Uma vez escolhida a roupa que será usada, é a hora de optar pelos adereços que vão dar aquela finalização ao look. Os colares nas últimas temporadas têm sido os queridinhos das mulheres. Mas diante da grande variedade que existe, como escolher o colar certo para cada produção? Bem, alguns itens podem ser usados como base para ajudarem na escolha, são eles:
- O estilo do look
- As cores das peças
- A silhueta do corpo
- E o formato do decote
Nesse post vou falar um pouquinho sobre cada um deles.
Como escolher o colar certo
1. Quanto ao estilo do look
Existem estilos como o Boho, por exemplo, que possuem uma série de acessórios que são característicos e que podem ser usados para compor o look.
Como exemplos de colares boho temos aqueles longos, com penas e feltros, com imitações de ossos, com moedas numa inspiração cigana, entre outros.
O estilo rocker (clique e veja post), por outro lado, já pede muito preto e prata nos acessórios e um certo peso nas peças. Correntes grossas e pingentes com cruzes fazem parte da estética.
Para uma proposta mais glam, joias, semijoias ou bijus imponentes são boas alternativas.
Já se você é uma mulher que se veste de forma clássica, pérolas e correntes finas são acessórios perfeitos.
Para mais informações sobre os diversos tipos de estilo, veja o post sobre os 7 estilos universais.
2. Cores das peças
Assim como nos demais acessórios, é recomendável usar colares com cores que combinem com os tons das peças de roupa que você está vestindo.
Não precisa ser tudo combinandinho, mas é importante que as cores tenham harmonia entre si.
Ao contrário do que muita gente pensa, contudo, misturar peças douradas com prateadas não é proibido e pode ficar muito interessante.
Existem até peças que já misturam esses dois metais. Eu adoro, tenho anéis, brincos, relógio. O melhor é que essa liberdade dá mais possibilidades de variar o look.
Outra dica que pode ser levada em consideração na hora de escolher o colar é o tom base da sua pele.
Se você tem um tom de pele quente, o dourado orna melhor com você. Assim como quem tem um tom de pele mais frio, em geral, fica mais bonita com os tons prateados.
Como regra geral, peles quentes se bronzeiam, já as peles frias não, ficando com um tom avermelhado após sol.
3. Comprimento do pescoço
Para quem tem o pescoço mais curtinho é indicado escolher modelos de colar mais longos e com um pingente, pois esse tipo de colar ajuda a alongar a silhueta.
Já quem tem o pescoço mais longo deve, em princípio, optar por um modelo de colar curto e volumoso para ajudar a preencher esse espaço e equilibrar a região.
Mas essas não são regras que não podem ser quebradas. Se você se olhar no espelho e gostar do que está vendo, saia linda e confiante.
4. Como escolher o colar certo de acordo com seu decote
Existe uma dica básica que diz que o formato do colar deve repetir o formato do decote, mas essa não é a única. Veja outras dicas abaixo.
Mas não se esqueça, não se limite, o espelho é o melhor conselheiro em qualquer situação. Se você gostou do que viu, está valendo.
Gola alta ou rolê
Com gola alta você pode variar usando colar curto ou longo ou então esqueça o colar e aposte no brincão.
Com brincos grandes e gola rolê é melhor prender os cabelos para não ficar muita informação no mesmo look, resultando em um visual carregado.
Decote redondo
Aqui dá para aplicar direto a regrinha: para um decote redondo procure um colar redondo. Os maxi colares são perfeitos!
Decote redondo bem fechado
Com esse tipo de decote redondo mais fechadinho também fica legal usar um colar simulando a gola Peter Pan. Esse formato de gola, inclusive, é tendência para a primavera/verão!
Gola canoa
A gola canoa combina bem com vários tipos de colares como maxi colares, colares longos e até gargantilhas, principalmente se você tiver o pescoço bem longo.
Decote quadrado
Com o decote quadrado eu prefiro não usar colar ou usar apenas um cordãozinho fino para dar uma graça. Prefiro investir nos brincos.
Como escolher o colar certo para usar com frente única
Junto com o decote frente única use uma corrente longa com pingente ou então um colar com formas arredondadas, acompanhando o decote.
Gola “V”
Nesse caso vale a dica principal, a gola em “V” pede um colar com o mesmo formato. Assim, valem colares delicados com pingente ou maxi colares com formato em “V”.
Decote profundo em “V”
Aqui use com colares longos com pingentes ou com formato de “V” . Ultimamente têm se visto também as body chains (ou correntes de corpo) complementando esse tipo de decote.
Gola de camisa
Como o corte de camisa tem uma pegada mais masculina, os maxi colares fazem um contraponto interessante.
Você pode usar o colar por cima da camisa com a gola totalmente fechada ou por baixo, deixando uns botões abertos para deixar o colar visível.
Ou ainda, você pode um colar mais longo por cima da camisa, mas com alguns botões abertos.
Vários colares delicados usados juntos também são tendência.
Tomara que caia
O decote tomara que caia combina muito com gargantilhas, também chamadas de chokers (clique aqui e veja post).
Amplo decote nas costas
As estrelas de Hollywood têm apostado nos colares longos, usados para trás. Muito lindo e sexy!
Decotes com um ombro só ou outros tipos de decotes assimétricos
Finalmente, no caso de decotes com um ombro só esqueça um pouco os colares e invista em brincos e/ou braceletes, assim você valoriza o decote.
Onde comprar lindos colares
Precisa de sugestões de lugares para comprar online colares lindos e que transformam sua produção? Então, dá uma olhadela na Souq (clique aqui), na Renner (clique aqui) e na Amaro (clique aqui).
Enfim, é isso por hoje! Gostou das dicas? Então, siga o Almanaque da Mulher no Instagram.