Esfoliar a pele do corpo é muito importante para garantir uma aparência uniforme, hidratada e saudável. Esse procedimento renova as células, pois elimina as que estão mortas, estimulando a produção de outras, novinhas em folha. Além disso, garante uma melhor absorção dos cremes corporais. É um procedimento simples, mas que tem seus segredos. Veja nesse post como realizar uma esfoliação para aproveitar todos os seus 10 benefícios. Confira também os produtos esfoliantes que eu já usei e recomendo.
O que é esfoliação e quais são os tipos
A esfoliação é o ato de remover as camadas de células secas e mortas mais superficiais da pele. Pode ser feita por meios físicos ou químicos.
A esfoliação por meios físicos pode ser feita, por exemplo, com pó de café, açúcar mascavo, sal grosso, buchas vegetais e pedra-pomes. Ou, ainda, com cremes contendo partículas esfoliantes.
Já a esfoliação química é feita através de ácidos e outras substâncias que promovem a descamação da derme. Mas um bom produto não pode alterar o pH natural da pele, que atua como uma barreira de proteção.
Esfoliação corporal benefícios
Veja abaixo os 10 benefícios da esfoliação corporal.
1. Limpeza profunda
A esfoliação corporal permite uma limpeza mais profunda dos poros. Isso porque remove a camada superficial de células mortas que impede o acesso dos produtos de higiene.
2. Esfoliação corporal benefícios: prevenção de pelos encravados
A eliminação da camada mais superficial de células mortas também facilita o crescimento dos pelos. Assim evita que cresçam encravados. Por isso, deve ser realizada sempre 3 dias antes e 3 dias depois da depilação. Falarei mais sobre esse assunto adiante.
3. Controle da oleosidade
O hábito de esfoliar ajuda a diminuir a oleosidade acumulada nos poros. Isso evita o surgimento de cravos e espinhas, entre outros problemas de pele.
4. Esfoliação corporal benefícios: estímulo da circulação
Os movimentos circulares necessários para fazer a esfoliação contribuem para estimular a circulação nos locais massageados. Assim, mais sangue repleto de nutrientes e oxigênio chega a todas as células, contribuindo para uma pele mais radiante.
5. Estimulo da síntese de colágeno
A esfoliação regular promove estímulo a síntese de colágeno. O colágeno, por sua vez, melhora a textura, a firmeza e a integridade da pele. Dessa forma a esfoliação frequente também evita o envelhecimento precoce.
6. Esfoliação corporal benefícios: redução da celulite
A maior movimentação da microcirculação nos locais do corpo esfoliados ajuda a drenar as toxinas e líquidos acumulados. Dessa maneira reduz a celulite.
7. Uniformização do tom da pele
A esfoliação ao eliminar as células mortas, clareia regiões escurecidas, principalmente em áreas como joelhos e cotovelos.
8. Confere um toque acetinado a pele
Ao retirar a camada de células mortas, secas e ásperas da superfície, a pele fica macia e aveludada.
9. Melhora a absorção dos tratamentos cosméticos
A pele mais refinada permite uma melhor absorção dos ativos de tratamentos presentes nos cremes corporais. Assim, hidratantes e cremes de tratamento penetram mais fundo, agindo de forma mais eficiente e melhorando os resultados.
10. Esfoliação corporal benefícios: relaxa
A esfoliação através da massagem com movimentos circulares promove relaxamento e redução do stress do dia a dia.
Esfoliação corporal benefícios para a depilação
O recomendável é fazer a esfoliação três dias antes da depilação, o que ajuda a remover células mortas e afinar a pele.
E aguarde também pelo menos outros três dias para esfoliar novamente depois da depilação. Assim você evita que os pelos encravem quando estiverem crescendo.
Não se deve fazer a esfoliação logo após depilação, porque a pele já estará sensibilizada.
Então, aguarde alguns dias. Contudo, se houver alguma ferida ou machucadinho, só esfolie a região depois que a pele estiver completamente recuperada.
Quando esfoliar o corpo
A rotina de esfoliação é uma necessidade para todos os tipos de pele, mas há limites e restrições. O excesso pode deixar a pele sensível, irritada ou ressecada.
