Como escolher as melhores frutas?
Nutrição

Como escolher as melhores frutas

Compartilhe!

Se você já se convenceu de que deve comer mais frutas, mas quando chega para comprar fica sempre na dúvida de quais escolher, então, esse post é para você. Aqui apresento várias dicas de nutricionista para te ajudar a escolher as melhores frutas para comprar.



Como escolher as melhores frutas

Para fazer melhores compras de frutas você precisa seguir algumas dicas básicas, mas que farão toda a diferença. São elas: só compre o que estiver na safra e siga rigorosamente a sua lista de compras.

Só compre o que estiver na safra

A primeira dica é conferir quais são as frutas que estão na safra e dar sempre preferência a elas.

Comprar apenas as frutas da estação significa pagar menos por produtos de melhor qualidade. Inclusive do ponto de vista nutricional.

Além do maior teor de nutrientes, as frutas da safra, potencialmente, apresentam um menor teor de agrotóxicos.



Isso porque como a fruta se desenvolveu na época correta da sua natureza, a planta está mais capacitada para se defender sozinha das pragas das lavouras. Com isso, o agricultor precisa empregar menor quantidade de agrotóxicos durante o cultivo.

As frutas da safra também são muito mais saborosas e duram muito mais.
Como escolher as melhores frutas?


2. Faça e siga uma lista de compras

A segunda dica é faça uma lista de compras com base nas frutas que estão na safra. De posse da sua lista siga até a feira, hortifruti ou supermercado mais conveniente para você.

Faça as suas compras seguindo rigorosamente o que está na lista. Assim, você se concentra somente nos itens que precisa comprar e tem tempo para escolher as melhores frutas.

Além disso, ir as compras com uma lista resulta em maior economia de dinheiro, uma vez que evita que você acabe comprando um monte de besteiras. Inclusive coisas pouco nutritivas, caras e repletas de calorias vazias.

Outra coisa muito importante é jamais faça compras com fome. Resistir as guloseimas com o estômago roncando é sempre muito mais difícil.

Confira também post sobre como economizar no supermercado: 28 dicas práticas.

Seguir uma lista de compras também garante que você não se esqueça de nenhum item.



Dicas para a escolha das frutas

Utilize as dicas abaixo para escolher as melhores frutas.

Abacate

Os melhores abacates são os mais pesados e firmes. Se estiver duro, ainda não está bom para o consumo, mas o abacate amadurece bem fora do pé.

Os abacates de casca verde-claro e sem manchas são os melhores. Porém, a fruta pode apresentar algumas manchas de cor marrom-clara na casca, sem que isso indique má qualidade do produto; o defeito é apenas superficial.

Para saber se o abacate está maduro, a casca deve ceder com uma leve pressão dos dedos.

Abacaxi

O abacaxi tem mais chances de estar doce quando está maduro. Pressione com os dedos, se estiver muito duro, é sinal que ainda não está maduro.

Observe também se a casca está dourada e com cheiro adocicado.

Você também pode puxar delicadamente uma folha de sua coroa. Se soltar com facilidade, está no ponto para ser consumido.

Não compre o abacaxi se ele apresentar manchas escuras e alguma parte batida ou mole.



Acerola

As acerolas maduras apresentam casca de coloração vermelha. Devem estar firmes.

Ameixa

Escolha a ameixa que tem tom vermelho escuro. As mais claras são azedas. As ameixas não deve apresentar furos nem manchas em sua casca ou partes moles.

Como escolher as melhores frutas?



Banana

Independentemente da variedade da banana, na hora de escolher é preciso observar a presença de manchas escuras.

Quanto maiores, mais madura estará a fruta, que em alguns casos, pode estar até passada.

A banana madura apresenta casca amarela com pequenas manchas marrons e aspecto firme. As bananas devem estar sempre presas à penca.

Algumas vezes a banana está amarelinha no corpo, mas com as extremidades esverdeadas. Essas podem ser consumidas, porém não terão um sabor muito intenso.

Mas se você não quiser consumi-las no mesmo dia, pode levar porque elas amadurecem naturalmente na fruteira da sua casa.



Caqui

Prefira os caquis mais firmes e de cor uniforme e observe se não há rachaduras na casca.

Carambola

A carambola está madura quando amarelada. As verdes têm sabor ácido e adstringente.

Cerejas

Prefira as cerejas de cor vermelha brilhante e ainda com o cabo. As frutinhas devem estar firmes, jamais murchas.



Coco maduro (marrom)

Procure pelos cocos que contêm mais água e que são mais pesados para o tamanho.

Além disso, bata na casca, se estiver fresco, o som será estridente. Se, contudo, o som for oco, indica que a fruta está passada.

Confira também o post sobre as propriedades nutricionais da água de coco.

Como escolher as melhores frutas?

Damasco (fresco)

Escolha os damascos com tom laranja mais intenso e evite os de cor amarelada ou muito claros. O damasco também deve estar com a consistência ligeiramente macia. Quando está muito duro, é sinal de que foi colhido antes de amadurecer.



Como escolher frutas: figo

Procure pelos figos com predominância de tons de roxo na casca. Os figos são naturalmente macios, mas não devem estar desmanchando.

Descarte, contudo, os figos com marcas na casca ou com um dos lados achatados.

No figo, o enrugamento da pele e a pequena abertura na parte inferior sinalizam que está no ponto ideal para ser consumido.

A abertura deve mostrar um tom que vai do vermelho ao vinho. Se estiver esverdeada, o figo não está bom.



