Famílias olfativas

Famílias olfativas: aprenda mais sobre perfumes – parte 1

Adoro me sentir perfumada! Mas não sou aquele tipo de mulher que tem um perfume único para chamar de seu como uma marca registrada. Sou totalmente volúvel quanto aos cheiros, como boa geminiana que sou! hahahahah! Estou sempre em busca de uma fragrância nova para acrescentar a minha coleção. Mas ao analisar meus perfumes, descobri que muitos deles têm cheiros parecidos. Isso também acontece com você?

Acredito que não seja uma característica exclusivamente minha. Em uma enquete rápida com algumas amigas confirmei que na verdade essa é uma tendência bastante comum! Isso ocorre porque costumamos ser fiéis a fragrâncias de uma mesma família olfativa.

Você sabe o que são famílias olfativas e quais são elas? E por que o aroma de um perfume muda com o tempo depois de aplicado na pele? Te explico tudinho aqui nesse post.

Se você curte saber mais sobre perfumes, acesse também esse post aqui (link), no qual falo sobre os perfumes clássicos e atuais.


A composição dos perfumes

Todo perfume tem uma estrutura composta por uma combinação de notas olfativas, que de acordo com a sua volatilidade, são percebidas pelo nosso olfato em diferentes tempos. São três os tipos de notas que compõem a identidade de uma fragrância.

  • Notas de topo: por serem as mais leves, frescas e voláteis, são as primeiras que sentimos.  São as responsáveis pelo impacto inicial de um perfume.
  • Notas de corpo: também conhecidas como notas do coração, são o tema principal, a personalidade do perfume. Menos voláteis e mais encorpadas, são perceptíveis entre 1h a 2h após a aplicação.
  • Notas de fundo: é o último acorde a ser percebido. São mais densas e substanciais, mescladas às demais notas, dão a identidade final ao perfume.

A percepção das 3 notas olfativas em diferentes períodos responde a pergunta de por que os cheiros dos perfumes mudam na nossa pele conforme o tempo passa. Mas depois de algum tempo, os três tipos de notas são percebidos conjunto.

E é a combinação dos 3 tipos de notas com o cheiro particular de cada pele que torna o aroma de um perfume único! Por isso, nem adianta tentar copiar exatamente aquele cheiro gostoso que sentimos em outra pessoa. Podemos comprar o mesmo perfume, mas o resultado final nunca será totalmente igual.

Para compor cada uma das notas de uma fragrância, os perfumistas misturam ingredientes que fazem parte das famílias olfativas.

Famílias olfativas são um conjunto de essências que guardam semelhanças entre si.



As famílias olfativas

Existem vários tipos de famílias olfativas. Os principais são:

  • Floral
  • Frutal
  • Cítrico
  •  Oriental
  •  Amadeirado
  •  Chipre
  • Herbal
  • Especiado
  • Gourmand
  • Couro
  • Aquático
  • Frougére (ou aromático)

Nos perfumes são mesclados mais de uma família olfativa como constituintes das suas notas de topo, meio e fundo.



Família olfativa: floral

O nome já é autoexplicativo, são as essências feitas a partir de óleos extraídos de flores. Assim, temos óleos de rosas, jasmins, violetas, magnólias, lírios, entre outras. É uma das famílias mais ricas em opções da perfumaria. As fragrâncias que compõem a família dos florais costumam ser bem marcantes e muito associadas à feminilidade.

Famílias olfativas

  •  J’adore (compre aqui) – eau de parfum premiado no The Fragrance Foundation Awards 2015, prêmio conhecido como o Oscar da perfumaria, na categoria Fragance Hall of fame e Media Campaign of the year. Combinação do ylang-ylang e jasmim com várias notas florais de flor de magnólia e ainda melão, pêssego, pera, bergamota, violetas, orquídea e lírio-do-vale. Esse eu tenho! Cheiro de rycca!
  •  Ilía Dual feminino (compre aqui) – deo parfum intenso, contrasta a delicadeza da flor mimosa e o cheiro doce da flor-de-mel com notas de couro e especiarias.
  • La Vie Est Belle (compre aqui) – eau de parfum que entrelaça notas florais de íris, jasmim e flor de laranjeira tunisiana com patchouli e pralinê. Tem a pera como nota de topo.
  • Chloé (compre aqui) – as nuances médias desse eau de parfum são de flor de magnólia, lírio do vale e rosas, as principais são de peônia rosa, frésia e lichia e as notas de fundo de cedro, âmbar e mel.

