Conheça um dos castelos mais românticos de Portugal, o Castelo de Almourol, erguido em uma pequena ilha do rio Tejo. Para chegar no castelo é necessário pegar um barquinho. Parece cenário de filme de tão perfeito! Descubra como chegar lá no post a seguir.
O Castelo
O Castelo de Almourol encontra-se em uma pequena ilha do rio Tejo localizada na Freguesia da Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da Barquinha, Distrito de Santarém, em Portugal.
As raízes históricas da edificação do Castelo de Almourol apontam para o século II a.C. O castelo teria sido erguido no local de um primitivo castro lusitano conquistado pelos romanos durante a ocupação da Península Ibérica.
Posteriormente, foi ocupado pelos Alanos, Visigodos, Mouros até a Reconquista Cristã. É muita história!

O castelo foi tomado dos mouros no reinado de D. Afonso Henriques e entregue à Ordem dos Cavaleiros Templários para sua defesa.

Palco de muitas batalhas, foi reconstruído por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1711, sendo hoje um dos monumentos militares medievais mais emblemáticos e cenográficos de Portugal.






Como chegar no Castelo de Almourol
Para se chegar ao castelo é necessário pegar um barco que parte do cais, em Tancos.
Partidas do barco:
O ingresso inclui o passeio de barco até a ilha, uma paragem para visita ao castelo e o regresso a Tancos. Os barcos partem do cais de Tancos de hora a hora de 2ª-feira a domingo nos seguintes horários:
- De 1 nov a 28 fev: das 10:00 às 13:00 h e das 14:30 às 17:00 h.
- De 1 mar a 31 out: das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 19:00 h.
Preços:
- 3,00 € por pessoa (mínimo 5 pessoas até 14 pessoas inclusive).
- Grupos superiores a 15 pessoas, necessário marcação prévia. Neste caso o preço passa a 2,20 € por pessoa.
Reservas e informações:
Junta de Freguesia de Tancos
Tel/Fax: 249712094
Tel: 962625678
E-mail: jftancos@gmail.com


Veja também os posts: |
Siga o Almanaque da Mulher no Instagram!