Fruta do conde

Quando madura a fruta do conde apresenta tom verde-escuro acinzentado. Ao ser tocada deve apresentar consistência macia, mas não mole a ponto de quase se abrir.

Goiaba

A casca da goiaba deve ser lisa e sem furinhos. A cor verde-clara indica que a fruta está no ponto de ser consumida. Mas algumas pessoas preferem quando a fruta está mais amarela.



Jabuticaba

Escolha as jabuticabas que estiverem firmes, brilhantes e sem rachaduras. Dessa forma, descarte todas as murchas.

Como escolher frutas: kiwi

Para ver se está maduro, basta tocar o kiwi. Se estiver com a polpa macia, pode comprar.



Laranja

Independentemente do tipo, escolha as laranjas mais pesadas, sinal de que estão mais suculentas. A consistência deve ser igual em toda a fruta.

Exclua, dessa forma, aquelas que estão mais moles de um lado. Nas variedades de casca lisa, quanto mais fina a casca, mais suculenta será a laranja.

Limão

Os limões com mais caldo são aqueles com a casca lisa e brilhante.

Maçã

Escolha as maçãs firmes, de casca lisa, sem machucados ou depressões. Mas entre duas opções do mesmo tamanho, fique com a mais pesada. Prefira as maçãs de cor viva, quanto mais vermelha, mais doce ela é.



Mamão

O mamão deve ter a casca firme, sem rachaduras ou manchas brancas de fungo. Veja se não tem partes machucadas ou sinais de picadas de insetos.

Prefira aquele com tons amarelo/alaranjado, isso significa que ele está no ponto. O mamão verde nem sempre amadurece bem fora do pé.



Manga

Em qualquer variedade, a manga madura exala um perfume marcante e a casca cede levemente ao ser pressionada, mas sem se romper.

Contudo, a casca não deve apresentar batidas, rachaduras ou manchas escuras.

A cor da casca não é a única indicação de que a manga está madura, já que ela varia do verde ao vermelho, dependendo da variedade.

Nas variedades de casca amarela e vermelha, devem prevalecer esses tons quentes.



Maracujá (azedo)

O maracujá bom é pesado em relação ao seu volume. Quando está muito leve, por outro lado, a polpa é pouca ou secou, então não vale a pena levar. Não deve apresentar manchas escuras.

A fruta está madura se ao pressionar o lado oposto ao cabo, ele cede à pressão dos dedos, mas sem que a casca se rompa. A casca bem enrugada e a cor amarela escura indicam que está ótimo para consumo.

Melancia

Prefira as melancias firmes, lisas, brilhosas e sem manchas escuras. Para saber se a fruta está madura, bata com o nó dos dedos na casca, esperando um som abafado (oco).

Um som mais agudo, todavia, indica que ela ainda está verde. Com a melancia aberta fica mais fácil, é só selecionar um pedaço mais vermelho e consistente.



Como escolher frutas: melão

O melão é uma das frutas mais difíceis de escolher porque possui a casca dura. Normalmente, observar apenas a cor da casca não é o suficiente para saber se o melão está maduro.

Para começar, a casca deve estar perfeita, firme, amarela, sem machucados ou rachaduras.

Mas uma forma de verificar se ele está maduro é pressionar levemente o “umbigo”, na parte inferior do melão (oposta à haste). Se ele ceder um pouco, significa que está no ponto.

Outra forma é sacudindo a fruta. Se as sementes estiverem soltas, indica que está pronto para o consumo. E se não for possível sentir um aroma suave e adocicado, provavelmente ele foi colhido antes de amadurecer.



Morango

Para comprar morangos de boa qualidade, escolha aqueles não muito grandes e de cor vermelha forte. Porém, sem manchas e partes amolecidas.

Se ainda estiverem com os talos bem verdes, melhor. Os muito grandes, contudo, não são tão saborosos.

Como se trata de uma fruta delicada, normalmente já é comercializado acondicionado em caixinhas transparentes.

Mas na hora da compra vire a caixinha e olhe a camada inferior através do plástico. Rejeite se os morangos estiverem amassados, com fungos ou soltando líquido.



Como escolher as melhores frutas?

Pera

Escolha peras de casca firme, mas não duras, pois essas ainda não estão maduras e são indigestas.

Fora do pé, muitas vezes, a pera fica com a polpa esfarelada e sem sabor. A casca não deve ter manchas ou cortes.



Pêssego

O pêssego maduro deve apresentar a casca aveludada e com coloração amarela, mas com um toque avermelhado. Também não deve apresentar pontos marrons e moles.

Deve estar firme, porém não dura. Em outras palavras, as frutas duras demais geralmente não chegam a amadurecer.

O tamanho do pêssego não é indicador de sua qualidade. Afinal, nem sempre a fruta de maior tamanho é a mais saborosa.



Como escolher frutas: uva

E, por último, mas não menos importantes, as uvas. Os cachos devem estar bem cheios, com as bagas lisas e que não se desprendam com facilidade.

Já as hastes devem estar verdinhas e flexíveis. Hastes marrons e com a fruta caindo são sinais de que já estão maduras demais.

As uvas verdes devem ter um leve tom amarelado, porém as vermelhas e roxas devem ter cor uniforme e brilhante.

Enfim, espero que essas informações tenham sido úteis para você. Qualquer dúvida, entretanto, estou a disposição.

Siga também o Almanaque da Mulher no Facebook.

Veja também os posts:

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.