Esfoliação corporal benefícios.

10 Benefícios da esfoliação corporal para a beleza da pele

Compartilhe!

Esfoliar a pele do corpo é muito importante para garantir uma aparência uniforme, hidratada e saudável. Esse procedimento renova as células, pois elimina as que estão mortas, estimulando a produção de outras, novinhas em folha. Além disso, garante uma melhor absorção dos cremes corporais. É um procedimento simples, mas que tem seus segredos. Veja nesse post como realizar uma esfoliação para aproveitar todos os seus 10 benefícios. Confira também os produtos esfoliantes que eu já usei e recomendo.


O que é esfoliação e quais são os tipos

A esfoliação é o ato de remover as camadas de células secas e mortas mais superficiais da pele. Pode ser feita por meios físicos ou químicos.

A esfoliação por meios físicos pode ser feita, por exemplo, com pó de café, açúcar mascavo, sal grosso, buchas vegetais e pedra-pomes. Ou, ainda, com cremes contendo partículas esfoliantes.

Já a esfoliação química é feita através de ácidos e outras substâncias que promovem a descamação da derme. Mas um bom produto não pode alterar o pH natural da pele, que atua como uma barreira de proteção.



Esfoliação corporal benefícios

Veja abaixo os 10 benefícios da esfoliação corporal.

1. Limpeza profunda

A esfoliação corporal permite uma limpeza mais profunda dos poros. Isso porque remove a camada superficial de células mortas que impede o acesso dos produtos de higiene.

2. Esfoliação corporal benefícios: prevenção de pelos encravados

A eliminação da camada mais superficial de células mortas também facilita o crescimento dos pelos. Assim evita que cresçam encravados. Por isso, deve ser realizada sempre 3 dias antes e 3 dias depois da depilação. Falarei mais sobre esse assunto adiante.

3. Controle da oleosidade

O hábito de esfoliar ajuda a diminuir a oleosidade acumulada nos poros. Isso evita o surgimento de cravos e espinhas, entre outros problemas de pele.



4. Esfoliação corporal benefícios: estímulo da circulação

Os movimentos circulares necessários para fazer a esfoliação contribuem para estimular a circulação nos locais massageados. Assim, mais sangue repleto de nutrientes e oxigênio chega a todas as células, contribuindo para uma pele mais radiante.

5. Estimulo da síntese de colágeno

A esfoliação regular promove estímulo a síntese de colágeno. O colágeno, por sua vez, melhora a textura, a firmeza e a integridade da pele. Dessa forma a esfoliação frequente também evita o envelhecimento precoce.

6. Esfoliação corporal benefícios: redução da celulite

A maior movimentação da microcirculação nos locais do corpo esfoliados ajuda a drenar as toxinas e líquidos acumulados. Dessa maneira reduz a celulite.



7. Uniformização do tom da pele

A esfoliação ao eliminar as células mortas, clareia regiões escurecidas, principalmente em áreas como joelhos e cotovelos.

8. Confere um toque acetinado a pele

Ao retirar a camada de células mortas, secas e ásperas da superfície, a pele fica macia e aveludada.

9. Melhora a absorção dos tratamentos cosméticos

A pele mais refinada permite uma melhor absorção dos ativos de tratamentos presentes nos cremes corporais. Assim, hidratantes e cremes de tratamento penetram mais fundo, agindo de forma mais eficiente e melhorando os resultados.

10. Esfoliação corporal benefícios: relaxa

A esfoliação através da massagem com movimentos circulares promove relaxamento e redução do stress do dia a dia.



Esfoliação corporal benefícios para a depilação

O recomendável é fazer a esfoliação três dias antes da depilação, o que ajuda a remover células mortas e afinar a pele.

E aguarde também pelo menos outros três dias para esfoliar novamente depois da depilação. Assim você evita que os pelos encravem quando estiverem crescendo.

Não se deve fazer a esfoliação logo após depilação, porque a pele já estará sensibilizada.

Então, aguarde alguns dias. Contudo, se houver alguma ferida ou machucadinho, só esfolie a região depois que a pele estiver completamente recuperada.



Quando esfoliar o corpo

A rotina de esfoliação é uma necessidade para todos os tipos de pele, mas há limites e restrições. O excesso pode deixar a pele sensível, irritada ou ressecada. 

Por isso, é necessário conhecer qual o tipo da sua pele antes de esfoliá-la, para assim aproveitar todos os benefícios que o procedimento pode oferecer.

  • Peles normais e ressecadas podem fazer esfoliações uma vez por semana.
  • Oleosas até duas vezes na semana.
  • Sensíveis, no máximo, uma vez a cada 15 dias, mas áreas como cotovelos, pés e joelhos podem ser esfoliados semanalmente.
  • As peles acneicas não devem se submeter à esfoliação sem consultar um dermatologista.

O que fazer após a esfoliação

É muito importante hidratar a pele logo após a esfoliaçãoA hidratação serve para devolver um pouco do manto lipídico, que protege a pele, e que foi perdido durante a esfoliação.

E, o fato da pele estar mais fina após o procedimento, conforme já foi dito, também permite que os ativos dos cremes penetrem mais profundamente. Isso ajuda no aproveitamento de todo o potencial do cosmético.



Como fazer a esfoliação corporal

O passo a passo é o seguinte:

  1. Dentro do box, molhe o corpo e passe o esfoliante em movimentos circulares.
  2. Enxágue com água morna para retirar todos os resíduos. Evite água quente para não ressecar demais a pele.
  3. Seque bem a pele e aplique um hidratante ou óleo corporal.

Escolha um hidratante com ação nutritiva e antioxidante à base de vitamina E. Alguns óleos pedem enxágue, para retirar o excesso de produto, outros não. Confira sempre as informações passadas pelos fabricantes que se encontram nos rótulos dos produtos.



Esfoliantes que eu uso e recomendo

1. Caudalie Esfoliante Corporal Crushed Cabernet

Chiquérrimo, é inspirado em um dos mais tradicionais tipos de vinho. Proporciona nutrição, suavidade e efeito drenante (para saber mais clique aqui).

2. Creme esfoliante Apricot forte abrasão

Deixa a pele bem fininha. Possui óleo de apricot, rico em vitamina E. Esse produto, contudo, se destina a peles resistentes. Não recomendo se sua pele for sensível. Clique aqui nesse link e saiba mais.

3. Creme esfoliante Spa Care Raavi

Com extrato de chá verde e gengibre. Promove uma esfoliação de média a forte, de acordo com a intensidade da pressão que você fizer com as mãos durante a aplicação. Clique aqui e confira mais informações.

Esfoliação corporal benefícios.

1. Polpa Esfoliante Natura Ekos com óleo de castanha

Eu amo a Polpa Esfoliante da Natura Ekos. O produto, como o nome já indica, contém além dos grânulos naturais de esfoliação, o óleo de castanha. Esse óleo é rico em ômega-6 e ômega-9, que nutre a pele. Além disso, estimula a produção de proteínas estruturantes até as camadas mais profundas.

Esfoliação corporal benefícios.

Gosto desse produto porque ele renova a pele, hidrata e tem um cheirinho delicioso que fica no corpo. Os grânulos naturais não machucam, mas no final você percebe a pele bem lisinha e macia.

Como esfolear a pele do corpo.

Eu deixo o pote sempre dentro do meu box. Como a pele do meu corpo é oleosa, faço a esfoliação duas vezes por semana. Assim, fica prático!



Como usar

Aplique duas vezes por semana sobre o corpo úmido, exceto no rosto, e massageie suavemente em movimentos circulares. Enxágue em seguida.

Onde comprar a Polpa Esfoliante da Natura Ekos

Compre pela internet e receba no endereço que você escolher em qualquer lugar do Brasil. Clique aqui e acesse o espaço do Almanaque da Mulher no site da Natura.

Lembrando que ao comprar através desse link você estará me ajudando a manter o blog. E eu ainda serei a sua Consultora de Beleza. A Natura me pagará uma pequena comissão pela indicação, mas o preço que você vai pagar é o mesmo que comprando direto da marca.

Enfim, é isso!

Nesse post abordei especificamente a esfoliação da pele do corpo. Se você quiser saber mais sobre como esfoliar o rosto, clique aqui e confira.

Esfoliante labial caseiro

Você também tem o hábito de esfoliar a sua pele? O que você usa? E com que frequência você faz? Conte aqui nos comentários.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
Rolar para cima