Escovar corretamente os dentes deixou de ser apenas uma preocupação com a saúde local da boca, a estética e a higiene pessoal. Isso porque cada vez mais os pesquisadores têm relacionado a precária higiene oral com doenças sistêmicas como problemas cardíacos e infecções generalizadas. Assim, manter a higiene da boca em dia é fundamental para manter também o corpo são. E uma higiene oral correta precisa de instrumentos adequados para ter mais eficiência. Neste post mostro como escolher escova de dente e mostro para você as novidades nessa área.
Como escolher escova de dente
A higiene bucal é indispensável para a saúde do corpo todo. Escovar os dentesfaz parte do nosso dia a dia e como uma tarefa habitual muitas vezes fazemos no piloto automático.
Mas para garantir um sorriso perfeito e uma boa saúde a escolha e a troca frequente das escovas de dentes é fundamental. Isso claro, aliado ao uso de fio dental e da técnica correta de escovação.
Como em muitas tarefas de extrema importância, instrumentos adequados são de grande ajuda.
E com tantos tipos de escovas de dentes que se vê no mercado é natural ficar confusa na hora de escolher a sua.
O mais importante, contudo, é ficar atenta a alguns detalhes. Veja quais são eles:
Tamanho é documento
Uma boa escova de dente deve ter a cabeça arredondada e pequena, como uma escova infantil.
Isso porque só assim você vai conseguir chegar a todos os cantinhos da boca, em especial os dentes mais do fundo, para remover a placa bacteriana nos dentes.
Observe as cerdas
As cerdas são as responsáveis pela limpeza dos dentes através da remoção dos restos de alimentos e da placa bacteriana.
Assim, na hora de trocar a sua escova analise tanto a maciez quanto a quantidade das cerdas.
As escovas de dentes devem ser sempre macias, pois limpam melhor e ainda diminuem a possibilidade de provocar retração gengival e desgaste do esmalte dos dentes.
Quanto a quantidade de cerdas, uma escova de boa qualidade possui em média 1.700 cerdas. Já escovas de qualidade superior possuem de 3.000 a 7.000 cerdas!
Em geral, as escovas de dentes com mais cerdas não são baratas, nem se encontram em qualquer supermercado.
Também não são feitas com cerdas de nylon comum, mas sim com uma espécie de microfibra, que remove mais a placa. São, sem dúvida, um produto diferenciado, mas que vale a pena pagar um pouco a mais.
Escovas de dentes elétricas: vantagens
Outra opção muito interessante são as escovas de dentes elétricas. Tenho observado cada vez mais os dentistas recomendarem esse tipo de produto.
Ainda não aderi pessoalmente, mas comprei para o meu filho e a dentista achou que a higiene oral dele, usando a escova elétrica, ficou muito melhor.
Um estudo feito pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra, mostrou que as escovas com movimentos automáticos de rotação e oscilação são mais efetivas para remover a placa bacteriana e reduzir, assim, o risco de desenvolver gengivite.
Além disso, é importante usar corretamente esses equipamentos sem fazer pressão excessiva sobre os dentes e as gengivas para não causar danos. Existem modelos que param de funcionar assim que você aplica força demais pois têm sensores.
Como guardar escova de dente no banheiro
Não é difícil imaginar que o banheiro é o local mais contaminado da casa. Assim, nunca deixe sua escova de dente sobre a pia.
Isso porque na hora de dar a descarga, se a pessoa não fechar primeiro a tampa do vaso, o movimento da água pode espalhar as bactérias das fezes pelo ar. Sim, bem nojento, mas é a pura verdade.
Assim, mantenha a sua escova preferencialmente dentro do armário ou, então, coloque-a em recipientes fechados como esse abaixo. Mas sempre na vertical, para facilitar a secagem.
Como evitar o mau hálito
Outro instrumento que muita gente não usa é o limpador de língua. De nada adianta escovar maravilhosamente bem todas as superfícies de cada dente, usar fio dental e até enxaguatório bucal, se você esquecer de limpar também a língua.
Pela própria anatomia da língua, as papilas gustativas presentes em sua superfície podem reter partículas de alimentos, células descamadas da boca, muco e bactérias, a chamada saburra.
A saburra, que se apresenta como uma camada branca sobre a língua, precisa ser retirada da sua superfície a cada escovação.
Se você fizer a limpeza dos seus dentes direitinho, mas esquecer da língua, todo seu trabalho terá sido em vão.
Quando você passar a língua sobre os dentes, eles ficarão sujos de novo! O acúmulo da saburra sobre a língua também pode gerar também mau hálito.
Você pode fazer a limpeza com a própria escova ou então com um limpador de língua. Como ele é mais baixinho que a escova, dá para ir mais fundo na língua sem provocar ânsia de vômito.
Seleção de produtos para a higiene oral
Abaixo fiz uma seleção de produtos para higiene bucal com ótimas propostas:
- Creme Dental Sensodyne True White (clique aqui) – creme dental branqueador 10 vezes menos abrasivo que outros cremes branqueadores. Clareia os dentes sem causar sensibilidade e sem prejudicar o esmalte dos dentes.
- Escova de Dente Elétrica Oral-B Vitality – 110v (clique aqui) – recarregável, com movimento em 2 D: oscilação e rotação. É essa que meu filho tem.
- Kit Escova Dental Oral-B Pro-Gengiva Ultra Macia – com cerdas micro divididas ultra macias. Indicada também para gengivas sensíveis.
- Antisséptico Enxaguatório Bucal Boni Natural Menta e Melaleuca (clique aqui) – possui fórmula que mata 99,9% das bactérias causadoras de problemas bucais. Contém óleos naturais de menta e melaleuca, que auxiliam no combate ao mau hálito e deixa sensação de limpeza. O óleo de melaleuca também é conhecido como Tea Tree é um famoso antisséptico e antibacteriano natural. Produto sem flúor, parabenos e triclosan.
- Escova Dental Curaprox Ultra Soft (clique aqui) – com formato sextavado que facilita sua utilização na angulação correta durante a escovação. Tem as cerdas bem densas e macias. É essa que eu uso. Desde que comecei a usar não tive mais problemas de retração da gengiva nem sensibilidade a alimentos gelados ou quentes.
- Limpador de Língua Bitufo Dupla Ação (clique aqui) – contém cerdas para uma limpeza profunda da superfície da língua e um raspador que recolhe e elimina os resíduos.
Como escolher escova de dente: modelos especiais
Além das escovas dentais normais, existem outras recomendadas para problemas específicos. São elas:
- Ortodôntica – possuem uma depressão nas cerdas na região central da cabeça. Isso facilita a escovação de quem tem aparelho fixo nos dentes.
- Interdental – ideal para alcançar entre os dentes. Possui uma haste metálica feita de aço cirúrgico e cerdas perpendiculares à haste de forma radial.
- Unitufo – ideal para ser usada por pessoas com aparelhos ou implantes. Também pode ser utilizada por pessoas que buscam uma limpeza dos dentes mais minuciosa.
- Elétricas – com cerdas acionadas por energia proveniente de baterias recarregáveis ou pilhas. Há modelos que fazem movimentos considerados 3 D, pois apresentam oscilação, rotação e pulsação. Indicadas também para pessoas com deficiência nos movimentos dos braços ou das mãos.
- Escovas para pós-operatórios – com cerdas extremamente macias, são indicadas para as regiões da cavidade oral que passaram por cirurgia recente.
Forma correta de usar as escovas interdentais

Como escolher escova de dente: produtos especiais
- Curaprox Escova Dental Ortho (clique aqui) – oferece encaixe específico para os braquetes permitindo uma escovação efetiva para quem usa aparelho.
- Escova Dental Colgate Interdental Unitufo – contém um cabo e 3 escovas: Interdental 2,5 mm, Interdental cônica e unitufo, diferentes opções para diferentes necessidades.
- Curaprox Unitufo (clique aqui) – pequena ponta arredondada formada por cerdas Curen. Ou seja, perfeita para executar a limpeza dente a dente, já que seu formato permite seguir os contornos da gengiva.
- Interdental Tepe 4 mm Rosa Macia c/ 8 Unidades (clique aqui) – para a limpeza entre os dentes.
- Escova Dental Elétrica Professional Care 500 110V Oral-B (clique aqui) – com sensor de pressão sobre as gengivas, a luz no cabo indica que a intensidade de força da escovação deve ser reduzida. Com movimentos em 3 D: oscilação, rotação e pulsação.
- Elétrica Professional Care 5000 D34 110V Oral-B (clique aqui) – com movimento em 3 D: oscilação, rotação e pulsação. Conta com sensor de pressão sobre as gengivas e monitor digital para escovação personalizada.
Gostou das dicas de como escolher escova de dente? Você já usa ou pretende mudar para o modelo elétrico? Qual a sua opinião, valeu a pena o investimento?