Como usar poncho

Como usar poncho ou mantela

Passei na C&A (link para a loja) final de semana passado e não resisti, trouxe para casa um poncho. Achei o preço interessante para uma peça que está super em alta, mas como é bem marcante, penso que não vale a pena investir um dinheirão, paguei R$ 79,99 por ela. Mas como usar? Neste post apresento várias opções para ajudar a montar looks com a essa peça tão quentinha e muito estilosa.

Poncho da CeA
Meu poncho!

Poncho ou mantela: você escolhe como chamar

O poncho, também conhecido como mantela, é uma capa quadrangular com abertura no meio para ser enfiada pela cabeça e apoiada nos ombros.  Originalmente é uma vestimenta tradicional dos povos da América Latina, incluindo o Brasil, na região dos Pampas Gaúchos.

Versões mais atuais dessa peça podem apresentar abertura na frente, como a que eu comprei, permitindo que também seja usado aberto, perfeito para o frio ameno predominante na maioria do nosso país.

A mantela tem a modelagem semelhante aos quimonos, mas são feitas de tecidos mais rústicos e quentes. A peça ganhou várias versões de tecidos, estilos e comprimentos.

No comércio você vai encontrar ponchos com ou sem franjas, bordados ou não, de lã ou de outro material menos quente, lisos ou estampados e principalmente com motivos étnicos.

Como a moda está sob a influência da estética hippie, que vem com a tendência setentinha, o poncho voltou com tudo.

Durante as semanas de moda internacionais, marcas como Burberry, Chanel, Chloé e Salvatore Ferragamo mostraram suas apostas para a temporada de Inverno deles, mas a tendência, tudo indica, continuará forte para o próximo ano.



Como usar

A mantela é mais uma alternativa para aquecer nossos dias mais frios, quando usado sobre casacos de couro, blazers, camisas e jaquetas jeans ou blusas de lã bem quentinhas.

Para fechar o visual bem invernal, use com calças ou com saias, shorts e vestidos, acompanhados ou não por meia-calça, outra peça que vale a pena investir. Para finalizar a produção, um par de botas, que pode ser de qualquer uma das alturas, com destaque para as cuissardes (aquelas botas que vão até a coxa).

Mas a mantela não serve só para o alto inverno. Pode ser usada com peças mais fresquinhas também, equilibrando a temperatura do corpo, já que nosso inverno é, em geral, ameno.

Dependendo do tecido em que foi feita, pode ser usada em looks bem casuais como nos um pouco mais sofisticados.

Como a peça agrega bastante volume na parte superior do corpo, o visual fica mais harmônico quando a mantela é combinada com peças mais aderentes ao corpo como as calças skinny de jeans, couro ou sarja e vestidos com corte mais ajustado ao corpo.

 

Como usar poncho com calça

Devido ao volume da peça, calças skinny, jeggings ou leggings são as melhores opções para equilibrar a silhueta.

 

Mantela com calça
Mantela com calça – ao usar com um cinto ajuda a marcar mais a cintura.



Mantela com jeans
Mantela com jeans com modelagens bem ajustadas.

Como usar poncho com saia

Mantela com saia
Mantela com saia – com botas até as coxas, outra tendência, e meia-calça ajudam a manter o corpo quentinho.

 

Como usar poncho com short

Mantela com short
Mantela com short – nos dias menos frios, fica uma combinação bem cool.

 

Como usar poncho com vestido

Mantela com vestido
Mantela com vestido – pode ser usada com várias modelagens e comprimentos.



 

Acessórios para usar com o poncho

Quanto aos acessórios, para as versões de poncho abertas, um broche garante charme e pode ser usado para mantê-lo fechado nos dias mais frios.

Cordões mais longos são sempre ótimas opções. Brincos, braceletes e anéis fecham o look bem fashionista, pois têm tudo a ver com o estilo boho.

Para variar e deixar os contornos do corpo mais evidentes você pode marcar a cintura com o auxílio de um cinto, conforme comentei acima.

Nos pés botas, sapatilhas, scarpins, sandálias pesadas e oxfords são ótimas opções.



3 comentários em “Como usar poncho ou mantela”

  1. Pingback: Veludo molhado: tendência outono/inverno 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *