fbpx

Dica de viagem: Marvão em Portugal

Estávamos voltando de Évora, na região do Alentejo, com destino ao norte de Portugal, quando nos deparamos com a imagem de um castelo no alto do morro. Nem sabíamos seu nome, mas resolvemos nos desviar do nosso caminho para visitá-lo. Tivemos então uma maravilhosa surpresa já ao subirmos as estreitas e tortuosas ruas da vila de Marvão. Casinhas brancas cercadas e protegidas pelas muralhas do castelo.

Marvão: castelo e povoado

Dicas de viagem para Marvão
Vista da cidadela a partir da estrada.
Dicas de viagem para Marvão
As ruas tranquilas do povoado.
Dicas de viagem para Marvão
Casas bem branquinhas e caminhos de pedras.

Descemos do carro e seguimos nosso passeio a pé até o castelo, apreciando cada cantinho da cidadela. As casinhas, muito brancas, brilhavam sob o sol, chegando a ofuscar os olhos.

Dicas de viagem para Marvão
Vista a partir das muralhas.

Silêncio e muita tranquilidade literalmente rodeavam o local. Havia poucas pessoas circulando pelas ruas. Essa é a vantagem de visitar locais ainda não completamente descobertos pelos turistas.

Dicas de viagem para Portugal
A visão de uma das torres do castelo.
Dicas de viagem para Portugal
Construção bem preservada.

Por cima das muralhas que cercam a cidade é possível avistar lindas paisagens, tanto portuguesas como espanholas.

Dicas de viagem
As muralhas que cercam a cidadela.
Dicas de viagem por Portugal
Visão privilegiada do horizonte.
Os mais lindos Castelos de Portugal
Para quem ama visitar castelos, Marvão é sem dúvida um destino imperdível!
Dicas de viagem para Marvão
É no alto que está a maior surpresa! Um lindo jardim.

Contrastando com a paisagem áspera das pedras do castelo encontramos lindos jardins floridos. Muito romântico e inesquecível!

Dicas de viagem para Portugal
A capela de Nossa Senhora da Estrela.
Dicas de viagem para Portugal
A beleza do jardim no alto do morro.
Dicas de viagem para Portugal
Para ver e se encantar.

Até os postes de iluminação da cidade são encantadores.

Castelo de Marvão
Muito lindo o Castelo de Marvão com a vila fortificada que o envolve.

Informações sobre a cidade

Ao voltar para casa me informei melhor sobre o lugar. O Castelo de Marvão localiza-se na vila e freguesia de Santa Maria de Marvão, concelho de Marvãodistrito de Portalegre. O castelo fica a 843 metros acima do nível do mar, em um dos pontos mais altos da Serra de São Mamede, conhecida como Serra do Sapoio.

O castelo, ao norte da serra, ocupa posição dominante e estratégica sobre a vila, controlando, no passado, a passagem do rio Sever, afluente do rio Tejo. Esse fato garantiu-lhe a atenção de diversos monarcas, marcada por diversas campanhas de remodelação, que deram ao monumento o seu aspecto atual.

História

Apesar de inúmeros achados arqueológicos da romanização dessa região, não se conhecem documentos que contem, em detalhes, a história de Marvão durante o período romano.

O nome da vila apareceu pela primeira vez em um escrito oficial em 1214! Sempre fico impressionada com essas datas!

O escarpado rochedo sobre o qual o castelo se encontra, forma uma defesa natural, que só pode ser acessada pelo seu lado leste, na direção de onde a vila cresceu por dentro das muralhas.

Do alto do castelo é possível ver a fronteira com a Espanha e observar a cidade espanhola de Valencia de Alcântara, de onde as forças inimigas frequentemente surgiam.

O castelo e seus muros encontram-se todos bem preservados, mas várias obras de reconstrução foram realizadas ao longo dos séculos.

Abaixo uma das cisterna para armazenamento da água da chuva e que permitia abastecer a cidade por até 6 meses. Impressionante, né?!

Dicas de viagem para Portugal
Cisterna, que podia garantir à vila abastecimento de água por até 6 meses durante as diversas tentativas de invasão.

Hospedagem

Recomendo muito a visita. Em uma próxima vez pretendo pernoitar na cidade para poder aproveitar o pôr do sol visto das muralhas. Normalmente fecho a reserva dos meus hotéis pelo site da Booking (LINK) e sempre deu tudo certo. É só marcar a bandeirinha do Brasil para ver o site todo em português. Recomendo!


Booking.com

 

Para mais posts sobre Portugal acesse aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *