade da jaqueta equilibra o ar muito mulherzinha da saia.

 

Onde comprar

 Se você ainda não tem a sua , fiz uma seleção de várias lojas onde você pode garimpar a sua. A Amaro, a Zattini, a Off Premium e a Lezalez costumam ter ótimas opções a preços bem convidativos e ainda dá para comprar pela internet.


 

O sapato branco é a super tendência que veio para ficar! Leia AQUI.



59 comentários em “A altura certa da saia midi”

  1. Oi bom dia, amei sua postagem. Mas queria saber como faço para fazer a minha, sou um pouco cheia de corpo. Possuo 1,53. Gostaria de suas dicas sobre como fazer minha saia. Obrigada desde já :*

    1. Olá, Ana!
      Minha recomendação é que você faça a sua saia não muito rodada, com tecido que tenha um caimento mais pesado para não armar e que o comprimento da saia fique logo abaixo dos seus joelhos. Assim, a sua saia midi não irá encurtar a sua silhueta, pelo contrário. Se for possível visite uma loja de departamentos como a C&A, a Renner, a Riachuelo, a Zara entre outras, e experimente peças para você ter uma ideia mais consistente de como os modelos e alturas de saias midis se comportam no seu corpo. Um abraço!

  2. Pingback: Veludo molhado: tendência para a moda outono/inverno - veja como usar!

  3. ola Márcia !
    tenho 1,62 m, e peso 51 k (sou magra) tenho saias midi gode e o comprimento vai ate no meio do joelho. Posso usar com sapatilhas ou so com saltos

    1. Oi, Amanda! Sem dúvida! Esse comprimento de saia midi é o mais democrático. Pode usar sim com sapatilhas ou com salto que vai ficar linda. Sucesso com suas saias! Beijos!

  4. Pingback: Rosa com vermelho: a combinação de cores do ano!

  5. Ola! Adorei suas dicas!
    Como acho lindo essas saias, acabei comprando uma, no tecido de linho. Porem, ela ñ fica rodada, ñ tem aquelas ondas na barra que acho lindo, sabe? Ela ficou reta e larga.. Como faço pra deixar ela rodada, teria alguma dica?

    Obrigada

    1. Olá, Juliana!
      Uma possível solução que me ocorreu foi você procurar por uma anágua de tule. Se você não encontrar uma para comprar compatível com o comprimento da sua saia, você pode pedir para uma costureira fazer. Dependendo de como for feita, dá até para usar só a anágua de tule como uma saia mesmo. Como a saia de tule é uma peça muito feminina, use com uma camisa e/ou um sapato com estilo mais masculino (como o oxford) para não parecer que você saiu fantasiada de bailarina.
      Espero ter ajudado.
      Curte a página do Almanaque da Mulher no Instagram (https://www.instagram.com/almanaquedamulher/) e me marca com a #almanaquedamulher para eu ver a sua produção. 🙂
      Um abraço!

  6. Oii boa tarde amei as dicas tenho 1,60m e sou bem gordinha acho lindo esse tipo de saia gostaria de saber se daria certo pra mim não ligo muito com altura mais não queria parecer mais gorda do que sou e qual altura deveria ser😘

    1. Oi, Amanda! Olha, não concordo com a estória de que precisa ter um corpo X para usar uma roupa Y. Então, mesmo sendo gordinha, você pode sim usar saia midi. A gente pode usar o que a gente quiser! Dito isso, te dou duas dicas: escolha uma saia com um tecido que tenha um bom caimento, para não criar mais volume onde não tem, e use com sapatos que deixem seu peito do pé livre, como scarpin, peep toe ou sapatilhas.
      Quanto a altura da saia, como você não é muito alta, assim como eu, recomendo que você procure fazer a barra na altura do joelho ou um pouco só mais abaixo. Sucesso! Você já segue o Almanaque da Mulher no Facebook e no Instagram? Se sim, depois tira uma foto e marca com a #almanaquedamulher para eu ver. Um abraço!