Por isso, é necessário conhecer qual o tipo da sua pele antes de esfoliá-la, para assim aproveitar todos os benefícios que o procedimento pode oferecer.
- Peles normais e ressecadas podem fazer esfoliações uma vez por semana.
- Oleosas até duas vezes na semana.
- Sensíveis, no máximo, uma vez a cada 15 dias, mas áreas como cotovelos, pés e joelhos podem ser esfoliados semanalmente.
- As peles acneicas não devem se submeter à esfoliação sem consultar um dermatologista.
O que fazer após a esfoliação
É muito importante hidratar a pele logo após a esfoliação. A hidratação serve para devolver um pouco do manto lipídico, que protege a pele, e que foi perdido durante a esfoliação.
E, o fato da pele estar mais fina após o procedimento, conforme já foi dito, também permite que os ativos dos cremes penetrem mais profundamente. Isso ajuda no aproveitamento de todo o potencial do cosmético.
Como fazer a esfoliação corporal
O passo a passo é o seguinte:
- Dentro do box, molhe o corpo e passe o esfoliante em movimentos circulares.
- Enxágue com água morna para retirar todos os resíduos. Evite água quente para não ressecar demais a pele.
- Seque bem a pele e aplique um hidratante ou óleo corporal.
Escolha um hidratante com ação nutritiva e antioxidante à base de vitamina E. Alguns óleos pedem enxágue, para retirar o excesso de produto, outros não. Confira sempre as informações passadas pelos fabricantes que se encontram nos rótulos dos produtos.
Esfoliantes que eu uso e recomendo
1. Caudalie Esfoliante Corporal Crushed Cabernet
Chiquérrimo, é inspirado em um dos mais tradicionais tipos de vinho. Proporciona nutrição, suavidade e efeito drenante (para saber mais clique aqui).
2. Creme Esfoliante Apricot forte abrasão
Deixa a pele bem fininha. Possui óleo de apricot, rico em vitamina E. Esse produto, contudo, se destina a peles resistentes. Não recomendo se sua pele for sensível. Clique aqui nesse link e saiba mais.
3. Creme esfoliante Spa Care Raavi
Com extrato de chá verde e gengibre. Promove uma esfoliação de média a forte, de acordo com a intensidade da pressão que você fizer com as mãos durante a aplicação. Clique aqui e confira mais informações.
1. Polpa Esfoliante Natura Ekos com óleo de castanha
Eu amo a Polpa Esfoliante da Natura Ekos. O produto, como o nome já indica, contém além dos grânulos naturais de esfoliação, o óleo de castanha. Esse óleo é rico em ômega-6 e ômega-9, que nutre a pele.
Além disso, estimula a produção de proteínas estruturantes até as camadas mais profundas.
Gosto desse produto porque ele renova a pele, hidrata e tem um cheirinho delicioso que fica no corpo. Os grânulos naturais não machucam, mas no final você percebe a pele bem lisinha e macia.
Eu deixo o pote sempre dentro do meu box. Como a pele do meu corpo é oleosa, faço a esfoliação duas vezes por semana. Assim, fica prático!
Como usar
Aplique duas vezes por semana sobre o corpo úmido, exceto no rosto, e massageie suavemente em movimentos circulares. Enxágue em seguida.
Onde comprar a Polpa Esfoliante da Natura Ekos
Compre pela internet e receba no endereço que você escolher em qualquer lugar do Brasil. Clique aqui e acesse o espaço do Almanaque da Mulher no site da Natura.
Lembrando que ao comprar através desse link você estará me ajudando a manter o blog. E eu ainda serei a sua Consultora de Beleza. A Natura me pagará uma pequena comissão pela indicação, mas o preço que você vai pagar é o mesmo que comprando direto da marca.
Enfim, é isso!
Nesse post abordei especificamente a esfoliação da pele do corpo. Se você quiser saber mais sobre como esfoliar o rosto, clique aqui e confira.
Você também tem o hábito de esfoliar a sua pele? O que você usa? E com que frequência você faz? Conte aqui nos comentários.
Veja também os posts: |