Como variar o look mas sem abrir mão do conforto e do estilo? A resposta é calça jogger. Também chamada de calça jogging ou calça pijama, ela saiu do universo esportivo e entrou com força no closet das mais fashionistas. Isso graça a substituição do moletom pelos tecidos de alfaiataria, jeans, couro e até seda. Veja neste post tudo sobre como usar a calça jogger, peça repleta de possibilidades.
Conheça a calça jogger
A calça jogger veio do universo esportivo, que é também conhecido como estilo sporty (clique e confira post). Isso porque as pessoas estão cada vez mais em busca do conforto e da mobilidade. Tendência que se intensificou ainda mais com a pandemia.
Como a modelagem dessa calça é mais ampla, geralmente confeccionada com tecidos mais leves, é perfeita para usar também nos dias mais quentes.
Mas a calça jogger é encontrada em tecidos mais encorpados como o moletom ou veludo, mais adequados para seres usados nos dias frios.
Como deve ser a modelagem da calça jogger
A modelagem dessa calça deve ser solta nas coxas e levemente afunilada em direção aos tornozelos. Esse modelo pode ou não ter preguinhas na cintura.
As pregas na cintura são interessantes caso você seja pouco quadril.
Mas, se estiver acima do peso ou querendo disfarçar o volume da região, escolha uma calça que tenha apenas elástico ou cordão para ajustar na cintura e não agregar mais volume.
Além disso, prefira sempre as calças jogger de tecidos com bom caimento como a seda e viscose, pois esses não armam. Mas cuidado tecidos que amarrotam muito. Ninguém merece parecer que saiu de uma garrafa! kkkkkk
Como usar calça jogger
Escolhendo os itens do look
É uma peça que pelo fato de parecer mesmo com a calça de um pijama pede atenção na escolha dos outros elementos do look.
O objetivo é fugir de uma produção desinteressante e até mesmo com um ar de desleixo.
Como a peça deve ser usada folgadinha no corpo, a parte de cima deve ser mais ajustada.
Ou então, você deve usar a blusa por dentro da calça, para permitir a visualização da sua cintura. Tops cropped também ornam muito bem com a calça pijama.
E para valorizar ainda mais sua produção escolha um brinco importante ou um colar mais statement (ou maxi-colar) para compor.
A calça pijama acompanhada por um blazer já fica mais sofisticada, mesmo com um sapato sem salto. Em dias quentes troque o blazer por um maxi colete.
Quais calçados usar com a calça jogger?
Para valorizar a calça pijama, use-a acompanhada de saltos, pode ser uma sandália, scarpin ou botas.
Mas se você quiser priorizar o conforto acima de tudo, use-a com tênis, sapatilhas, oxfords, slip-on ou rasteirinhas. Porém, nesse caso, capriche ainda mais nos acessórios.
Calça jogger no trabalho
Como é uma calça folgadinha no corpo, dá para ser usada também no ambiente corporativo. Acompanhe-a com camisas e você terá um look moderno e antenado.
Caso o escritório seja friozinho, por causa do ar condicionado, adicione um blazer a sua produção.

Tecido liso ou estampado
Atenção na hora de escolher as padronagens do tecido da sua calça pijama. Uma dica é levar em consideração as dimensões do seu corpo.
Se você for mais baixinha, como eu, por exemplo, opte por tecidos com estampas menores. Isso vai fazer com que você pareça mais longilínea.
Caso você queira disfarçar o tamanho do seu quadril, a estampa além de ser de tamanho menor, deve ter o fundo escuro. Com uma calça lisa e em tom mais escuro, entretanto, é ainda mais fácil atingir esse objetivo.
Já as altas e magrinhas podem fazer exatamente o contrário, escolhendo fundos claros e estampas maiores. Assim, vão conseguir disfarçar a estatura elevada e ainda vão aparentar formas mais arredondadas também.
Ainda como dica para quem deseja disfarçar os quadris, aproveite para caprichar bem na parte de cima do corpo, desviando, dessa forma, a atenção da região que você acha problemática. Pode ser um top estampado, com brilho ou com uma textura diferente, sem o risco de ficar demais.
Mas ao escolher uma calça muito estampada, você deve preferir a parte de cima mais discreta. Assim apenas uma peça será o ponto focal do seu look.
Tops de cores vivas, contudo, estão liberados, desde que combinem com a estampa da calça. Porém, pegue mais leve nas bijus.
É sempre mais fácil combinar a calça estampada com top lisos, mas isso não é regra. Um mix de estampas também fica incrível e mostra informação de moda.
Como usar calça jogger no inverno
Como é uma peça versátil, pode ser usada tanto nos dias quentes quanto nos frios.
Quando as temperaturas baixam, é só colocar uma jaqueta, trench coat ou blazer mais quentinho que você estará pronta!
Mas existem também as calças jogger feitas de tecidos mais apropriados para o inverno. Moletom, couro ou veludo são os mais indicados.
Para contrabalançar a informalidade do moletom, contudo, combine-a com uma peça de alfaiataria.

Veja também os posts: |
Veja mais ideias de looks com a calça pijama





Onde comprar online a calça pijama
Você encontra várias opções de calças jogger clique aqui, aqui e aqui.
Enfim, é isso por hoje. Siga o Almanaque da Mulher no Instagram. É @almanaquedamulher. Te espero também por lá!
Queria saber qual tecido posso usar para fazer calça pijama além da seda.
Oi, Vilma! Você pode fazer com viscose, sarja (em Liocel), algodão ou em poliéster (não amassa mas esquenta). É importante que o tecido seja bem macio e tenha bom caimento para não armar e criar volumes indesejados. Um abraço!
Que dicas incríveis, não imaginava que dava para usar o conforto do pijama com tanto estilo.
Que bom que você gostou, Lais! Beijos!!