Utensílios para ajudar nas dietas

5 utensílios que ajudam na dieta

Primeira semana do ano, assim como toda segunda-feira, é o período mundial de recomeço das dietas. Não tem jeito, depois das Festas ou do final de semana sempre vem aquela culpa por ter comido demais. Junto chegam as promessas de Ano Novo ou as promessas das segundas-feiras da vida.

Na listinha de planos para o novo ciclo que está começando, uma das primeiras costuma ser: emagrecer. Já virou um clássico! Daí você sai correndo em busca de mais uma dieta da moda que saiu na internet ou em alguma revista.

Mas o fato é, se a dieta tem começo com muitas privações, meio monótono e fim com muitos quilos a menos em pouco tempo, pode desconfiar. Das duas uma: ou você não consegue seguir a dieta até o final ou então você atinge suas metas, mas volta a engordar assim que a dieta acaba. Mas e aí, o que fazer então?!

A resposta é simples, mas o processo é longo. Você precisa se reeducar! Mudar hábitos de vida! Entender que uma alimentação balanceada é para a vida toda. Não tem período de duração. É para sempre! Então, com o dia a dia corrido, como fazer para ter refeições nutritivas e menos calóricas sem passar todas as suas horas livres na cozinha? Se planejando e tendo na sua cozinha os utensílios certos!



Utensílios que ajudam na dieta

Veja os utensílios que você deve ter na sua cozinha para facilitar a aderência a um plano de reeducação alimentar:

1.Panelas antiaderentes

Utensílios que ajudam na dieta
Conjunto de panelas Brinox Ceramic (em outras cores também!)

Vale a pena investir em um conjunto básico de panelas com revestimento antiaderente, pode ser também em cerâmica. Esse tipo de panela permite que você cozinhe os alimentos sem adicionar nenhuma gordura e ainda facilita o processo de lavagem.

Existem várias marcas e preços. Compre o conjunto que está dentro das suas possibilidades. O importante é ter cuidado na hora do uso. Mas lembre-se: quando o fundo estiver arranhado ou descascando é hora de substituir.

Junto com o conjunto de panelas, adquira também alguns utensílios como colheres e espátulas de preparo em silicone ou bambu. Jamais use utensílios metálicos nas suas panelas, pois se você arranhar o revestimento antiaderente, ele começará a soltar mais rápido. E você poderá ingerir o revestimento junto com os alimentos que estão sendo preparados. Os fabricantes dizem que não há riscos se isso acontecer, eu não tenho certeza disso. De qualquer forma, não precisa, né?! Basta usar os utensílios recomendados.

Se sua panela for de alumínio também não use utensílios metálicos. Mesmo não tendo revestimento antiaderente para danificar, você acabará arranhando o metal e soltando partículas de alumínio da panela, que acabarão sendo consumidas. Alguns estudos relacionam o consumo excessivo de alumínio a doenças no Sistema Nervoso Central. Aposente seus utensílios de metal ou deixe-os para serem usados apenas em recipientes de vidro, plástico ou cerâmica, que não riscam.

Mesmo usando utensílios de silicone ou bambu, as panelas com revestimento antiaderente não são eternas. Após um bom tempo de uso, é possível que o revestimento comece a soltar. Aí é hora de trocar. Não vale a pena economizar nisso. A sua saúde vale muito mais!

Você encontra panelas antiaderentes:



2. Pincel de silicone

Utensílios para ajudar nas dietas
Pincel de silicone



Cada grama de gordura acrescenta nas preparações 9 kcal. Agora faça as contas: 1 colher de sopa de azeite, óleo ou manteiga tem aproximadamente 10 g (pode ter mais dependendo do utensílio, pois não há padronização), então, você estará acrescentando, no mínimo, 90 kcal a sua receita. Quanto mais colheres de sopa de gordura você acrescentar, mais e mais calorias.

O pincel será um ótimo amigo, pois você pode literalmente pincelar apenas algumas gotinhas de gordura pela superfície da sua panela, reduzindo muito as calorias da preparação. Mesmo em caso de panelas antiaderentes, você pode usar um mínimo de gordura para facilitar o preparo e dar sabor e o pincel facilitará muito essa tarefa! Existem modelos próprios para serem usados em cozinha, que são feitos em silicone.

Você encontra pincéis de silicone:

3. Centrífuga de folhas ou saladas

utensílios para ajudar nas dietas
Centrífuga ou secadora de salada
Começar a sua refeição pela salada ajuda a reduzir a quantidade das calorias ingeridas, pois você já ocupa boa parte do estômago com alimentos bem pouco calóricos. Estou falando das folhas e de vegetais de baixo índice glicêmico, que devem ser consumidos diariamente. Se você não usar a centrífuga de folhas, terá muito mais trabalho para ter folhas limpas e secas para usar na sua preparação. Muito trabalho acaba por desaminar qualquer um, principalmente depois de um dia cansativo de trabalho, não é mesmo?!

Folhas bem sequinhas ajudam a usar menos molho para temperar. Um fiozinho de azeite se espalhará pela superfície dos alimentos sem ser “diluído” pela água acumulada nas folhas. Sua salada vai ficar muito mais gostosa!

Vale ressaltar que nada adianta comer uma linda salada de folhas se você acrescentar molhos ricos em creme de leite e/ou maionese ou ainda regar com azeite como se não houvesse amanhã. Tenha sempre moderação.

Você acha centrífuga de saladas ou folhas:



4. Descascador de legumes

Utensílios que ajudam na dieta
Descascador de legumes

Muitas vezes eu consumo os legumes com a casca, para aproveitar os nutrientes nela contidos. Mas em certas preparações as cascas não são bem-vindas. Depois que eu passei a descascar os legumes com o descascador, não quero outra vida. É muito mais fácil, rápido e econômico do que usar a faca. O descascador retira uma casca bem fininha dos legumes, então, menos alimento vai para o lixo. Para usar esse tipo de utensílio você não precisa de ter prática, nem tampouco habilidade. Recomendo muito!

Para comprar descascadores você pode procurar:



5. Balança de cozinha

Utensílios para ajudar nas dietas
Balança Digital de Precisão Gourmet Mix
Muitas vezes o nutricionista ou médico prescreve uma dieta e especifica as quantidades de alimentos. Se o profissional não usar medidas caseiras, como você saberá a quantidade de alimento recomendada? A única forma é pesando.

Mas não se preocupe. Você não precisará andar por aí com uma balança debaixo do braço. Com pouco tempo de uso, você já estará familiarizado com as quantidades. Assim, quando for a um restaurante ou a casa de alguém, você terá uma ideia do seu limite. Não precisa ficar neurótica com as quantidades, pesando até a água, mas a balança facilita muito para ter uma boa noção.

Além disso, se você gosta de cozinhar, encontrará muitas receitas que exigem uma quantidade bem exata para darem certo, principalmente na confeitaria, então, a balança de cozinha se torna não só útil, mas indispensável.

Você encontrará vários modelos de balança de cozinha:

  • Na Mobly (LINK)
  • Na Fastshop (LINK)
  • Nas Lojas Americanas (LINK)

Se você gostou do post sobre os utensílios que ajudam na dieta? Gostaria de sugerir mais algum? Comente!

Para ler mais sobre nutrição é só clicar AQUI.



1 comentário em “5 utensílios que ajudam na dieta”

  1. Pingback: Conheça a Nutrição Comportamental: também chamada de antidieta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *