fbpx
cidade do Porto Portugal

Porto: a lindíssima cidade portuguesa

Nossa, fazia tempo que eu não escrevia um post com dicas de viagem. Resolvi retomar a tag com a cidade mais linda de Portugal, na minha humilde opinião, o Porto. Acho incrível, principalmente a região da Ribeira com seus barquinhos, pontes e casarios a beira do rio Douro. Confesso que o fato de ter queridos amigos por lá também deve ter pesado na escolha.

A cidade do Porto fica ao norte de Portugal, que oficialmente abrange o Minho e Trás-os-Montes. É a região mais fértil do país, pois apresenta várias bacias hidrográficas, que ajudam a irrigar os vinhedos que produzem o vinho verde e o vinho do Porto. Essa bebida trouxe fama e riqueza a uma das cidades mais antigas da Europa.

O Porto, a segunda maior cidade de Portugal, tem muitas atrações culturais e gastronômicas, praias e a encantadora vista da foz do rio Douro. É um destino imperdível desse país considerado irmão do nosso Brasil.

Porto: uma das cidades mais lindas de Portugal

Ribeira.
Foz do Douro e ponte Dom Luís I, de 1886, com projeto do Engo Teóphile Sevrig, que trabalhou com Eiffel.



Um pouquinho de história da cidade do Porto

Cidade surgida ainda no tempo dos fenícios e dos romanos, era conhecida como Cale, palavra grega que quer dizer belo. Depois foi acrescida a palavra Portus, tornando-se Portus-Cale, que mais tarde deu origem ao nome do país. Legal, né?!

Com forte tradição no comércio e na indústria naval, o Porto desempenhou um importante papel nas expedições do século XV. Mas a cidade viveu seu apogeu apenas no século XVIII, época do barroco, que deixou suas marcas em muitas igrejas.

Booking.com

Vila Nova de Gaia

Apesar de ser uma outra cidade, a Vila Nova de Gaia fica colada à cidade do Porto, separada apenas pelo Rio Douro. Algumas pontes fazem a ligação entre as duas cidades e há opções de travessias a pé, de transporte público ou de carro.

A mais famosa delas é a Ponte Luís I, que liga a Ribeira do Porto à Ribeira de Gaia, ambos pontos turísticos muito tradicionais.

cidade do Porto Portugal
Rabelos e a ponte Dom Luís I.
cidade do Porto Portugal
Casarios da Vila Nova de Gaia.
Cidade do Porto Portugal
Vila Nova de Gaia.

Caves de vinho do Porto da Vila Nova de Gaia

É na Vila Nova de Gaia que ficam as Caves do vinho do Porto. Vale conhecer as que oferecem visitas às suas instalações, onde se pode aprender um pouco da arte da fabricação desse vinho tão tradicional. Depois participe da degustação.

Porto Portugal
Caves de Vinho do Porto.

O que fazer na linda cidade do Porto

Região da Ribeira

Vielas bem estreitas, escadarias e calçamentos de pedra encantam no bairro da Ribeira, na margem do rio.

Na Ribeira estão os famosos restaurantes da cidade, que servem a Francesinha, uma espécie de sanduiche servido no prato, delicioso, feito com linguiça, carnes, coberto com queijo e um molho a base de cerveja e piripíri (um tipo de pimenta).

Nessa região, muito turística, você encontrará também várias lojas com lembrancinhas da cidade.

Aqui também é possível explorar o rio Douro a partir de um passeio feito nos rabelos, antigos barcos a vela usados para transportar os barris de vinho. Hoje esses barquinhos são motorizados e fazem excursões circulares pelas “seis pontes”.

Os rabelos da cidade do Porto.
Os rabelos, hoje embarcações turísticas, que circulam pelo rio Douro .

Booking.com

Porto Portugal
Ribeira by night.

Catedral da Sé

A catedral fica no alto da colina. As torres gêmeas são feitas de granito cinza. Apesar de ter sido construída no século XII, passou por uma reforma radical entre os séculos XVII e XVIII.

Porto Portugal
Catedral da Sé Porto. 

Região da Praça da Liberdade e arredores

No centro da Praça da Liberdade fica a estátua de D. Pedro IV, para nós os brasileiros, D. Pedro I.

Região do Porto Portugal
Estátua de D. Pedro IV ou D. Pedro I.
Porto Portugal
Em torno da Praça da Liberdade.
Porto cidade de Portugal
Ruas do Porto.
Prefeitura da cidade do Porto.
Paço do Concelho – é a prefeitura da cidade.

Igreja e Torre dos Clérigos

A igreja e torre dos Clérigos também fica na Praça da Liberdade. Em estilo barroco, foram construídas em 1733 e 1758 pelo arquiteto italiano Niccolò Nasoni. Para subir até o alto da torre de 76 m são necessários subir 225 degraus. Vale a pena pela vista da cidade. Fecha para almoço.

Porto Portugal
Igreja e Torre dos Clérigos.
Torre dos Clérigos.
Torre dos Clérigos.
Porto Portugal
Ladeiras do Porto.
Rua da cidade do Porto.
Ladeiras da cidade.

Igreja do Carmo

É a maior igreja do Porto, é uma das que apresenta painéis de azulejos. Esse é de Silvestre Silvestri e representa freiras carmelitas recebendo o véu.  Fecha sábado e domingo à tarde.

Igreja do Carmo.
Igreja do Carmo.

Mercado Municipal do Bolhão

Mercado famoso da região, fica na esquina da Rua de Sá da Bandeira com Rua Formosa. Estrutura de ferro concluída em 1851. Nas suas bancas são vendidos produtos de toda região. Fecha sábado à tarde e domingo.

Rua de Santa Catarina

Fica um quarteirão a leste do Bolhão. É uma rua só para pedestres. Já foi local de passeio e hoje é o principal centro comercial do Porto.

Capela de Santa Catarina ou Capela das Almas

Localizada na rua Sta. Catarina, no 428, foi construída no século XVIII, mas só em 1929 foram colocados os típicos azulejos azuis que representam a vida de São Francisco de Assis e Santa Catarina.

Capela de Santa Catarina.
Capela de Santa Catarina ou Capela das Almas.
Bondinho da cidade do Porto.
Ruas do Porto.

Café Majestic

Tradicional, fica localizado na rua de Santa Catarina, 112.  Inaugurado em 1921, foi reformado em 1960. Muito frequentado por turistas. Fecha aos domingos.

Café Majestic.
Café Magestic. 

Booking.com

Oceanário do Porto – Sealife Center

Principalmente se você estiver acompanhada por crianças, mas não só nesse caso, recomendo a visita ao Sealife Center. É um conjunto de 31 aquários localizado no Parque da Cidade do Porto, junto à Praça de Gonçalves Zarco.

Porto Portugal
Sealife.
Oceanário da cidade do Porto.
Sealife.

Enfim, há muito mais para ver e fazer no Porto. Se tiver a oportunidade de ir a Portugal, não deixe de passar por lá.

Porto Portugal
Na Ribeira.

Onde se hospedar no Porto

Se hospedar no Centro da cidade do Porto é uma boa pedida para ficar próxima a grande maioria das atrações turísticas. Pontos de referência são a Praça da Batalha e a Avenida do Aliados.

Se o seu passeio tiver mais a ver com a visita as Caves de Vinho do Porto, a região da Ribeira e linda de ver e ótima também para se hospedar.

Para a escolha dos hotéis eu sempre conto com o site Booking, pois lá consigo ver a localização do hotel através do mapa, confiro a opinião real dos hóspedes e também as fotos do hotel para me ajudar na decisão. Dá para selecionar a pesquisa de acordo com o valor da diária e as comodidades que você não abre mão. Recomendo!

 



Para mais dicas de viagem acesse esse link.

2 comentários em “Porto: a lindíssima cidade portuguesa”

    1. Oi, Izabel! Entre em sites que vendem passagens como o Decolar.com e o Booking.com e preencha as opções para que eles mandem avisos para você por email quando as passagens estiverem em promoção. Outra coisa é procurar viajar fora dos meses de férias escolares como dezembro (próximo ao Natal e o Ano Novo), janeiro e julho. Estes são sempre os meses mais caros, pois têm maior procura. Vá acompanhando o preço das passagens periodicamente para saber quando elas estiverem mais baratas. Compre aos pouquinhos os euros que você pretende gastar na viagem, assim você consegue uma média melhor. Procure também os pacotes das agências de viagem. Pode ser que tenham alguma promoção. O ideal é ir planejando a sua viagem aos poucos, sempre pesquisando e se informando. Espero ter ajudado. Obrigada por comentar. Volte sempre! Abraços e boa sorte na sua viagem!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *