Down jacket

Peça destaque: jaqueta doudoune

Compartilhe!

A peça destaque da temporada para os dias mais frios é a jaqueta doudoune (termo em francês), também conhecida como down jacket ou puffer jacket (termo em inglês). É feita de náilon ou qualquer outro tecido impermeável e forrada com o matelassê (como os edredons) ou então com plumas de ganso. São muito quentinhas e por isso perfeitas para as cidades brasileiras que atingem temperaturas mais baixas ou mesmo para levar na mala para suportar com dignidade o inverno no hemisfério norte.




Down jacket ou casaco acolchoado.

Como usar a jaqueta doudoune

Com textura acolchoada tem pegada moderninha, além de esquentar bastante nos dias mais frios. Nessa temporada, surge tanto em cores neutras como inusitadas e ajuda a compor visuais cheios de atitude.

Looks com jaqueta puffer.
Moderna e descolada.

Entretanto, a primeira palavra que vem à cabeça quando olhamos para a jaqueta doudoune é volume. Portanto, equilibre as proporções colocando-a junto de peças sequinhas e sem muita informação.



Ótimas combinações são pulls de tricô, tops de gola alta, jeans skinny e botas de salto alto.

Com contraste por baixo.

=

Deixando a cor apenas para ela.



O uso com scarpin torna a peça mais feminina.

Down Jacket
Jaqueta doudoune em looks bem casuais.



Jaqueta doudoune em looks mais sofisticados

Apesar de ser muito usada em looks casuais, acompanhada de jeans e peças esportivas, a jaqueta doudoune também pode fazer parte de produções mais sofisticadas.

Assim, seguindo a lógica do high/low na moda é possível acompanhar a sua jaqueta doudoune com peças mais chiques, como as feitas em tecidos como paetês e rendas, por exemplo, trazendo a peça para ambientes mais luxuosos ou formais.

A versatilidade da doudoune permite que ela acompanhe do tênis ao salto alto, passando pelas botas com a mesma desenvoltura.

Looks com Down Jacket
Jaqueta doudoune (aqui tem) em looks mais sofisticados.



Looks com jaqueta puffer em dias de frio mais ameno

Mas a doudoune não foi feita para usar apenas em dias de muito frio. Dá para montar uma produção perfeita para aqueles dias um pouco mais quentinhos, bastando acompanha-la por shorts, vestidos, saias ou mesmo calças de tecidos mais finos.

Com usar puffer jacket.
Com saia plissada midi! Viu como dá para usar com peças mais leves?



Looks com jaqueta puffer.
Outra opção de look com jaqueta puffer com saia.
Looks com down jacket ou jaqueta doudone.
Em looks para dias menos frios.



Jaqueta puffer: mais dicas de como usar

Como já comentei, para usar a jaqueta doudoune ou puffer em seus looks a principal recomendação é compensar o volume. Para isso, separei 4 dicas essenciais.



1. Proporção é tudo!

A maior dificuldade para montar looks com a jaqueta doudoune é o volume que ela acrescenta a silhueta. Por isso, é importante estar atenta as proporções das outras peças que fazem parte da produção.

Como agrega bastante volume ao corpo, o ideal é usá-la com peças mais sequinhas. Essas jaquetas são ótimas parceiras de leggings, calças skinny e saias e vestidos mais justados.

Como usar jaqueta puffer.
Puffer jacket com skinny jeans.

Mas atenção para a modelagem do top usado por baixo da doudoune. Opte também por camisetas ou blusas mais sequinhas para não ajudarem a dar ainda mais volume as formas do corpo.



2. Truque das linhas verticais

Outra dica é usar a doudoune aberta, com um top por baixo de alguma cor que contraste com a jaqueta. As duas linhas verticais formadas na frente do corpo pela jaqueta aberta, ajudam a reduzir visualmente a sua silhueta.

Looks com jaqueta puffer.
As linhas verticais na frente do corpo alongam a silhueta.



3. Marque sua cintura

Existem modelos da down jacket que já vem com cintos, que são ótimos para ajudar a definir a sua cintura. Mas se a sua não veio, não se preocupe, você mesma pode adicionar um cinto para marcar a sua.

Como usar jaqueta puffer.
Look elegante com volume controlado com a cintura marcada.

Mas importante: não escolha cintos nem muito finos nem muitos grossos. Os muito finos vão se perder no meio de tanto volume, já os muito grossos demais podem deixar seu look carregado. Portanto, os ideais são os cintos de largura média.


4. Look monocromático

Um look monocromático também ajuda a disfarçar o volume da doudoune, deixando sua produção mais harmônica e fashionista.

Como usar jaqueta puffer.
A cor veio apenas nos acessórios.



Confira abaixo várias ideias de looks para você se inspirar

Down jacket ou jaqueta doudoune.
As doudounes ou puffer jacket são bem versáteis e dão muito charme a produção. Pode apostar!



Jaqueta doudone.
As celebridades já aderiram faz tempo! Looks mais monocromáticos alongam a silhueta, disfarçando o volume excessivo.



Jaqueta doudoune: ideal para as malas de inverno

Apesar de serem aparentemente bastante volumosas, não pesam, por isso são super indicadas para fazerem parte das malas de inverno.

Além disso, esse volume todo acaba facilmente se você comprimir e dobrar bem a peça. Algumas vêm até com um saquinho para acomodar a jaqueta bem dobradinha, facilitando o processo de colocar na mala.

Como usar jaqueta puffer.
É bem quentinha!

São perfeitas para as viagens, pois protegem do vento e do frio e dão aquela sensação de aconchego. E o melhor, não amassam!


Como esquentam muito, não exigem que você use sempre muitas camadas por baixo.

Dependendo da temperatura, você pode usar apenas esse tipo de jaqueta por cima de algum look mais glamoroso e formal, para te proteger do frio enquanto você está caminhando pelas ruas.

Mas ao chegar ao seu destino, você pode guardar sua jaqueta, exibindo toda a sua produção, uma vez que a maioria dos ambientes em cidades frias são aquecidos.

Down jacket ou jaqueta doudone.
Perfeitas para se levar na mala de viagem, dependendo do tipo de forro protegem até do frio na neve.

Onde comprar a jaqueta puffer

Você encontra várias opções de jaqueta doudoune AQUI, AQUI e AQUI.

Enfim, é isso! Você curte esse tipo de jaqueta ou acha muito volumosa e difícil de usar?


Comente! Adoro conhecer sua opinião.

Rolar para cima