Vinho tinto ou suco de uva? Qual o melhor?

Vinho tinto ou suco de uva? Qual dos dois é melhor para a saúde?

O vinho tinto

Vinho tinto e uvasVocê já deve ter ouvido falar que beber uma taça de vinho por dia faz bem ao coração. Isso está correto, pois o vinho tinto é rico em compostos fenólicos, não-flavonoides e flavonoides, tendo uma potente atividade antioxidante, além de ser anti-inflamatório.

Esses antioxidantes presentes no vinho tinto atuam na prevenção da aterosclerose, prevenindo a oxidação do chamado mau colesterol (LDL) que leva à formação de placas de aterosclerose nas paredes das artérias, reduzindo a pressão arterial e melhorando a função das vasos sanguíneos.


Mas e o suco de uva?

Vinho tinto ou suco de uvaAssim como o vinho tinto, o suco de uva integral é rico em antioxidantes, pois os compostos fenólicos estão presentes na casca das uvas de cor escura. Fica, portanto, a critério de cada um escolher o mais conveniente, desde que você esteja saudável.

O suco de uva, contudo, é o mais democrático, pois pode ser consumido por adultos que vão dirigir e também por crianças e adolescentes, assim como por doentes hepáticos, com hepatite, por exemplo, e por pacientes com câncer.



O problema do álcool presente no vinho

O paciente oncológico deve restringir o consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool, como a quimioterapia, é metabolizado no fígado. E isso pode prejudicar a ação do medicamento, bem como causar toxicidade devido à interação entre os dois. Nesses casos, o suco de uva integral substitui o vinho tinto com equivalente valor nutricional e com todas as propriedades benéficas.

Vale também lembrar que o consumo excessivo de álcool prejudica o metabolismo da glicose, aumentando o acúmulo de gordura no abdome, elevando a pressão arterial e os triglicerídeos.


Serve qualquer suco de uva?

Infelizmente, não. Apenas o suco de uva integral fornece todos os benefícios ao organismo. Para ter certeza que você está comprando o produto certo, tem que ler a lista de ingredientes na embalagem. Suco de uva bom é aquele integral, ou seja, sem adição de água, açúcar e corantes e de preferência orgânico.

Já foi comprovado em pesquisas que os sucos orgânicos apresentaram maior quantidade de compostos fenólicos, antocianinas e resveratrol que os sucos de cultivo convencional.

Os néctares de uva comumente encontrados nos supermercados por serem adicionados de água, açúcar e corantes tem baixíssima quantidade de compostos fenólicos e por isso são pouco eficazes.



Quanto consumir

Mesmo os sucos de uva integrais devem ser consumidos com moderação, pois são bastante calóricos. Um copo de 200 ml tem cerca de 120 kcal. Imagina quantas uvas são necessárias para produzir um copo de suco de uva integral! Para evitar exageros é sempre mais recomendável consumir a fruta do que o suco.

Além disso, são também riquíssimos em carboidratos de alto índice glicêmico. Se você está fazendo dieta para emagrecer ou é diabético não deve tomar esse suco com frequência.

Assim, a quantidade recomendada é até 1 copo de suco de uva integral por dia, mas isso se você não tiver diabetes, fígado gorduroso, triglicerídeos elevados ou problemas com excesso de peso. Nesses casos, o consumo de suco de uva deve ser feito sempre com muita parcimônia e de forma eventual. Substitua por sucos de frutas como limão ou maracujá, mas não adoce com açúcar.



Há quem prefira diluir o suco de uva integral em casa com água, neste caso, irá render mais, mas também não vale adicionar açúcar.

Já para o vinho tinto, recomenda-se o consumo de 2 taças (250 ml) para homens e 1 taça (125 ml) para as mulheres por dia. Uma taça de vinho tinto tem em média 107 kcal. Novamente em dietas para emagrecimento e em caso de diabetes o consumo de vinho deve estar balanceado dentro do plano alimentar. Procure um nutricionista.

Importante: não se esqueça, para se obter todos os benefícios cardiovasculares é importante que o consumo de vinho tinto e/ou de suco de uva integral seja acompanhado pela prática de exercícios físicos e por uma dieta equilibrada.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *