Depois da WGSN ter escolhido não apenas uma, mas 5 cores que serão tendência em 2020 (veja post), agora é a vez da Pantone, que escolheu a Classic Blue. A Pantone é uma empresa sediada nos EUA, mundialmente conhecida pelo seu sistema de padronização de cores, que utiliza códigos numéricos para identifica-las. Esses códigos são utilizados pelas indústrias de setores como moda e design para desenvolverem seus portfólios de produtos. Como tradição, anualmente, a Pantone divulga a sua cor eleita para o ano, baseada em pesquisas de tendências, através do estudo do comportamento humano e suas preferências. Veja aqui nesse post como usar o Classic Blue para montar seus looks.
A mensagem que a Classic Blue pretende passar
A Pantone escolheu um tom de azul muito elegante, misturado com um pouquinho de preto, deixando a tonalidade mais profunda. Essa adição de preto acrescentou mais sobriedade e seriedade, oferecendo, assim, uma sensação de proteção e confiança.
Segunda a própria Pantone, a cor Classic Blue foi a escolhida porque:
Inspira calma, confiança e conectividade, este azul resiliente aumenta nossa aspiração por uma base sólida e estável sobre a qual construir, ao entrar no limiar de uma nova era.
Assim, a cor de 2020 encoraja as conexões humanas, é uma cor sincera que transmite uma mensagem de honestidade, transparência e abertura.
Veja também as outras cores escolhidas pela Pantone nos anos de 2019, 2018, 2017 e 2016.
Como usar a cor de 2020
Com preto e branco e outros neutros
Combinar o Classic Blue com preto ou branco, neutros absolutos, é uma opção sempre certeira e clássica. É excelente para ser usada, especialmente, quando você pretende passar uma ideia de seriedade e elegância.






E claro, o azul também combina com outros neutros, como beges e cinzas, em produções a prova de erros.






Com as cores análogas
O azul, o verde e o violeta são cores análogas, ou seja, vizinhas no círculo cromático. Cada uma das cores análogas compartilha uma mesma cor básica, no caso do azul (primária), o azul-esverdeado (terciária) e azul-arroxeado (terciária).






Outra cor análoga para combinar com o azul é o violeta, ou segundo a WSGN a cor Cassis. Acho essa mistura linda de viver!



A cor azul também combina com o rosa, garantindo uma feminilidade nada exagerada.



Com as cores complementares
Além das cores análogas, existem as complementares, que ficam em lados opostos do círculo cromático. A cor complementar do azul é o laranja. Essa combinação é reconhecida como de alto contraste.
Outra cor que faz um alto contraste com o azul é o caramelo (quando tem um fundo alaranjado).



Em harmonia tríade
O azul combina também com o vermelho e o amarelo na chamada harmonia tríade, cores que possuem uma distância entre si no círculo cromático de três casas, formando um triângulo.
Mas você não precisa, necessariamente, combinar essas três cores. Você pode, e deve, fazer composições usando apenas duas dessas cores, como por exemplo, azul com vermelho (o estilo navy), que junto com o branco fica uma combinação extremamente elegante. Ou então o azul e amarelo.
Também coloquei exemplos de looks como inspiração, dá só uma olhada:






E aí, o que você achou do Classic Blue, vai investir em peças nessa cor? Você encontra ótimas opções aqui, aqui e aqui.
Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.
Clássic Blue, deep, navy, enfim…azul fechado assim, nunca deveria sair de moda. Né Marcinha?
Isso aí Sandra! Azul marinho é maravilhoso! Também sou fã.