fbpx
Dicas de turismo de Trancoso

Trancoso é beleza pura!

Quem me acompanha pelas redes sociais sabe que estive mês passado por uns dias em Trancoso na Bahia. Ô lugar gostoso para curtir o mar, o sol e o tempero baiano, viu!

A cidade fundada pelos jesuítas, virou point dos pelos hippies na década de 1970 e de lá para cá vem recebendo muitos turistas, inclusive inúmeras celebridades, tanto do Brasil como do exterior.

A fama da cidade cresceu ainda mais quando o jornal The New York Times colocou Trancoso na sua lista das 31 viagens imperdíveis. Trancoso também já serviu de locação para fotos da modelo Ana Beatriz Barros pelo celebradíssimo fotógrafo de moda Terry Richardson.


Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse destino de praia cheio de charme e pegar dicas imperdíaveis de viagem para lá, continue lendo esse post.

Trancoso
Vista das falésias a partir da praia do Rio da Barra.
Trancoso
O rio da Barra.
O que fazer em Trancoso
Mar da praia do Rio da Barra.

Dicas de Trancoso

Onde fica e como chegar

Trancoso fica localizado no sul da Bahia, na região conhecida como rota do descobrimento. Trata-se de um distrito de Porto Seguro, assim como Arraial D’Ajuda.

O que fazer em Trancoso
Muitos coqueiros para se admirar.

Para chegar a Trancoso, o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro. No aeroporto mesmo pegamos o carro, usamos o serviço da Hertz, que já havíamos deixado reservado pelo site da Submarino Viagens (link aqui). E seguidos em direção ao hotel, seguindo as informações do aplicativo de celular Waze.

Acho o carro alugado uma ótima opção para conhecer a região, pois dá mobilidade para conhecer várias praias e os centrinhos tanto de Trancoso como de Arraial D’Ajuda.

Do aeroporto até a cidade de Trancoso, um dos caminhos é atravessando o Rio Buranhém por meio de uma balsa até Arraial D’Ajuda. Fizemos esse caminho, a travessia foi rápida, tranquila e bem organizada.


Você pode pegar a balsa tanto de carro como a pé também, caso você opte por fazer sua viagem para a cidade de Uber ou de ônibus. A balsa funciona 24 horas, com saídas a cada 30 minutos. Nas madrugadas as saídas são de hora em hora.

O que fazer em Trancoso
Mar da praia de Taípe.

Saindo da balsa seguimos pela Estrada de Arraial até Trancoso. São 38 km em pista simples. Do Km 7 há um caminho alternativo mais curto, a Estrada velha de Trancoso, trajeto de 15 km por uma estrada de terra. Fomos por ela, mas já avisando, está em péssimas condições, infelizmente, pois apresenta muitas “estrias” e buracos na pista.

Quando visitar a cidade de Trancoso

Trancoso é destino para ser visitado o ano todo, pois apresenta o clima ameno, mas entre abril e maio o risco de chuva aumenta.

O que fazer em Trancoso
Igrejinha de São João Batista no Quadrado.

O Réveillon é a festa mais badalada da cidade e os preços chegam a estratosfera. Em janeiro as tarifas também são elevadas, assim como o período do carnaval. Em fevereiro, época que eu fui, ainda é considerado alta temporada, mas os preços já são um pouco mais amigos, desde que não inclua os dias da folia.

A baixa temporada, meses fora do verão, tem diárias mais em conta e muito sossego. Mas saiba que alguns restaurantes aproveitam essa época do ano para fecharem as suas portas.

Onde se hospedar em Trancoso

Há hotéis e pousadas a beira-mar, sobre as falésias, bem como mais afastados das praias e próximos ao Quadrado (link aqui).

Eu escolhi um hotel pé na areia, esse aqui (link), e achei maravilhoso, fica na praia do Rio da Barra. Quando procuro praia, meu objetivo é esse, curtir ao máximo a praia mesmo, de preferência sem precisar pegar o carro.

Além disso, é muito gostoso acordar e tomar o café da manhã vendo o mar e o riozinho que deságua na praia. E que café da manhã gostoso! Muitas opções deliciosas, o difícil é controlar a gula!


 

O que fazer em Trancoso
Minha caminha com dossel. O mosquiteiro não precisei usar. Ainda bem!
O que fazer em Trancoso
Vista do restaurante onde também é servido o café da manhã.
Trancoso o que fazer
O café da manhã do hotel.

O hotel que me hospedei tem toda uma infraestrutura na praia, o seu beach club, onde o hóspede tem a conveniência de mesa, cadeiras, guarda-sol, espreguiçadeiras, restaurante e ducha de água doce a sua disposição.

É possível também frequentar o beach club mesmo sem estar hospedado no hotel, mas é preciso pagar uma taxa por pessoa e é recomendável reservar, pois os hóspedes têm prioridade.

Além do Beach Club há o restaurante do hotel com opções da culinária baiana e contemporânea, assinadas pelas chefs Iremir e Didico. Provamos vários pratos e aprovamos!

Gostamos muito também do serviço e dos profissionais que nos atenderam durante toda a estada, destaque para o Damião.