  7. Oii boa tarde amei as dicas tenho 1,60m e sou bem gordinha gostaria acho lindo esse tipo de saia gostaria de saber se daria certo pra mim não ligo muito com altura mais não queria parecer mais gorda do que sou e qual altura deveria ser😘

    1. Olá! Você é bem alta, tem quase a altura das modelos de passarela. Pode usar o comprimento de saia midi ou vestido que você quiser, inclusive aquele comprimento mais difícil para as baixinhas, que é no meio da batata da perna. O sapato, você também pode escolher, pode ser sapatilha, sandália de salto ou rasteirinha, ankle boots, peep toes, enfim, o que você gostar. Se for usar de dia, as sandálias com saltos mais grossos estão mais em alta. Se for para algum compromisso noturno, scarpins e sandálias de salto alto sempre dão mais elegância. Mas se você prefere o conforto, sapatilhas ficam perfeitas também. 🙂

  8. Dulcinei a costa ferreira

    Oi comprei uma saia me venderam como midi mas o comprimento e pra baixo da canela nao tenho muita certeza se e realmente midi tenho 1.61 e peso 61 com 50 anos devo corta o complemento

    1. Oi, Dulcinei! Abaixo da canela está sim muito comprida para ser considerada midi. Faça a barra (ou bainha) um pouco abaixo do joelho. Acredito que nesse comprimento ficará melhor para a sua altura. Um abraço!

  9. Luciana Nascimento

    Olá tudo bem? Parabéns pelo blog e pelas dicas, me ajudaram muito! Tenho uma godê midi e preciso saber se combina com sandália com salto alto grosso? Não vi em nenhuma das fotos este tipo de salto. A propósito, tenho 1.64m. Desde já agradeço.

    1. Oi, Luciana! Que bom que você gostou do blog. A saia godê fica linda com sandália de salto grosso também. Pode apostar! As sandálias de salto grosso inclusive são super tendência. Feliz 2018 para você e sua família! Volte sempre!

  10. Oi, Marcia! Adorei as dicas, pois sou baixinha e as midi são minhas favoritas. Gostaria de saber tb como usá-las com botas, se posso usar com as de cano longo, e se a perna deve sumir ou aparecer. Obg .

    1. Oi, Daniela! Que bom que você gostou! Em relação as botas, recomendo que você use uma bota mais comprida para que não apareça a sua pele. Se quiser usar com uma bota curta, fica melhor usar uma meia-calça da mesma cor que a bota para alongar as pernas. Outra opção é usar uma bota curta de salto em uma cor bem próxima a cor da sua pele. O segredo é evitar “fatiar” sua perna em muitas alturas com cores diferentes. Para facilitar segue um exemplo: saia estampada + a cor da pele da sua perna + bota curta preta. Nesse exemplo, aparecem 3 cores. Seria melhor então usar: saia estampada + bota longa preta ou saia estampada + bota curta da cor mais próxima possível da sua pele ou saia estampada + meia-calça preta + bota preta. Espero ter ajudado. Um abraço e volte sempre!

    1. Oi, Julia! Você é só 1 cm mais alta que eu. 🙂 Para a nossa altura eu prefiro usar a saia midi na altura dos joelhos. Acho que dá uma alongada nas pernas, deixando a silhueta mais harmônica.

  11. Pingback: Maiô na moda de rua: versatilidade! você também pode optar pelo body! Veja mais...

  12. Gostaria de saber qual melhor tecido e qual tamanho ideal para fazer uma saia midi lapis, sou magra e tenho 1,65, nao gostaria de parecer mais alta.

    1. Oi, Emily! Como você é altinha e não deseja parecer mais alta, o comprimento da sua saia midi lápis pode ser abaixo do joelho até o meio da batata da perna. Mas como a saia lápis tem um formato bem justo no corpo, recomendo que você faça uma fenda na parte de trás para facilitar a sua mobilidade quando estiver caminhando ou saindo de um carro, por exemplo. Quanto aos tecidos, procure pelos que tem um pouco de elastano na sua composição, para que a peça tenha um caimento mais perfeito no corpo, moldando as suas formas com elegância e conforto. Você pode usar o neoprene, a viscose, o lurex, o suede, o brim, entre outros. Se optar por um tecido fino ou leve como o cetim, a malha ou a seda, não se esqueça de usar uma anágua de jérsei por baixo, para evitar que a peça fique transparente ou marcando a roupa íntima. Um abraço e muito sucesso com sua saia!

    1. Acho que sapatilha, sandália de alto grosso ou oxford também ficam lindos. O oxford dá uma suavizada no look muito feminino da saia godê. Beijos!!

  13. Tatiane Carvalho

    Ola marcia
    Comprei um tricoline azul marinho de bolinhas brancas (bolinhas pequenas)
    tenho 1e 66m
    Naum tenho quadril largo nem sou gordinha
    Gostaria de saber se dar pra fazer saia midi mais armadinha com esse tecido e outras dicas que vc possa me dizer sobre fazer essa saia
    Obg

    1. Olá, Tatiane!
      Adoro tecido azul marinho com bolinhas brancas! É super feminino e versátil. Dá para combinar com branco, bege, verde, rosa, cinza, amarelo. Mas minha combinação preferida é com vermelho. Esse tecido funciona sim para fazer saia midi mais armadinha, é só a costureira fazer uma saia godê total. Mas você precisa perguntar para ela se o tecido que você comprou é suficiente, pois esse tipo de saia usa bastante pano. A saia meio godê também fica linda, mas é menos armada. Sua altura é perfeita para usar a saia midi em qualquer altura da sua perna. De preferência a blusas mais justinhas, para valorizar a sua cintura. Blusas com decote ombro a ombro ficam lindas. Muito sucesso com sua saia! 😉

  14. Olá! Tenho 1.77 sou magra tem cinturinha mini bem fininha mas com pouco quadril queria usar uma saia midi godê na altura das panturrilhas mas com sapatilha será q posso e se fica legal
    Quanto ao godê pra mim fica melhor mas armada ou mais sequinha
    Ocasião:um festa da minha igreja

    1. Olá, Jéssica! Como você é alta, fique tranquila em usar o comprimento midi mesmo com sapatilha. Vai ficar linda! Se você quiser enfatizar ainda mais a sua cintura, pode usar uma saia godê mais armadinha. Mas se quiser deixar suas formas mais discretas, por ser uma festa na sua igreja, escolha uma saia mais sequinha. Felicidades!

  15. Pingback: A moda do Oscar 2016 red carpet da premiação

  16. Pingback: Toda a feminilidade da sapatilha de amarrar

  17. OI. Por favor me ajude…Tenho um vestido de cintura baixa, corpo bordadinho e parte de baixo em tecido liso….comprimento midi…….(no meio da panturrilha). Tenho 1.62, 65 anos. A cor do vestido é champanhe. O que vc acha, qual seria a cor do sapato para eu usar(, scarpin com pouco salto.).

    1. Oi, Malu! Eu usaria um scarpin com a cor nude (cor da sua pele), pois ajuda a alongar a silhueta, ou então, um sapato metalizado, puxando para o dourado ou prateado. Espero ter ajudado. Beijos e muito sucesso com seu look.

  18. Oi.acabo de comprar uma saia midi linda, mas sou baixinha. Mas queria usar de vez em quando com uma sapatilha pois ela é muito linda e queria usar no dia a dia também. Quero muito uma opinião. Sou magra, cintura fina e quadril largo, altura 1,60.

    1. Oi, Miriã! Acho que você deve aproveitar e usar muuuiiiito sua saia. Você não me disse qual o comprimento dela, mas de qualquer forma, se você está se achando bonita, é isso que importa! A cintura fina fica bem valorizada com esse tipo de saia e o quadril mais larguinho pode até acabar disfarçado com esse modelo. Beijos e sucesso com sua saia!!

  19. Oi, Márcia! Eu tenho 1,64m, sou magra e tenho pouca silhueta. Estou pesquisando modelos de saias mids pra eu mandar minha costureira fazer, tô com muita dúvida de qual modelo fazer e qual tecido devo usar. Agradeço se puder ajudar.

    1. Olá, Luciely! Pela sua altura e tipo de corpo, você ficará bem com qualquer tipo e altura de saia midi, principalmente se você usar com um sapato mais cor da pele. Mas você pode se guiar um pouco por sua personalidade. Se você for uma mulher mais sexy, a saia lápis é muito indicada, porque revela mais as formas. Se você gostar de um look mais romântico, uma saia mais rodada combina muito. Quanto ao tecido, preciso saber em que ocasiões você pretende usar a saia. De dia, a noite, para trabalhar, para passear? No caso do trabalho, você trabalha em uma empresa mais ou menos formal?

      1. Oi, Márcia.
        A ocasião para essa saia especificamente seria o réveillon. Irei passar com amigos em um condomínio que fica na Lagoa do Bonfim, localizada no litoral do Rio Grande do Norte. No momento estou sem sapato/sandália cor da pele :/

        1. Oi, Luciely! Não tem problema você não ter o sapato cor da pele. Um escarpim ou sapatilha já ajudam a alongar porque deixam o “peito do pé” livre. Uma sandália de tiras fininhas também fica boa e mais fresca. Para o Réveillon em um lugar a beira de uma lagoa, acho que uma saia mais godê midi fica mais confortável e fresca. Quanto ao tecido, escolha um que seja leve, mais adequado para ser usado no verão. Quanto mais leve o tecido, mais rodada pode ser a saia sem ficar muito armada e volumosa. Ótimas opções de tecidos para o verão são: tricoline, cambraia, chifon, cetim, crepe, viscose, lese, renda. Enfim, busque tecidos que tenham bom caimento, se você não deseja que a saia fique armada. Tecidos com mais poliéster amassam menos, mas esquentam mais do que os de algodão. Alguns tecidos podem precisar de forro. Converse com a sua costureira. Ela pode te ajudar muito com os tecidos, inclusive com a metragem que você precisa comprar. Já fiz um post com sugestões de roupas para o Réveillon ano passado (link aqui: https://www.almanaquedamulher.com/cat-moda/looks-para-o-reveillon-2016/). Vou tentar fazer outro post com mais sugestões. Espero ter te ajudado. Obrigada por comentar e volte sempre!!

          Dei uma olhada nas fotos da Lagoa do Bonfim. Que lugar lindo!

  20. Ola, comprei uma saia midi gode que o comprimento vai até o meio da batata da perna.. queria diminuir o comprimento para logo abaixo do joelho.. como sou alta acho que não tem problema.. o que acha? Me senti estranha com o modelo original

    1. Oi, Ana! Se você achou que no meio da batata da perna não ficou legal, acho que você deve sim fazer a barra para logo abaixo do joelho, mesmo sendo alta. As baixinhas é que devem ficar mais atentas a altura da saia para não achatar a silhueta. As mais altas tem mais liberdade. Sucesso com sua saia!

  21. Ola.sou bem alta 1,78m uso muitas saia lápis com tenis casual!gostaria de usar saia midi godê abaixo do joelho com sapatilha de bico fino.gostaria de saber se fica legal!!!

    1. Marina, pode usar sim! Você tem altura de modelo! Vai ficar ótimo! A sapatilha de bico fino ajuda a alongar suas pernas ainda mais. Perfeito!

  22. Heloísa Helena Barbosa

    Olá Márcia, tudo bem?
    Tenho 1 metro e meio de altura.
    Posso usar um vestido midi, marcado na cintura, com a barra no meio da panturrilha?
    Grata

    1. Olá, Heloísa! Tudo bem! Pode sim, claro, mas para que você fique mais alongada, procure usar uma sandália ou sapato com salto. Temos quase a mesma altura. Eu tenho 1,55 m. Eu, particularmente, me sinto melhor com a barra da saia ou vestido na altura do joelho. Mas o importante é você ter gostado do resultado no espelho. Se você está se sentindo bonita, aproveite e use muito o seu vestido mídi.
      Um abraço! E volte sempre!

  23. Pingback: Como usar saia plissada, saia plissada metalizada, saia plissada midi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *