A temperatura esfriou, e com isso os riscos de lesão aumentam. Mas a rotina de exercícios deve se manter a mesma. Afinal, fazer exercícios é importante para a saúde o ano todo, inclusive no período mais frio. Além disso, é no inverno que se constrói o corpo do verão. Então, veja no post abaixo dicas de como treinar no frio sem se lesionar.
Como treinar no frio sem lesões
A temperatura caiu, então, é preciso ter mais cuidado antes de treinar, pois a incidência de lesões cresce com o frio.
Isso porque os músculos sofrem aumento do tônus e têm picos de contração mais lentos. Como consequência, há o risco de estiramentos musculares e redução do desempenho.
Também, em temperaturas extremamente baixas, o aporte de sangue pode ser reduzido, já que é redirecionado à manutenção dos órgãos vitais, aumentando, dessa forma, as chances de lesões.
A dica para evitá-las é realizar um aquecimento leve, como um trote ou bicicleta com pouca carga, durante 5 a 15 minutos antes de iniciar o treinamento.
Isso provoca uma elevação gradual da circulação, deixando a musculatura mais preparada para o esforço.
Já o alongamento, que tem por objetivo melhorar a elasticidade das fibras, reduzindo, assim, os estiramentos, deve ser feito após o aquecimento, quando o fluxo sanguíneo está maior.
Outra coisa que ajuda muito é se vestir de forma correta para não sentir frio e acabar desanimando, nem calor. Clique aqui e veja o post com várias sugestões de looks para treinar no frio.
É só isso por hoje. Bons treinos! Ah, e segue o Almanaque da Mulher no Instagram é @almanaquedamulher.