Recentemente publiquei um post sobre minha visita ao Keukenhof, o maior parque de flores do mundo, que fica na Holanda (quem quiser ver o post clica aqui). Mas agora vou falar sobre os campos de flores que ficam bem próximos ao parque, mas do lado de fora e que podem ser visitados de bicicleta.
Passeio de bicicleta pelos campos de flores na Holanda
Uma faixa de 30 km entre Haarlem e Leiden, a Bloembollenstreek é a principal região de cultivo de flores da Holanda.
Entre o final de março e o final de maio, quando é primavera no hemisfério norte, é possível visitar os campos de flores para ver as tulipas e outras lindezas florescendo.
Eu optei por visitar os campos de flores no mesmo dia em que fiz a visita ao Keukenhof. Aluguei a bicicleta em um quiosque em frente à entrada do parque.
Lá eles me deram também um mapa com 3 sugestões de rotas, uma curta, uma média e outra longa.
Para fazer a rota mais longa recomendo um dia inteiro, pois são mais de 30 km. Eu fiz o percurso médio, se não me engano de 14 km, e foi maravilhoso!
O aluguel da bike custou 10 euros pelo dia todo e você precisa deixar um documento de garantia. Pode ser uma cópia do seu passaporte ou da carteira de motorista.
Pela rota intermediária
Mesmo na rota de tamanho intermediário, há trechos em que é necessário pedalar na rua mesmo junto aos carros e atravessar cruzamentos, então, é necessário atenção.
Portanto, não recomendo para crianças, embora eles tenham bicicletas pequenas para alugar.
Existem outros pontos de aluguel de bikes, como por exemplo, na estação ferroviária de Haarlem. Se tiver preparo físico você pode pedalar até Leiden e voltar de trem.
Mas na hora de comprar o bilhete na máquina tem que procurar o que inclui o transporte de bicicleta.
Entre as flores mais cultivadas na Holanda estão o lírio, a palma-de-santarita, o jacinto, o narciso, a íris, a dália e o açafrão. Mas a tulipa ainda é sem dúvida a preferida.
O curioso é que a tulipa não é uma flor originária da Holanda e sim da Turquia. A tulipa foi plantada a primeira vez na Holanda em 1593.
Quando ir
Como a natureza é sempre imprevisível, assim como no caso do Keukenhof, recomendo a viagem para a Holanda para visitar os campos de flores mais para o período central da primavera deles.
Ou seja, mais ou meno no meio do mês de abril, para não correr o risco de não conseguir ver os campos todos floridos.
No percurso dá para ver muitas plantações, córregos, lindas casas, igrejas e muitos animais, como cavalos, ovelhas e patinhos. Você se sente dentro de um filme, é encantador!
Confira mais imagens lindas de viver!
Paisagens simplesmente maravilhosas, não é?! Quero muito voltar, quem sabe fazendo o percurso mais longo de bike.
Veja também os posts: |
Bem, é isso por hoje. Siga o Almanaque da Mulher no Instagram. É @almanaquedamulher. Te espero também por lá.