O que fazer em Trancoso
Curtindo o beach club do Hotel.
Trancoso
A linda decoração do hotel (link).

Boa parte das pousadas, hotéis e restaurantes, entretanto, se concentra no Quadrado, que é como é chamado o centrinho turístico de Trancoso, mas não ficam perto do mar.

O Quadrado, o coração da cidade

O chamado Quadrado é uma praça bem rústica, que já foi um gramado, sem iluminação externa, onde não entram carros e com casinhas geminadas com jeitinho de vila colonial.

Ao redor desse espaço é onde ficam a maioria dos restaurantes, lojinhas de roupas e acessórios e a igrejinha de São João Batista. Por trás da igreja fica o mirante.

Mirante do Quadrado de Trancoso
Vista do pôr do sol na Praia dos Coqueiros a partir do mirante do Quadrado de Trancoso.

A grande maioria dos restaurantes em Trancoso conta com música ao vivo e iluminação das mesas com velas. Você acha tanto opções de comidas típicas baianas, como pizza, hambúrguer e cozinha contemporânea. Mas prepare o bolso! Os preços são bem salgados, independente do tipo de comida que você escolher.

Quadrado de Trancoso
Fotografando aquela selfie no mirante do Quadrado.

Mas o Quadrado não é apenas utilizado pelos turistas, os nativos jogam bola ao final da tarde e com sorte você pode assistir grupos jogando capoeira.

Praias de Trancoso

Trancoso conta com muitas praias e para todos os gostos. Umas mais urbanizadas e com serviços e outras bem rústicas e desertas. Selecionei algumas:

Praia dos Coqueiros

A praia dos Coqueiros fica perto do Quadrado. Basta descer uma ruazinha de terra exclusiva para pedestres (cerca de 10 minutos a pé). Mas também é possível chegar nela carro, bicicleta ou quadriciclo.

Há estacionamentos à beira da praia, mas o custo pode chegar a R$ 30 o dia. Na alta temporada, evite ir de carro, já que o lugar fica bem cheio e complicado para estacionar.

O mar dessa praia sofre grande influência da maré, dependendo do horário estará bem raso e calmo, formando uma grande piscina. Já na maré alta, a água chega até os quiosques.

Praia do Nativos

Fica 15 minutos de caminhada do Quadrado e da praia dos Coqueiros, com muitos quiosques, tem um rio que deságua no mar. Também conta com Beach Clubs. Há estacionamentos públicos à beira da praia. É no entorno desta praia que se encontram também algumas das melhores pousadas da região.

O que fazer em Trancoso
Praia de Taípe em Trancoso.

Praia do Rio da Barra

É a praia onde fica o hotel que eu me hospedei (link aqui), fica a esquerda da praia dos Nativos. De um lado coqueiros e a foz do Rio da Barra e do outro falésias em tons de bege, rosa, vermelho e ocre.

A faixa de areia é longa, bem clarinha e fina. Já o mar, na maré baixa, apresenta deliciosas formações de piscinas naturais. Mas na maré cheia fica um pouco mais mexido e pode puxar um pouco dependendo da maré.

É possível frequentar o restaurante e usar as dependências do Rio da Barra Villa Hotel (link) na areia, como espreguiçadeiras, guarda-sol, ducha e banheiros. Para isso paga-se para estacionar o carro e consumação mínima por pessoa. Recomendo reservar, pois os hóspedes do hotel têm preferência.

Trancoso
Falésias ao final da praia do Rio da Barra.



Praia de Taípe

A praia de Taípe fica ao lado da Praia do Rio da Barra, é onde fica o Club Med. Na verdade já é considerada uma praia de Arraial D’Ajuda. É bem deserta e linda, com as falésias emoldurando.

Dá para visitar essa praia a pé saindo da praia do Rio da Barra. Foi o que fizemos, mas só dá para passar de uma praia para outra quando o mar recua, por isso, fique atenta para conseguir voltar antes de o mar encher novamente.

Dicas de turismo de Trancoso
Vista da praia do Rio da Barra a partir de Taípe quando o mar está recuado.

Outras dicas

  • Leve repelente, ao final da tarde e no início da manhã há muito borrachudos que picam sem dó. Para dormir não tive problemas, pois o quarto tinha ar condicionado. Mesmo assim, a cama de casal tinha mosquiteiro, que não precisei usar. Se for picada por esses bichinhos, passe Vick Vaporub (link), aquele mesmo usado para resfriados, para aliviar a coceira. Para mim que sou bem alérgica é um santo remédio e evita também que a picada inche, uma amiga minha me deu essa dica e funciona mesmo!
  •  Nas praias mais badaladas há beaches clubs para passar o dia, com serviços como guarda-sol, espreguiçadeiras, duchas, banheiros e serviços de restaurante, mas muitos cobram consumação mínima por pessoa, principalmente na alta temporada. Informe-se antes de se acomodar.
Nascer do sol em Trancoso.
Nascer do sol em Trancoso.
Trancoso
Espetacular!



Para mais dicas de viagem acesse aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *