Amo flores!! Eu me lembro que quando vi pela televisão uma reportagem sobre o Keukenhof, fiquei absolutamente maravilhada com as imagens e prometi a mim mesma que um dia eu iria ver toda aquela beleza de perto. E finalmente esse sonho se realizou no ano passado.
O Keukenhof também conhecido como Jardim das Tulipas é o maior parque de flores do mundo e fica situado próximo à cidade de Lisse, de fácil acesso para quem está hospedado em Amsterdã na Holanda.
A ideia do parque surgiu em 1949 como uma vitrine para os produtores de flores holandeses.
São milhões de bulbos de flores plantados à mão, um a um, formando tapetes de tulipas e outras flores em uma área verde de 32 hectares. O parque é preparado durante todo o ano para só abrir por 3 meses.
Como a natureza tem seus caprichos, a cada ano o parque é aberto ao público numa data diferente, dentro da primavera no hemisfério norte. O parque funciona todos os dias nesse período.
Todos os anos, os jardins do Keukenhof são decorados segundo um tema, que em 2016 homenageou o Século de Ouro da Holanda. Em 2015, quando eu visitei, homenageou o pintor Vicent Van Gogh.
É lindíssimo! Vale muito a pena conferir!
Quando ir ao Keukenhof:
Agora que você já sabe a data em que o parque estará aberto pode começar os preparativos para a sua viagem. Recomendo que você compre os ingressos pela internet, o site é esse aqui (clique e confira). As informações estão todas em inglês.
Não deixe para comprar lá na bilheteria (funciona das 8 às 18 h), você vai pegar filas e perder ainda mais tempo, tempo pago em euros.
Não há horário nem dia marcado para visita, mas já pensou se você viaja na primavera europeia com o objetivo de visitar o parque e chega lá e já esgotou o número de ingressos?!
Nem sei se isso já aconteceu alguma vez, mas seria desesperador, não acha?! Então, compre antes, é fácil, rápido e seguro.
Mas evite ir logo no início da exposição ou muito perto do final. Se você for cedo, pode ser que as flores ainda não estejam totalmente abertas e prontas para serem admiradas.
No final é possível que elas já estejam começando a murchar. Então, recomendo que você programe sua ida para a Holanda bem no meio do período de abertura do parque.
Outra dica preciosa, como não tem data marcada para a visita, sempre verifique a previsão do tempo antes de sair do seu hotel. A internet e o seu smartfone também servem para isso. O parque fica ainda mais lindo com sol, claro.
Dicas:
Saia cedo para aproveitar bem o dia. O parque abre das 8 às 19:30 h., mas como é grande, não convém sair tarde do hotel, tem fila para entrar no ônibus e demora um pouquinho para chegar lá.
De ônibus leva cerca de 40 minutos a partir do aeroporto. Além do Keukenhof existe a possibilidade de visitar os campos de flores que ficam próximos ao parque.
Assim, você consegue fazer tudo no mesmo dia. O passeio pelos campos floridos eu contei em outro post (clique aqui para acessar).
No parque há restaurantes, lanchonetes e banheiros distribuídos por vários pontos. Infraestrutura de primeiro mundo.
A comida servida, entretanto, não é das melhores. A cozinha holandesa não é uma maravilha, mas o visual do lugar compensa é muito!
Onde se hospedar?
Apesar do Keukenhof não ficar em Amsterdã, mas sim próximo de Lisse, como eu já havia comentado, dá para fazer um bate-volta para o parque tranquilamente.
E foi exatamente isso o que eu fiz. Reservei um hotel pelo Booking (clique aqui) e passei ao todo 7 dias em Amsterdã. Mas também é possível ficar hospedado em Lisse mesmo (clique aqui).
De Amsterdã fui ao Keukenhof, a Bruges (clique e veja post) e a Zaanse Schans. Os outros dias curti muito a cidade de Amsterdã (clique e veja post), que tem muitos pontos turísticos sensacionais.
Como chegar no Keukenhof?
Você pode ir de carro. É só ir até Lisse e de lá seguir as placas para o Keukenhof ou então usar o GPS.
Eu fui de transporte público. Segui até a Estação Central de Amsterdã e peguei um trem até o Schiphol (o aeroporto). Chegando no Aeroporto, peguei o ônibus 858. O ônibus faz saídas a cada 15 minutos durante o dia.
Para achar o ponto do ônibus procure pelo Starbucks, tem uma saída lateral logo ao lado, daí é só seguir as placas. Se não achar, pergunte. Para entrar no ônibus é só apresentar para o motorista o e-ticket que você imprimiu na sua casa ao comprar os ingressos.
Quem compra pelo site pode optar pelo ingresso do parque combinado com passe do ônibus. Eu comprei esse.
A seguir coloquei algumas das mil fotos que eu tirei:
Apesar do lindo dia de sol, estava frio. Não esqueça de levar roupas de inverno. A temperatura não tem nada a ver com a nossa primavera.
As tulipas parecem de mentira de tão lindas!
Que linda essa combinação de cores!!
No parque além das flores tem muitos animais típicos de fazenda para ver.
Tem uma estufa enorme com várias orquídeas e outras flores para visitar também.
Em 2015 o mosaico com flores apresentado no Keukenhof, tradição na exposição, foi em homenagem a Vicent Van Gogh, pintor holandês que se inspirou muito nas flores para pintar seus quadros. Emocionante!
Do alto desse moinho dá para avistar alguns campos de flores.
Veja também os posts: |
Esse lugar é ou não é um lugar de sonho?!
Lugar maravilhosoooo!!??? Já coloquei na minha wish list!!! ??
É lindo mesmo! Vale muito a pena conhecer.