Utensílios para ajudar nas dietas
Nutrição

Ajuda na dieta: 5 utensílios que facilitam sua vida

Toda segunda-feira é tempo de recomeçar as dietas. Não tem jeito, depois dos excessos do final de semana sempre vem aquela culpa por ter comido demais. Junto chegam as promessas de fazer tudo diferente.

Na listinha de planos está começar mais uma dieta da moda, que você viu recentemente na internet. Porém o fato é, se a dieta tem um começo com muitas privações, meio monótono e um fim com muitos quilos a menos em pouco tempo, pode desconfiar.



Das duas uma: ou você não vai conseguir seguir a dieta até o final. Ou, então, você irá atingir suas metas, mas, muito provavelmente, vai voltar a engordar assim que retornar aos antigos hábitos.

Mas e aí, o que fazer então?! Há algo que possa dar uma ajuda na dieta? Com certeza! Confira no post a seguir.



O que ajuda na dieta

Todo mundo sabe que perder peso não é uma tarefa fácil. Ou seja, não existe milagre. Para ser eficiente e duradouro o processo precisa ser longo. Tem que haver mudanças de hábitos. A chave é, portanto, se reeducar (clique e veja post)!

Entender que uma alimentação balanceada é para a vida toda. Não tem um período de duração. É simplesmente para sempre!

A reeducação alimentar passa por aprender a fazer a própria comida, para saber o que tem dentro de cada preparação. E fazer melhores escolhas.

Então, com o dia a dia corrido que todos têm atualmente, como fazer refeições nutritivas e menos calóricas sem passar todas as suas horas livres na cozinha?

A resposta é se planejar e ter a mão os utensílios de cozinha certos! Sim, os utensílios vão facilitar a sua vida, evitando que você desista. Veja a seguir as minhas sugestões.



Utensílios de cozinha que ajudam na dieta

Veja os utensílios que você deve ter na sua cozinha para facilitar a aderência a um plano de reeducação alimentar:

1. Panelas antiaderentes com revestimento cerâmico

Conjunto de panelas com revestimento cerâmico onde comprar.
Compre na Amazon clicando aqui.

Vale a pena investir em um conjunto básico de panelas com revestimento antiaderente de cerâmica. Esse tipo de panela permite que você cozinhe os alimentos sem adicionar muita gordura.

Cada grama de gordura adicionada no preparo significa 9 kcal a mais. Então, cozinhar com menos gordura pode ser uma grande oportunidade de reduzir o consumo total de calorias.

Mas não precisa demonizar as gorduras como um todo. Existem muitas gorduras que fazem bem para a saúde, como o óleo de coco, o azeite e a manteiga ghee, por exemplo.

Estudos indicam que as panelas com revestimento cerâmico são mais confiáveis que as antiaderentes de Teflon. O Teflon pode se acumular no organismo e há pesquisas que mostram que esse tipo de revestimento é cancerígeno.

Além disso, as panelas com revestimento cerâmico ainda são mais fáceis de lavar. Existem de várias marcas e preços. Compre o conjunto que está dentro das suas possibilidades.



Atenção aos utensílios para mexer a comida nas suas panelas

Para evitar riscar o material antiaderente que forra as panelas, adquira também alguns utensílios como colheres (clique aqui) e espátulas de preparo em silicone (clique) ou bambu (clique).

Assim, jamais use utensílios metálicos nas suas panelas, pois se você arranhar o revestimento antiaderente, ele começará a soltar mais rápido.

E você poderá ingerir esse revestimento junto com os alimentos que estão sendo preparados. Além disso, com os arranhões suas panelas terão um tempo de vida menor.

Mesmo se sua panela for de alumínio, também não utilize utensílios metálicos. Nesse caso, apesar de não ter o revestimento antiaderente para danificar, você acabará arranhando o metal e soltando partículas, que acabarão sendo consumidas.

Alguns estudos relacionam o consumo excessivo de alumínio a doenças no Sistema Nervoso Central, como o Alzheimer. Então, aposente seus utensílios de metal ou deixe-os para serem usados apenas em recipientes que não riscam.



2. Utensílio que ajuda na dieta: pincel de silicone

Utensílios para ajudar nas dietas
Compre na Camicado clicando aqui.

O pincel ajuda na dieta, pois você pode literalmente pincelar apenas algumas gotinhas de gordura pela superfície da sua panela, reduzindo muito as calorias da preparação.

Mesmo em caso de panelas antiaderentes, você pode usar um mínimo de gordura para facilitar o preparo e dar sabor e o pincel facilitará muito essa tarefa!

Existem modelos próprios para serem usados na cozinha, que são feitos em silicone. Como já comentei, cada grama de gordura acrescenta nas preparações mais 9 kcal.

Agora faça as contas: 1 colher de sopa de azeite, óleo ou manteiga tem aproximadamente 10 g (pode ter mais dependendo do utensílio, pois não há padronização).

Então, você estará acrescentando, no mínimo, 90 kcal a sua receita a cada colher de gordura somada a sua preparação. E, quanto mais colheres de sopa de gordura você acrescentar, mais e mais calorias.



Com isso não quero dizer que as gorduras não são importantes para a saúde e devam ser abolidas. Boas gorduras fornecem ácidos graxos essenciais, que como o próprio nome já diz, são essenciais para uma boa saúde. Por isso, devemos ingerir diariamente.

O problema é ingerir gorduras a mais sem contabilizá-las. Isso sim pode atrapalhar o bom resultado dos seus esforços para perder peso.



3. Centrífuga de folhas ou saladas

utensílios para ajudar nas dietas
Compre na Camicado clicando aqui.

Começar a sua refeição pela salada ajuda a reduzir a quantidade das calorias ingeridas, pois você já ocupa boa parte do estômago com alimentos bem pouco calóricos.

Estou falando das folhas e de vegetais de baixo índice glicêmico, que devem ser consumidos diariamente.

Mas se você não utilizar uma centrífuga de folhas (veja post), terá muito mais trabalho para ter folhas limpas e secas para usar na sua preparação.

E muito trabalho acaba por desaminar qualquer um, principalmente depois de um dia cansativo de trabalho, não é mesmo?!

Folhas bem sequinhas ajudam a usar menos molho para temperar. Um fiozinho de azeite se espalhará pela superfície dos alimentos sem ser “diluído” pela água acumulada nas folhas. Sua salada vai ficar muito mais gostosa!

Vale ressaltar que nada adianta comer uma linda salada de folhas se você acrescentar molhos ricos em creme de leite e/ou maionese. Ou regar com azeite como se não houvesse amanhã. Nada é proibido, mas tenha sempre moderação.



4. Descascador de legumes

Descascador de legumes ajuda na dieta.
Compre na Amazon clicando aqui.

Muitas vezes eu consumo os legumes com a casca, para aproveitar também os nutrientes nela contidos. Mas em certas preparações as cascas não são bem-vindas. É aí que entra esse prático utensílio. Falo dele por experiência própria!

Depois que eu passei a descascar os legumes com o descascador, não quero outra vida. É muito mais fácil, rápido e econômico do que usar a faca! Isso porque o descascador retira uma casca bem fininha dos legumes, então, menos alimento vai para o lixo.

E para usar esse tipo de utensílio você não precisa ter prática, nem tampouco habilidade. Recomendo muito!



5. Balança de cozinha

Utensílio que ajuda na dieta: balança de cozinha.
Compre na Amazon clicando aqui.

Muitas vezes o nutricionista ou médico prescreve uma dieta e especifica as quantidades de alimentos.

Se o profissional não usar medidas caseiras, como você saberá a quantidade de alimento recomendada? A única forma é pesando.

Mas não se preocupe. Você não precisará andar por aí com uma balança debaixo do braço. Com pouco tempo de uso, você já estará familiarizado com as quantidades.

Assim, quando for a um restaurante ou a casa de alguém, você terá uma boa ideia do seu limite.

Não é para ficar neurótica com as quantidades, pesando até a água. Mas a balança facilita muito para você ir adquirindo noção de quanto pesa certo volume de alimento.

Além disso, se você gosta de cozinhar, encontrará muitas receitas que exigem uma quantidade bem exata para darem certo. Isso é fato principalmente na confeitaria. Então, a balança de cozinha se torna não só útil, mas indispensável.

Se você gostou do post? Gostaria de sugerir mais algum utensílio que também ajuda na dieta? Comente! Para ler mais sobre nutrição é só clicar aqui.

Siga o Almanaque da Mulher no Instagram e no Facebook!

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. Só uma correção: médico não pode prescrever Dieta.
    Então o item relacionado à balança não está de todo correto.
    Por lei, somente o Nutricionista tem autorização para prescrever Dieta quantitativa e qualitativa.

    1. Márcia Bruno diz:

      Boa, Thata. Na teoria é isso. Mas na prática não é, infelizmente.

  2. Concordo com cada indicação. Não vivo sem sem esses citados.

    1. Márcia Bruno diz:

      Tudo o que pode nos ajudar a fazer as coisas de forma mais rápida e melhor é bom, né? Obrigada pelo comentário, Bruna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.