Dicas de turismo de Trancoso
Viagem

Trancoso é beleza pura!

Compartilhe!

Quem me acompanha pelas redes sociais sabe que estive mês passado por uns dias em Trancoso na Bahia. Ô lugar gostoso para curtir o mar, o sol e o tempero baiano, viu!

A cidade fundada pelos jesuítas, virou point dos hippies na década de 1970 e de lá para cá vem recebendo muitos turistas. É comum ver inúmeras celebridades por lá, tanto do Brasil como do exterior.



A fama da cidade cresceu ainda mais quando o jornal The New York Times colocou Trancoso na sua lista das 31 viagens imperdíveis.

Trancoso também já serviu de locação para fotos da modelo Ana Beatriz Barros pelo celebradíssimo fotógrafo de moda Terry Richardson.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse destino de praia cheio de charme e pegar dicas imperdíveis de viagem para lá, continue lendo esse post.



O que fazer em Trancoso Bahia

Trancoso fica localizado no sul da Bahia, na região conhecida como rota do descobrimento. Trata-se de um distrito de Porto Seguro, assim como Arraial D’Ajuda.

Praia na Bahia.
Vista das falésias a partir da praia do Rio da Barra.
Trancoso
O rio da Barra.



O que fazer em Trancoso
Mar da praia do Rio da Barra.



Como chegar e onde ficar

Para chegar a Trancoso, o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro.

No aeroporto mesmo alugamos o carro e partimos em direção ao hotel, seguindo as orientações do aplicativo de celular Waze.

O que fazer em Trancoso
Muitos coqueiros para se admirar.

Acho o carro alugado uma ótima opção para conhecer a região, pois dá mobilidade para conhecer várias praias e os centrinhos tanto de Trancoso como de Arraial D’Ajuda.



Do aeroporto até a cidade de Trancoso, um dos caminhos é atravessando o Rio Buranhém por meio de uma balsa até Arraial D’Ajuda. Fizemos esse caminho, a travessia foi rápida, tranquila e bem organizada.

Você pode pegar a balsa tanto de carro como a pé também, caso você opte por fazer sua viagem para a cidade de Uber ou de ônibus.

A balsa funciona 24 horas, com saídas a cada 30 minutos. Nas madrugadas as saídas são de hora em hora.



O que fazer em Trancoso
Mar da praia de Taípe.

Saindo da balsa seguimos pela Estrada de Arraial até Trancoso. São 38 km em pista simples.

A partir do Km 7, contudo, há um caminho alternativo mais curto, a Estrada velha de Trancoso, trajeto de 15 km por uma estrada de terra.

Fomos por ela, mas já aviso, entretanto, que está em péssimas condições, pois apresenta muitas “estrias” e buracos na pista.



Quando visitar a cidade de Trancoso

Trancoso é destino para ser visitado o ano todo, pois apresenta um clima ameno, mas entre abril e maio o risco de chuva aumenta.

O que fazer em Trancoso
Igrejinha de São João Batista no Quadrado.

Já o Réveillon é a festa mais badalada da cidade e os preços chegam a estratosfera.

Em janeiro as tarifas também são elevadas, assim como o período do carnaval. E em fevereiro, época em que eu fui, embora ainda seja considerada alta temporada, os preços já são um pouco mais amigos, desde que não inclua, contudo, os dias da folia.

A baixa temporada, meses fora do verão, tem diárias mais em conta e muito sossego. Mas saiba que alguns restaurantes aproveitam essa época do ano para fecharem as suas portas.



Onde se hospedar em Trancoso

Há hotéis e pousadas a beira-mar, sobre as falésias, bem como mais afastados das praias e próximos ao Quadrado.

Eu escolhi um hotel pé na areia, esse (clique aqui), e achei maravilhoso, fica na praia do Rio da Barra.

Quando procuro sol, meu objetivo é esse, curtir ao máximo a praia mesmo, de preferência sem precisar pegar o carro.

Além disso, é muito gostoso acordar e tomar o café da manhã vendo o mar e o riozinho que deságua na praia. E que café da manhã gostoso! Muitas opções deliciosas, o difícil é controlar a gula!

O que fazer em Trancoso
Minha caminha com dossel. O mosquiteiro nem precisei usar. Ainda bem!



O que fazer em Trancoso
Vista do restaurante onde também é servido o café da manhã.
Trancoso o que fazer
O café da manhã do hotel.



Esse hotel que me hospedei tem toda uma infraestrutura na praia, o seu beach club, onde o hóspede tem a conveniência de mesa, cadeiras, guarda-sol, espreguiçadeiras, restaurante e ducha de água doce a sua disposição.

Mas é possível também frequentar o beach club mesmo sem estar hospedado no hotel, porém é preciso pagar uma taxa por pessoa e é recomendável reservar, pois os hóspedes têm prioridade.

Além do Beach Club há o restaurante do hotel com opções da culinária baiana e contemporânea, assinadas pelas chefs Iremir e Didico. Provamos vários pratos e aprovamos!

Gostamos muito também do serviço e dos profissionais que nos atenderam durante toda a estada, destaque para o Damião.

O que fazer em Trancoso
Curtindo o beach club do Hotel.



Trancoso
A linda decoração do hotel (clique aqui).

Boa parte das pousadas, hotéis e restaurantes, entretanto, se concentra no Quadrado, que é como é chamado o centrinho turístico de Trancoso, portanto, não ficam perto do mar.



O Quadrado, o coração da cidade

O chamado Quadrado é uma praça bem rústica, que já foi um gramado, sem iluminação externa, onde não entram carros e com casinhas geminadas com jeitinho de vila colonial.

Ao redor desse espaço é onde ficam a maioria dos restaurantes, lojinhas de roupas e acessórios e a igrejinha de São João Batista. Por trás da igreja fica o mirante.

Mirante do Quadrado de Trancoso
Vista do pôr do sol na Praia dos Coqueiros a partir do mirante do Quadrado de Trancoso.
Quadrado de Trancoso
Fotografando aquela selfie no mirante do Quadrado.

A grande maioria dos restaurantes em Trancoso conta com música ao vivo e iluminação das mesas com velas.



Você acha tanto opções de comidas típicas baianas, como pizza, hambúrguer e cozinha contemporânea. Mas prepare o bolso! Os preços são bem salgados, independente do tipo de comida que você escolher.

Mas o Quadrado não é apenas utilizado pelos turistas, os nativos jogam bola ao final da tarde e com sorte você pode assistir grupos jogando capoeira.



Praias de Trancoso

Trancoso conta com muitas praias e para todos os gostos. Umas mais urbanizadas e com serviços e outras bem rústicas e desertas. Selecionei algumas para comentar a seguir:

Praia dos Coqueiros

A praia dos Coqueiros fica perto do Quadrado. Basta descer uma ruazinha de terra exclusiva para pedestres (cerca de 10 minutos a pé). Mas também é possível chegar nela carro, bicicleta ou quadriciclo.

Há estacionamentos à beira da praia, contudo, o custo pode chegar a R$ 30 o dia. Na alta temporada, evite ir de carro, já que o lugar fica bem cheio e complicado para estacionar.

O mar dessa praia sofre grande influência da maré, dependendo do horário estará bem raso e calmo, formando uma grande piscina. Já na maré alta, a água chega até os quiosques.



Praia do Nativos

Fica 15 minutos de caminhada do Quadrado e da praia dos Coqueiros, com muitos quiosques. Tem, ainda, um rio que deságua no mar.

Também conta com Beach Clubs. Há estacionamentos públicos à beira da praia.

É no entorno desta praia que se encontram também algumas das melhores pousadas da região.

O que fazer na Bahia.
Praia de Taípe em Trancoso.



Praia do Rio da Barra

É a praia onde fica o hotel em que eu me hospedei (link aqui), fica a esquerda da praia dos Nativos.

De um lado você pode ver vários coqueiros e a foz do Rio da Barra, e do outro, falésias em tons de bege, rosa, vermelho e ocre. Coisa mais linda!

A faixa de areia é longa, bem clarinha e fina. Já o mar, na maré baixa, apresenta deliciosas formações de piscinas naturais. Contudo, na maré cheia fica um pouco mais mexido e pode puxar.

É possível frequentar o restaurante e usar as dependências do Rio da Barra Villa Hotel (clique aqui) na areia, como espreguiçadeiras, guarda-sol, ducha e banheiros, sem estar hospedada.



Mas para isso paga-se para estacionar e também uma consumação mínima por pessoa. Recomendo, contudo, que você reserve, pois os hóspedes do hotel têm preferência.

Trancoso
Falésias ao final da praia do Rio da Barra.
Dicas de turismo para a Bahia.
Vista da praia do Rio da Barra a partir de Taípe, quando o mar está recuado.



Praia de Taípe

A praia de Taípe fica ao lado da Praia do Rio da Barra, é onde fica o Club Med. Na verdade já é considerada uma praia de Arraial D’Ajuda. É bem deserta e linda, com as falésias emoldurando.

Dá para visitar essa praia a pé saindo da praia do Rio da Barra, pois foi o que fizemos.

Mas só dá para passar de uma praia para outra quando o mar recua, por isso, fique atenta para conseguir voltar antes de o mar encher novamente.



Outras dicas

Leve repelente!

Ao final da tarde e no início da manhã há muito borrachudos que picam sem dó.

Para dormir não tive problemas, pois o quarto tinha ar condicionado. Mesmo assim, a cama de casal tinha mosquiteiro, que não precisei usar.

Se, contudo, for picada por esses bichinhos, passe Vick Vaporub (clique aqui), aquele mesmo usado para resfriados, para aliviar a coceira.

Para mim, que sou bem alérgica, é um santo remédio e evita, também, que a picada inche. Uma amiga minha me deu essa dica e funciona mesmo!



Se prepare para pagar os olhos da cara nos beach clubs!

Nas praias mais badaladas há beach clubs para passar o dia, com serviços como guarda-sol, espreguiçadeiras, duchas, banheiros e serviços de restaurante, mas muitos cobram consumação mínima por pessoa, principalmente na alta temporada.

Informe-se, portanto, antes de se acomodar para não ter surpresas desagradáveis.

Nascer do sol na Bahia.
Nascer do sol em Trancoso.
Viagem a Bahia.
Enfim, simplesmente espetacular!
Veja também os posts:

Resumindo, é um lugar maravilhoso, que vale a pena conhecer!

Para mais dicas de viagem acesse aqui.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.