Família olfativa: frutal

Nessa o nome também já indica que essa família é composta de aromas provenientes das frutas. As mais comumente utilizadas na perfumaria são a maçã, o pêssego, a lichia, a cereja, as frutas vermelhas e a laranja. Os aromas frutais são opções perfeitas para serem usadas em dias mais quentes sem o risco de ficarem demais, invadindo o espaço alheio.

Família olfativa

  • Humor da Minha Vida (compre aqui) – desodorante colônia com cheirinho de maçã do amor caramelizada, toques cítricos e de especiarias frias, em um fundo sensual de âmbar e vanilla.
  • Nina (compre aqui) – eau de toilette que mistura limões taiti e siciliano, com notas de maçã, peônia, pralinê e datura em um fundo de almíscar e cedro. Adoro! Está na minha coleção.



Família olfativa: cítrico

Os cítricos pertencem a uma família olfativa super versátil, agradando tanto homens quanto mulheres. Tem também origem em frutas, mas nesse caso as essências vêm de itens mais “ácidos”, portanto cítricos, como limão e bergamota (tangerina). São fragrâncias frescas e bem suaves, super indicadas para os dias mais quentes.

Tipos de perfumes

  • Frescor Maracujá Ekos (compre aqui) – desodorante colônia com refrescantes notas do extrato aromático de maracujá.
  • Calvin Klein One (compre aqui) – eau de toilette bem fresco, unissex, com combinação de bergamota, cardamomo, freesia e lavanda. Tenho, e já não é meu primeiro frasco.

Família olfativa: oriental

Fazem parte dessa família o âmbar e a baunilha. São fragrâncias fortes, sensuais, elegantes e cheias de personalidade. Tipicamente femininas, são perfeitas para serem usadas em dias mais frios.

Famílias olfativas dos perfumes

  • La Nuit Trésor  (compre aqui) – eau de parfum Lancôme com orquídea, baunilha e rosa negra, unindo-se a pêra como nota de topo com fundo de patchouli, incenso, lichia, papiro e pralinê.
  • Hypnotic Poison (compre aqui) – eau de toilette com as notas de sândalo, amêndoa, baunilha e almíscar, que se mesclam ao damasco, ameixa e coco em uma base de tuberosa, jasmim, lírio-do-vale, rosa, pau-brasil e alcaravia.
  • Good Girl (compre aqui) – eau de parfum da Carolina Herrera, contém notas de cacau, café, amêndoa e tuberosa. O frasco é uma graça em forma de salto alto.



Família olfativa: amadeirado

Muito associada aos perfumes masculinos, essa família também é usada em fragrâncias femininas, mas geralmente acompanhadas de florais. Têm em sua composição algumas misturas de madeiras que resultam em aromas mais secos e menos adocicados, vindos do sândalo, do pinho, do cedro e do patchouli. São cheiros bem marcantes e transmitem uma sensação de poder.

Família Olfativa

  • Essencial Elixir  (compre aqui) – deo parfum finalizado com patchuli, contém notas cítricas e frutais com um corpo floral.
  • 212 Vip Rosé (compre aqui) – eau de parfum com notas amadeiradas, almíscar branco e âmbar.
  • Elie Saab (compre aqui) – eau de parfum com cedro e patchouli, contém ainda mel de rosas, gardênia, flor de laranjeira e jasmim.

Família olfativa: chipre

Essa família olfativa compreende uma mistura de aromas de diferentes famílias olfativas, unindo o aroma de musgo ou amadeirado aos cítricos. São marcantes, poderosos e intensos, perfeitos para a noite. As essências dessa classificação também são combinadas com florais e frutais.

Famílias olfativas

  • Luna Intenso (compre aqui) – deo parfum que exala sensualidade, criada a partir do patchuli heart, o mais puro e forte lapidado a partir do patchuli bruto. Tem ainda uma mistura de notas gourmand de vanilla e florais femininos selecionados.
  •   (compre aqui) – eau de parfum elegante e sofisticado de Giorgio Armani, com notas de groselha negra, frésia e baunilha.

No próximo post falo sobre as outras famílias olfativas.



1 comentário em “Famílias olfativas: aprenda mais sobre perfumes – parte 1”

  1. Pingback: Guia do perfume: clássicos e atuais, siba as diferenças entre os tipos de perfumes e a fixação no corpo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *