Estávamos voltando de Évora, na região do Alentejo, com destino ao norte de Portugal, quando nos deparamos com a imagem de um castelo no alto do morro. Nem sabíamos seu nome, mas resolvemos nos desviar do nosso caminho para visitá-lo. Tivemos então uma maravilhosa surpresa já ao subirmos as estreitas e tortuosas ruas da vila de Marvão. Casinhas brancas cercadas e protegidas pelas muralhas do castelo.
Marvão: castelo e povoado


Casas bem branquinhas e caminhos de pedras.Descemos do carro e seguimos nosso passeio a pé até o castelo, apreciando cada cantinho da cidadela. As casinhas, muito brancas, brilhavam sob o sol, chegando a ofuscar os olhos.

Silêncio e muita tranquilidade literalmente rodeavam o local. Havia poucas pessoas circulando pelas ruas. Essa é a vantagem de visitar locais ainda não completamente descobertos pelos turistas.


Por cima das muralhas que cercam a cidade é possível avistar lindas paisagens, tanto portuguesas como espanholas.




Contrastando com a paisagem áspera das pedras do castelo encontramos lindos jardins floridos. Muito romântico e inesquecível!



Até os postes de iluminação da cidade são encantadores.

Informações sobre a cidade
Ao voltar para casa me informei melhor sobre o lugar. O Castelo de Marvão localiza-se na vila e freguesia de Santa Maria de Marvão, concelho de Marvão, distrito de Portalegre.
O castelo fica a 843 metros acima do nível do mar, em um dos pontos mais altos da Serra de São Mamede, conhecida como Serra do Sapoio.
O castelo, ao norte da serra, ocupa posição dominante e estratégica sobre a vila, controlando, no passado, a passagem do rio Sever, afluente do rio Tejo.
Esse fato garantiu-lhe a atenção de diversos monarcas, marcada por diversas campanhas de remodelação, que deram ao monumento o seu aspecto atual.
Como chegar
O melhor jeito de chegar a Marvão é de carro, pela A6 e E802. A vila fica situada a 238 Km de Lisboa e 300 Km do Porto.
Há ônibus que chegam até a vila de Marvão, saindo de Lisboa, mas são mais escassos e demoram cerca de 4:30h até lá.
História
Apesar de inúmeros achados arqueológicos da romanização dessa região, não se conhecem documentos que contenham, em detalhes, a história de Marvão durante o período romano.
O nome da vila apareceu pela primeira vez em um escrito oficial em 1214! Sempre fico impressionada com essas datas!
O escarpado rochedo sobre o qual o castelo se encontra, forma uma defesa natural, que só pode ser acessada pelo seu lado leste, na direção de onde a vila cresceu por dentro das muralhas.
Do alto do castelo é possível ver a fronteira com a Espanha e observar a cidade espanhola de Valencia de Alcântara, de onde as forças inimigas frequentemente surgiam.
O castelo e seus muros encontram-se todos bem preservados, mas várias obras de reconstrução foram realizadas ao longo dos séculos.
Abaixo uma das cisterna para armazenamento da água da chuva e que permitia abastecer a cidade por até 6 meses. Impressionante, né?!

O que visitar em Marvão
Castelo
O ponto turístico mais procurado de Marvão sem dúvida é o castelo. De lá você pode tirar fotos lindas! A entrada custa 1,50 euros e está aberto todos os dias das 10h às 17h.
Veja também o post sobre o Castelo de Almourol clicando aqui.
Miradouro e Torre de Menagem
Por estar localizada no ponto mais alto da Serra de São Mamede, as vistas da cidade são um grande atrativo turístico.
Igreja de Santa Maria (e Museu Municipal)
A Igreja de Santa Maria está localizada no Largo de Santa Maria, pertinho do Castelo.
Esta igreja do século XIII está fechada ao culto, mas desde 1987, acolhe o Museu Municipal, um interessante museu com seções de arqueologia, epigrafia, etnografia, armas e arte sacra.
O horário de abertura é de terça a domingo das 10h às 12:30h e das 13:30h às 17h. O preço da entrada são 2 euros.
Igreja de Santiago
Paróquia do século XIV da Ordem do Hospital, passando a Priorado de Malta. Em estilo gótico, apresenta em seu portal uma cruz da Ordem de Malta.
Horário de funcionamento: de março a outubro das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h; de novembro a fevereiro das 10h às 12h30 e das 13h30 às 17h.
Hospedagem
Recomendo muito a visita. Em uma próxima vez pretendo pernoitar na cidade para poder aproveitar o pôr do sol visto das muralhas.
Normalmente fecho a reserva dos meus hotéis pelo site da Booking (clique aqui) e sempre deu tudo certo. É só marcar a bandeirinha do Brasil para ver o site todo em português. Recomendo!
Veja também os posts: |
Enfim, é isso por hoje. Você já foi a Marvão?