Todo ano surge uma dieta ou alimento da moda que promete bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento. Você já deve ter ouvido as maravilhas da dieta da sopa, do abacaxi, da ração humana, da dieta Dukan, sem lactose e sem glúten, entre muitas outras, não foi? A moda agora são as Dietas Detox. Conheça a opinião do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) sobre esse tipo de dieta.
Mais uma dieta da moda
Todo ano é lançada uma nova dieta, isso pressupõe que todas as outras já lançadas, de fato, não funcionaram, certo? Se a última dieta tivesse atendido aos objetivos propagandeados, as pessoas não iriam mais se preocupar em comprar novos livros, revistas e produtos milagrosos.
Já estaríamos todos magros, definidos e desintoxicados, então, poderíamos mudar de assunto. E neste caso, como a indústria das dietas milagrosas sobreviveria?
A verdade é simples, porém inconveniente. Não há uma receita pronta e que vai resolver o problema de todo mundo.
Cada organismo é único, tem as suas particularidades no seu funcionamento. Além disso, cada um tem seu biótipo, sua genética, sua vida, com horários, atividades e gostos diferentes. Dessa forma, não dá para resolver os problemas de todo o mundo com a mesma receita.
Dieta Detox: o suco verde
Uma das versões da dieta da moda ou detox é tomar suco verde de manhã em jejum, para desintoxicar e como consequência emagrecer.
O mais interessante é que comer as mesmas frutas e verduras do suco algumas horas depois, no almoço ou em outra refeição, não é mais a mesma coisa. Isso, segundo os idealizadores da dieta, não surte efeito. Tem que ser no desjejum.
A ideia é que os nutrientes presentes no suco verde vão ajudar o organismo a se desintoxicar. Mas será que nosso corpo precisa mesmo disso? Pergunto também: você vai aguentar tomar suco verde a vida toda pela manhã? Já respondo, claro que não!
Mais uma dieta da moda
Mas é isso mesmo que os criadores das dietas esperam. Assim, no ano seguinte, eles poderão divulgar mais uma dieta sensacional para emagrecer 10 quilos em 1 mês. Com isso vão vender tudo de novo: livros, revistas, produtos etc.
Como eles sabem que você não conseguirá seguir na dieta super restritiva proposta, e que vai mais dia, menos dia, cair em tentação, o custo pelo fracasso será todo seu!
Afinal, você não foi suficientemente disciplinado, por isso, engordou de novo. Ou não perdeu os 10 quilos porque não tomou o suco verde naquela semana que você viajou. E aí, você sairá desesperado na busca da próxima dieta da moda, jurando que dessa vez vai fazer tudo direitinho…
Então, eu aproveito esse espaço do blog para informar que o CFN (Conselho Federal de Nutricioniostas) divulgou em 24 de novembro do 2015 uma nota técnica a respeito da adoção das dietas detox ou desintoxicantes.
Abaixo apresento a Nota Técnica do CFN na íntegra:
Dietas detox – Nota técnica do CFN
“Apesar de ser disseminada pela mídia como sinônimo de emagrecimento, saúde e estratégia de limpeza das toxinas do corpo, faltam evidências científicas que amparam a utilização de dietas detox ou desintoxicantes.
Além disso, sua utilização não é condizente com os princípios da alimentação adequada e saudável, que, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, devem ser:
- Uma prática adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e estar em acordo com as necessidades alimentares especiais;
- Ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia;
- Acessível do ponto de vista físico e financeiro;
- Harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer;
- E baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis, o que favorecerá o bom funcionamento do organismo.
No que se baseia para os adeptos
A dieta detox possui composição bastante heterogênea, mas usualmente inclui modificação da dieta habitual.
Assim, costuma ser uma dieta de baixas calorias, desequilibrada em macro e micronutrientes, com períodos de jejum e utilização de água pura, vegetais e frutas recém-processadas que, segundo seus defensores, facilitariam a fase I e II do fígado para desintoxicação, seguida da indução à diurese.
Contudo, ressalta-se que o processo de desintoxicação ocorre de forma natural e diariamente no corpo humano, quando utilizada uma alimentação adequada e saudável, e que a radicalização na mudança da alimentação pela busca de efeitos imediatistas pode gerar riscos à saúde.
Desse modo, recomendamos aos nutricionistas e à população que analisem criteriosamente orientações, anúncios e produtos amplamente divulgados que vendem e prometem facilidades, incluindo também os cursos de alimentação e nutrição em especialidades não reconhecidas pelo Conselho Federal de Nutricionistas.
Nesse contexto, destacamos que a publicidade pode ter objetivo mais comercial do que de atender à saúde da população.
Sugerimos, portanto, que os interessados em praticar e promover uma alimentação adequada e saudável busquem o acompanhamento por nutricionistas devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Nutricionistas e considerem as recomendações contidas no Guia Alimentar para a População Brasileira, instrumento que apresenta um conjunto de informações sobre alimentação e nutrição que objetivam promover a saúde no âmbito individual e coletivo.
CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS (CFN)
Minhas recomendações são:
- Faça uma reeducação alimentar com um nutricionista e sempre tenha uma alimentação variada e nutritiva. Mas sem neuras. Confira também o post sobre Nutrição Comportamental.
- Pratique exercícios físicos regularmente, procure até achar um que você realmente goste. Aqui também não se prenda a modismos e faça sempre com supervisão de um profissional de educação física;
- Tenha um médico de sua confiança e faça exames periódicos para conferir seu estado de saúde e fazer as devidas alterações na dieta, se necessário;
- Se goste do jeito que você é, tente blindar seu ego contra as constantes provocações da mídia, familiares e amigos. Não existe um só corpo ideal!
Você já tentou a dieta detox?
Para mais dicas de nutrição, clique aqui.
Ótimas dicas para dicas de uma alimentação detox para começar o ano de forma mais saudável. Além de serem ricos em nutrientes, elas são ótimas para hidratar .
Isso, Marcelo, eles não fazem milagres, mas são ótimos alimentos.