fbpx
Como se preparar para uma consulta médica

Você se prepara para as consultas médicas?

Para algumas pessoas, ir ao médico pode ser motivo de grande preocupação e nervosismo. A ansiedade sentida diante do profissional, como paciente ou mesmo como acompanhante, de crianças ou pessoas com alguma deficiência, por exemplo, pode bloquear sua capacidade de ordenar os pensamentos de maneira clara e objetiva. Assim, veja como se preparar para consultas médicas de forma a aproveitar da melhor forma possível esse momento indispensável ao diagnóstico e tratamento corretos.

Como se preparar para consultas médicas

É comum acontecer com você de só se lembrar de que se esqueceu de falar ou perguntar para o médico alguma coisa quando chega à sua casa após a consulta?

Se descrever sintomas, dores, exames e medicamentos já é uma coisa difícil sobre si mesmo(a), imagine para uma mãe ou pai que tenha que fazer isso para cada um dos seus filhos?

Ou então para um(a) filho(a) que está acompanhando seu pai ou mãe idoso na consulta após um dia extenuante de trabalho.

Haja memória!

Como se preparar para a consulta médica

O médico, por sua vez, nem sempre consegue ajudar, pois ele não é adivinho e ainda por cima, tem a preocupação com o tempo, pois precisa atender vários pacientes no mesmo dia.

Se você se identificou, então a partir de agora passe a se preparar sempre com alguma antecedência para as consultas médicas.

Pare e pense sobre suas queixas e sintomas. Use papel e caneta ou mesmo seu celular para anotar tudo, inclusive as informações sobre os medicamentos em uso.

Ah, e junte todos os exames em um saco ou envelope para não esquecer nada!

Para complementar, veja no infográfico abaixo, que eu encontrei no site do Dr. Dráuzio Varella, com o que é preciso fazer para chegar à consulta bem preparado(a).

Assim você consegue ajudar ao médico a fazer um diagnóstico mais preciso, e aproveita o momento para solucionar todas as suas dúvidas. Consultas médicas

Para mais dicas sobre saúde clique aqui. Gosta de ler sobre Nutrição? Então é só clicar aqui para ver mais posts sobre o assunto.

Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *