São Francisco Califórnia Estados Unidos é aquele tipo de cidade que reúne inovação, cultura, ecologia e gastronomia. É um dos lugares mais cool que eu já conheci.
A frente do nosso tempo, é vanguarda quando se trata de costumes e tecnologia. Beneficiada pela proximidade com o Vale do Silício, a cidade oferece muita diversão e descontração, em uma atmosfera que exala criatividade.
Mas também não falta lá um pouco de nostalgia. Assim, como em NY, ande por suas ruas e pontos turísticos e sinta-se dentro de um filme ou série de tv.
Você encontrará referências e cenários reais para todos os lados! Veja várias dicas de turismo e programe a sua viagem para lá.
São Francisco Califórnia Estados Unidos
Revolucionária e rock n’roll
O verão do amor foi um fenômeno social que ocorreu durante o ano de 1967. Nesse período cerca de 100.000 pessoas, principalmente jovens, com roupas e comportamento hippie se concentraram no bairro de Haight-Ashbury para protestar.
Esse momento revolucionário pregava contra a Guerra do Vietnã e o materialismo e exigia direitos civis para a população afro-americana.
A cantora Janis Joplin, entre outros artistas e ativistas, protagonizaram o festival Human Be-in no parque Golden Gate, tornando-se um dos símbolos desse movimento de contracultura.
Só por isso já deu para perceber que São Francisco é uma cidade que sempre esteve na vanguarda.
Cara e tecnológica
Apesar de ter uma imagem muito ligada a cultura hippie, a São Francisco de hoje é frequente no top 10 das cidades mais caras do mundo para se viver.
Tem, simplesmente, o mercado imobiliário mais inflacionado dos EUA. Isso se dá devido, principalmente pela proximidade com a indústria tecnológica do vizinho Vale do Silício, berço das empresas mais rentáveis da atualidade.
Então, prepare-se para gastar um pouquinho mais na hospedagem.
Viva a sociedade alternativa
A cidade mantém sua pegada vanguardista e descolada. Imigrantes de várias partes do mundo, principalmente latinos e asiáticos, compõem a diversificada fauna humana do lugar.
Muitas opções para comer saudável
A vanguarda também marca presença no comércio de alimentos.
Há muitos restaurantes com propostas inovadoras de comida artesanal, com ingredientes sazonais, vegetarianos e até veganos.
O movimento slow food, de oposição ao fast food, encontrou na cidade terreno fértil para se estabelecer e se multiplicar para o mundo.
São Francisco Califórnia pontos turísticos
Mas apesar de cara há na cidade opções para todos os gostos e bolsos. Se não quiser gastar muito, passeie simplesmente pelas ruas e lugares. Não falta lugar para ver e curtir.
Ônibus turístico de dois andares
Adoro reservar pelo menos um dia da viagem para entrar em um ônibus desse de dois andares e dar uma geral pela cidade.
A vantagem de poder descer e voltar em qualquer um dos pontos do roteiro, facilita entender e mapear tudo aquilo que vale a pena voltar para se aprofundar mais.

A famosíssima Ponte Golden Gate
Majestosa é a palavra de mais descreve a icônica ponte vermelha de São Francisco.
Mas torça para conseguir vê-la inteirinha, pois a cidade é famosa por uma neblina constante e seus microclimas. Isso faz com que possa fazer, em diferentes locais da cidade, mas ao mesmo tempo, chuva, sol, frio e calor.
Passeio de bicicleta
Caso o céu esteja visível, recomendo fortemente que você alugue uma bicicleta em uma das diversas locadoras na região do Fisherman Wharf e faça o clássico trajeto em direção a Golden Gate Bridge. Se não quiser fazer o passeio por conta própria, faça um passeio guiado.
Pare no Palace of Fine Arts, de 1915, e aproveite para fotografar suas colunas com estilo greco-romano, cúpula gigantesca e o jardim impecável, que arrancam suspiros dos visitantes.

Depois, siga pela praia de Crissy Field, com a ponte aparecendo mais e mais na paisagem a medida que você vai chegando mais perto.
Subindo pela Marine Drive, chega o momento mais esperado, que é atravessá-la, parando para apreciar a vista no caminho.

Após atravessá-la faça uma parada em Fort Point (clique aqui) para fotografá-la de outro ângulo.
O Fort Point é uma fortificação costeira de alvenaria que foi concluída pouco antes da Guerra Civil Americana pelo Exército dos EUA para defender a Baía de São Francisco contra navios de guerra hostis. É um local histórico nacional. Não há cobrança para entrar no local.

Se tiver um pouco mais de disposição física e tempo, continue pedalando até Sausalito, bela cidade costeira onde moram artistas e pessoas muito ricas. Lá você pode embarcar nas balsas para voltar ao ponto inicial.
São Francisco dicas de viagem: Golden Gate Park
O Golden Gate Park é imenso, sendo maior que o famoso Central Park de Nova Iorque.
Oferece muitas atrações, como o California Academy of Sciences, o museu Young, o jardim Japonês e o Spreckels Temple of Music.
O California Academy of Sciences é programa imperdível especialmente se você for com crianças. É um complexo com aquário, planetário, estufa simulando uma floresta tropical, entre outras atrações.



Pier 33
É do Pier 33 de onde saem os cruzeiros que levam a Alcatraz, a prisão mais pop do mundo, localizada em uma pequena ilha a 2.500 m da costa.
Compre o ingresso com algumas semanas de antecedência, pelo menos, é bem concorrido. A melhor forma de adquirir seu ingresso é on-line clicando aqui.
Faça a visita com o audioguia que é narrado por ex-detentos. No passeio você visita celas e aprende sobre criminosos ilustres como Al Capone.
Há opção de passeios noturnos, para quem curte sentir um friozinho a mais na barriga, mas tem lugares que ficam inacessíveis a noite.
Presidio Park
O Presidio Park é outro parque de San Francisco, que abriga o Palácio de Artes (Palace of Fine Arts) e o Exploratorium, museu de ciências em que o visitante pode interagir com as exposições.
Fisherman’s Wharf
O Fisherman’s Wharf é um cais com muitos restaurantes, lojinhas de souverins, chocolates e eletrônicos.
Não deixe de apreciar a divertida concentração de leões-marinhos que descansam ao sol com o barrigão para cima em plataformas no Pier 39. Muitas vezes, um fica por cima do outro para conseguir o melhor lugar ao sol.
De lá se tem uma boa vista de Alcatraz. Se você curte ver peixinhos, peixões e outros animais marinhos, aproveite para visitar o Aquarium of the Bay.


Ande de Cable Car
Faz parte da experiência em São Francisco andar pelo menos uma vez em um bondinho, meio de transporte que serve a cidade desde o final do século XIX.
Três linhas estão ativas, sendo a Powell-Hyde a que oferece as melhores vistas da cidade. Use o CityPass.


São Francisco dicas de viagem: Haight Street
A rua Haight foi reduto dos psicodélicos anos de 1960. Há ainda muitos resquícios do movimento hippie nessa rua, considerada a mais eclética da cidade.
Hoje, contudo, quem caminha por Haight-Ashbury encontra um bairro bem comercial. Não faltam casas de piercing e tatuagem, lojas de discos (como a gigantesca e histórica Amoeba Records (megaloja de vinis), livrarias e lojas de roupas transadas (incluindo peças vintage).
Lombard Street
É uma das ruas mais famosas de San Francisco, devido ao fato de que uma de suas quadras ter uma ladeira extremamente íngreme pela qual se trafega em zigue-zague.
A linha do Cable Car Powell-Hyde para em frente a este trecho da rua. É um bom ponto para fotos, tanto da própria Lombard Street como também do cable car com a ilha de Alcatraz ao fundo.





São Francisco Califórnia: Alamo Square
Na região da Alamo Square encontram-se as Painted Ladies, que são as seis casas vitorianas que sobreviveram a um incêndio que devastou a cidade.
É um ponto bastante visitado e fotografado de San Francisco. Você pode chegar até lá facilmente de ônibus.

São Francisco Califórnia: Chinatown
A maior dos EUA, marcada por um portal, é enfeitada com lanterninhas vermelhas. Aqui você encontra muitas lojas de roupas, artigos de decoração típica e muitas quinquilharias.


Union Square e seus arredores
Onde estão concentrados os grandes hotéis e centros culturais. Lojas como Apple, H&M, Urban Outfiters, Victoria Secret’s, Walgreens, Macys, Sephora, cinemas e um bom shopping, o Westfield.
San Francisco Museum of Modern Art
O Museu de Arte Moderna mostra trabalhos desde 1900 até arte contemporânea. Tem um terraço com vista para os prédios da região e um jardim vertical com 19 mil plantas ao redor de esculturas de Alexander Calder, artista americano famoso por seus móbiles.
Outras dicas sobre São Francisco Califórnia
Temperatura
A temperatura é predominantemente fria, mesmo no verão, quando em outras partes da Califórnia faz mais de 40o C.
Para falar a verdade eu nunca senti tanto frio em uma viagem como em São Francisco e olha que eu fui em julho! Dá para ver nas fotos kkkkkk.
Eu já sabia que a temperatura da cidade era mais baixa, mas definitivamente não esperava tanto frio. O problema mesmo foi o vento, cortante… Então, sempre leve um bom casaco e lenços para proteger o pescoço, principalmente.
Hotel San Francisco Califórnia
A hospedagem em San Francisco não é a das mais baratas. Existem muitas opções de hotéis, desde os mais econômicos até os mais caros.
Recomendo ficar ou próximo a Union Square (principalmente perto de um dos pontos do cable car) ou na região do Fisherman Warf. Fiquei hospedada nesse hotel aqui (clique no link), achei o quarto e o banheiro muito confortáveis.
São Francisco – dicas de viagem: compras
A cidade não tem os famosos outlets que fazem a alegria dos brasileiros. As principais lojas se concentram na região da Union Square e na Market Street, ambas no centro.
O shopping Westfield, em frente a estação inicial do cable car, tem cerca de 200 lojas, entre as quais a Nordstrom e a Bloomingdale’s.
Para souvenir, existem muitas opções em Chinatown e na região do Fisherman Warf.

Veja também os posts: |
Enfim, é isso! Conta pra mim qual lugar em São Francisco na Califórnia que você mais sonha em conhecer?