Centella asiática para que serve.

Centella asiática: tudo sobre essa planta famosa por suas propriedades

Compartilhe!

Tenho certeza que você já ouviu muito falar sobre a Centella asiática. Mas você sabe para que serve? Quais os benefícios conferidos pelo uso do extrato dessa planta? E em que cosméticos você pode encontrá-la para usufruir de todas as suas propriedades? Confira as respostas para todas essas perguntas no post abaixo:



Centella asiática para que serve?

Antes de comentar sobre todas as suas aplicações na ciência cosmética, vamos começar pela sua apresentação.

Planta centella asiática ou cica para que serve.

O que é

Centella asiatica (L.) Urban é uma planta herbácea da família Apiaceae.

É também conhecida por nomes como centelha asiática, cica, gotu kola, brahmi, pata de elefante, erva-de-tigre, entre outros.

É nativa de países como Sri Lanka, Madagascar, África do Sul e Malásia. Mas no Brasil, pode ser facilmente encontrada nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e na região Sul do país.



Ativos presentes no extrato da cica

Os principais compostos ativos presentes no extrato da planta são as saponinas triterpênicas (asiaticosídeo e madecassoside) e os ácidos asiático e madecásico.

Na sua composição existe ainda óleo essencial, taninos, alcaloides, esteróis, heterosídeos, flavonoides e poliinas.



Centelha asiática benefícios

A cica pode ser usada tanto de forma sistêmica como de uso tópico.

Uso sistêmico como anti-inflamatório

O extrato de Centella asiática é anti-inflamatório e tem sido utilizado pela tradicional medicina Ayurvédica no tratamento de doenças neuropsiquiátricas, asma, lepra, úlceras, eczemas e no tratamento de feridas.

Uso tópico da centella asiática para que serve

Além do uso medicinal, o uso tópico do extrato de Cica (ou Centelha asiática) em formulações convencionais, como géis e cremes, tem sido amplamente utilizado para fins cosméticos.



Como agente antienvelhecimento

Um dos principais usos cosméticos do extrato de Centelha asiática é como agente antienvelhecimento, por proporcionar o aumento do colágeno tipo I, o mais presente no nosso corpo.

O colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele. Só para você ter uma ideia, o colágeno representa cerca de 70% de toda a proteína presente na pele e 30% no corpo.

Assim, o maior estímulo da produção de colágeno, através de produtos contendo centella asiática, contribui para uma pele sempre jovem e viçosa.

Como cicatrizante

Por ajudar a estimular a produção de colágeno, a cica também contribui para acelerar a cicatrização reparando a barreira cutânea.

Por isso, produtos contendo centelha asiática na sua composição são perfeitos para serem usados no pós sol e após queimaduras.

Tratamento da acne

Graças as suas propriedades antioxidantes e de aceleração na cicatrização, por promover a proliferação celular e a síntese de colágeno, tem sido muito utilizada também no tratamento das peles acneicas.

Combate da celulite

A cica é também excelente no combate à lipodistrofia ginoide (celulite), nas concentrações de 2 a 5%, por exercer atividade anti-inflamatória e de regulação da microcirculação.



Centella asiática para que serve: inibição de queloides

Tem sido relatada ainda a capacidade da cica de inibir a atividade proliferativa de queloides e cicatrizes hipertróficas por regulação da multiplicação dos fibroblastos e da síntese de colágeno.

Confira também os posts clicando nos links abaixo:

Onde encontrar cosméticos contendo Centella asiática

Quer usufruir de todos os benefícios da Cica para a beleza da pele? Então, veja abaixo uma seleção de produtos contendo o extrato da planta na sua composição:

Sérum facial de Cica

O Sérum Facial de Cica possui centelha asiática e niacinamida, o que garante máxima hidratação e fortalece a barreira cutânea. Além disso, é calmante, auxilia no controle da oleosidade e trata linhas de expressão. Clique aqui e confira no site da Océane.

Sérum facial (clique aqui).

Creme para área dos olhos Cica Eye

O Creme para Área dos Olhos Cica Eye Cream possui centelha asiática, peptídeos e ceramidas. É um potente hidratante e ainda ajuda a desinchar os olhos. De textura leve e rápida absorção, pode ser usado de dia e de noite. Clique aqui para ver no site da Océane.

Centella asiática benefícios e cosméticos que a contém.
Creme para área dos olhos (clique aqui).

Dior Baume Cica-Réparateur

O bálsamo reparador para rosto e corpo da Dior, permite uma rápida regeneração das zonas mais frágeis e danificadas da pele. A fórmula garante ação instantânea, graças ao complexo com extrato de camomila e centella asiática. Traz ainda ácido hialurônico e manteiga de karité para hidratar e nutrir intensamente. Clique aqui e confira na Beleza na Web.

Bálsamo Dior (clique aqui).

Creme facial noturno Océane

O Creme Facial Noturno Cica Night Cream possui cica, óleo de semente de girassol e óxido de zinco. De textura densa, ele acalma e repara a pele, agindo durante toda a noite com sua ação calmante e cicatrizante. Clique aqui e confira no site da marca.

Centella asiática benefícios e cosméticos que a contém.
Cica Night da Océane (clique aqui).

Cicaplast Baume B5 La Roche-Posay

O Cicaplat Baume B5 é um hidratante reparador que acalma a pele sensível após dermatites e alterações epidérmicas graças à sua fórmula que associa panthenol 5% e madecassoside da Centellha asiática. Use no corpo, rosto e lábios. Tolerância ótima para pele sensível. Sem parabenos, perfume ou lanolina. Clique aqui e confira na Beleza na Web.

Cicaplast Baume B5 (clique aqui).

Máscara Facial de argila com Centella asiática

Essa máscara facial da Océane estimula a produção de colágeno. Com até 4 usos, também limpa os poros, hidrata e acalma a pele. Clique aqui e veja no site da marca.

Máscara de argila e cica (clique aqui).

Goicoechea creme para pernas

A fórmula de Goicocechea com Centella Asiática e Extrato Cítrico combina ingredientes de origem natural que contribuem para melhorar visivelmente o aspecto da pele com celulite. Clique aqui e veja na Beleza na Web.

Centella asiática benefícios e cosméticos que a contém.
Goicoechea (clique aqui).

Por hoje é só.

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e promoções exclusivas. É só preencher o formulário abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
Rolar para cima