Dicas de moda feminina para você se vestir melhor em 2024

O look do dia é sim um manifesto. Por isso é importante, eu diria até mesmo fundamental, que a mensagem que você passa ao mundo seja realmente aquela que deseja. Então, confira aqui algumas dicas de moda que podem ajudá-la a melhorar seu estilo pessoal para arrasar o ano todo.

Dicas de moda feminina

Dicas de moda feminina.

A moda é uma forma de expressão pessoal que pode refletir a personalidade e o estilo de uma mulher. No entanto, com tantas opções de roupas, acessórios e tendências, pode ser desafiador escolher o que vestir em diferentes ocasiões.

Mas você já percebeu que existem algumas mulheres que estão sempre bem vestidas? Você tem a impressão de que a maneira como elas se vestem é natural, e o que parece impossível para você, aparenta ser uma habilidade inata para elas.

Dicas de moda feminina.

A verdade é que para estas mulheres se vestir bem tem muito menos a ver com um talento oculto e muito mais em saber o que funciona para elas. Elas constroem uma estratégia para seu estilo pessoal e seguem técnicas na hora de montar seus looks todos os dias.

Seja para o trabalho, um evento social ou um encontro casual, alguns truques simples podem ajudar a criar um look elegante e moderno. Neste post, vou apresentar algumas dicas de moda feminina para ajudar você a se vestir com confiança e estilo em qualquer situação.

1. Que mensagem você deseja transmitir?

Dicas de moda feminina.

O primeiro passo para estabelecer seu senso de estilo é construir sua mensagem. Pense nisso como sua marca pessoal – um pacote externo que mostra ao mundo exatamente quem você é por dentro e destaca suas qualidades mais fortes.

Comece perguntando a si mesma como você gostaria de ser percebida pelas pessoas com quem interage. Escolha palavras que sintetizem uma imagem mental vívida da maneira como você deseja se representar.

Adjetivos como poderosa, compassiva, sofisticada, doce e inteligente fornecem uma medida para avaliar sua imagem, por isso é importante ser a mais clara e concisa possível.

Quando você inicia seu processo de estilo pessoal, esta é a etapa inicial. Antes de saber como ficará sua roupa, você precisa deixar sua mensagem clara.

Tenha em mente que você está sempre conduzindo sua narrativa pessoal, esteja você consciente disso ou não. Então, o que você quer que seu estilo diga?

2. Dicas de moda feminina: conheça seu tipo de corpo

Equilibrar as proporções é escolher suas roupas para criar uma harmonia estética geral. A maneira de conseguir isso é usando roupas que se ajustam ao formato do seu corpo (clique e veja post).

Sabendo seu tipo de corpo fica mais fácil escolher roupas que valorizem suas melhores características. Depois, encontre alguma celebridade, cujo estilo você admira, e que tenha uma forma de corpo semelhante à sua.

Crie uma pasta no Pinterest com os looks que você adora para inspiração de estilo. O algoritmo aprende rapidamente suas preferências e passa a fazer recomendações mais personalizadas. Se você precisa de um lugar para começar, nossa conta no Pinterest (clique aqui) tem muitas inspirações de looks.

3. Defina um estilo

Dicas de moda feminina.

Você já ouviu falar dos 7 estilos universais da moda feminina? Refere-se a uma classificação que visa ajudar as mulheres a identificarem e compreenderem melhor seu estilo pessoal.

Essa abordagem foi popularizada pela consultora de imagem Alyce Parsons, que identificou sete estilos arquetípicos que podem servir como guias para as preferências individuais.

É importante notar que essas categorias são diretrizes gerais e muitas pessoas podem (e na verdade devem) se identificar com mais de um estilo.

Os 7 estilos são:

  • Casual
  • Clássico
  • Contemporâneo
  • Sensual
  • Romântico
  • Criativo
  • Dramático

Quer conhecer mais sobre cada um deles? Então, clique no link para acessar o post “Os 7 estilos universais da moda feminina“.

4. Dicas de moda feminina: edite o seu armário

Dicas de moda feminina.

Passe um “pente fino” no seu armário fazendo a si mesmo uma pergunta simples: “eu compraria essa roupa agora?” Se a resposta for não, retire do seu armário e separe para doar ou vender.

Ter um armário bem organizado, sem peças que não te valorizam ou não fazem parte do seu estilo atual, é essencial para montar looks fashionistas com maior facilidade.

Se você não tem certeza se deve ou não manter uma peça, tente o truque do cabide. No início da temporada, coloque todos os cabides na mesma direção. Cada vez que usar uma peça, vire o cabide para o outro oposto. Muito rapidamente, dentro da estação, você verá o que veste e o que não veste.

As peças que você não usa devem sair do seu armário para dar mais espaço ao que realmente interessa.

5. Faça compras racionais

Não é porque você abriu espaços no seu armário que você pode consumir sem pensar no amanhã.

Antes de comprar uma roupa ou um novo acessório sempre se pergunte se dá para usar aquela peça com pelo menos cinco outras peças diferentes. Se sim, compre a peça. Caso contrário deixe-a na loja.

6. Não compre algo apenas para uma ocasião

Um casamento, uma festa de aniversário, um jantar de sexta à noite com seus amigos. Ir para algum lugar excitante significa que inevitavelmente sentimos que precisamos de algo especial – e, portanto, algo novo – para vestir.

No entanto, na maioria das vezes, por mais que gostemos da peça que compramos, ela raramente ganha mais de uma saída.

Dicas de moda feminina.

Então, em vez de comprar algo específico para determinados eventos, tente ter algumas peças mais elegantes e versáteis em seu guarda-roupa.

Se você optar por algo simples e mais clássico, em vez de seguir as tendências, poderá usá-lo várias vezes. Com acessórios inteligentes, nunca parecerá o mesmo visual. Veja também o post 10 Peças curingas: aquelas que nunca saem de moda.

Por outro lado, abra-se para novas combinações, seja criativa e use e abuse dos truques de styling. Por exemplo, quem disse que as peças com brilho só podem ser usadas a noite?

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo:

7. Tenha roupas que se ajustem adequadamente

Roupas mal ajustadas podem arruinar todo o seu look, independentemente de quão elegante seja a peça. Certifique-se de escolher roupas que se encaixem perfeitamente em seu corpo ou procure por uma boa costureira para fazer todos os ajustes necessários.

8. Dicas de moda feminina: não priorize a moda ao conforto

Dicas de moda feminina.

Quando se trata de dicas de estilo para mulheres, o conforto é inegociável. Quando você está desconfortável ou restrita de alguma forma, você não consegue exalar poder.

O velho ditado de que beleza é dor não é uma realidade. Como mulheres, muitas vezes conciliamos carreiras profissionais com a criação de filhos e a vida familiar.

A última coisa com que devemos nos preocupar é passar um dia de trabalho de 8 horas com um vestido que nos suga a vida ou com jeans que restringe nossos movimentos. Há sempre uma alternativa, igualmente elegante, que podemos encontrar.

9. Aplique o método: entra uma peça nova, sai outra

Agora você está com um guarda-roupa organizado e pronto para mostrar seu estilo atualizado. Para continuar assim, você terá que ser disciplinada.

Lembre-se de que o objetivo de um armário reformado é manter uma seleção de roupas que você usa de maneira consistente, o que faz você se sentir mais confiante.

À medida que o tempo avança, estabeleça sistemas que evitem a acumulação excessiva. Uma ótima maneira de fazer isso é manter sua organização removendo um item cada vez que você adiciona algo.

Se você comprar um novo par de jeans, um par deve ser doado ou vendido. Tudo precisa de um propósito dentro do seu armário para que você saiba que está lá e não o perca na bagunça.

10. Acessórios mudam o look

Dicas de moda feminina.

Se fizer sentido no seu guarda-roupa, sempre compre um sapato bacana da estação. Afinal, um acessório muda o look e é capaz de atualizar uma produção feita com peças antigas.

Outras formas de transformar looks é adicionar um cinto, acrescentar um maxi colar ou um maxi brinco, mudar o penteado ou as cores da maquiagem.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: