Óleos faciais de tratamento

Mulher com o óleo“Mas passar óleo no rosto? Que loucura, minha pele já é oleosa!” Você pode estar me achando louca, mas juro, não estou! Os óleos faciais são a aposta da vez. Hidratam, rejuvenescem e nutrem até as peles oleosas, imagina em peles secas?!

Com certeza você já deve conhecer os benefícios dos óleos de cabelo e óleos corporais, agora chegou a vez de experimentar os óleos faciais. Nesse post você irá conhecer as funções dos óleos faciais, quando e como aplicar, além de várias sugestões de produtos incríveis.


Funções dos óleos faciais

Os óleos faciais têm fórmulas que prometem fornecer um brilho radiante, hidratação reforçada e combate ao envelhecimento. Tudo isso através da ação de ativos proteicos sofisticados, óleos essenciais e vitaminas antioxidantes como o retinol e vitamina C.

Os óleos vegetais podem ser extraídos de plantas, flores, frutas, sementes e raízes. Mas cuidado para não confundir os óleos vegetais com o óleo mineral (silicone e parafina), produto derivado do petróleo, muito comum em outros tipos de cosméticos. O óleo mineral funciona como lubrificante e não como hidratante.

A principal função dos óleos vegetais é hidratar, mas muitos também nutrem a pele. Ao serem absorvidos pela pele, os óleos ajudam a restituir a camada natural de água e gordura que serve de proteção, diminuindo assim a perda de líquido para o meio ambiente e reforçando a barreira natural da pele.

Em comparação com os hidratantes tradicionais, os óleos são absorvidos mais rapidamente e apresentam menor risco de irritação ou reação alérgica.

Os óleos vegetais são multifuncionais, além da função hidratante atuam antes da maquiagem como um preparador da pele, deixando-a com mais viço e elasticidade e ajudando a atenuar as linhas de expressão finas. Por isso, são super bem-vindos nas peles maduras.

Peles sensíveis, com rosácea ou sensibilizadas por agentes externos também podem ser beneficiadas pelo produto, já que alguns possuem ação anti-inflamatória e calmante. Outros ainda apresentam propriedades antissépticas, ou seja, evitam a proliferação de fungos e micro-organismos.

Muitos óleos faciais podem ser aplicados não só no rosto, mas também em todo o corpo, inclusive nos cabelos. Muito prático! Um produto só pra tudo!


Quando aplicar os óleos faciais

Aplique o óleo depois do creme hidratante; se você aplicar antes irá impedir que o hidratante penetre nas células da pele. O óleo cria uma barreira impedindo a perda da umidade natural da pele para o ar.

À noite o óleo deve ser aplicado sobre o creme ou serum de tratamento antienvelhecimento. Isto porque sela os ativos de tratamento na pele, fazendo com que funcionem melhor e mais depressa.



Como aplicar os óleos faciais

  • Depois de aplicar o seu hidratante habitual, pingue duas a três gotas de óleo na ponta dos dedos.
  • Friccione os dedos para aquecer o óleo.
  • Então, deslize a ponta dos dedos em movimentos suaves, do centro para as extremidades do rosto até a total absorção do produto.
  • Não esqueça de aplicar no pescoço, sempre com movimentos ascendentes.

 Seleção de produtos

Abaixo selecionei alguns óleos faciais. Escolha o que mais atenda as suas necessidades. Alguns podem ser utilizados no corpo e nos cabelos também.

Óleos faciais
Óleos faciais
  1. Óleo hidratante 100% Pure Argan Oil da Josie Maran (compre aqui) – originalmente encontrado no Marrocos é rico em vitamina E e ácidos graxos essenciais. Além do rosto pode ser aplicado nos cabelos e para hidratar as cutículas.
  2.  Óleo hidratante 100% Pure Argan Oil da Josie Maran na versão Light – hidrata profundamente e é absorvido rapidamente, deixando um acabamento semi-matte.
  3.  Óleo Prep + Prime Essential Oils da Mac (compre aqui) – é uma mistura de óleos essenciais com derivados naturais das essências de grapefruit e camomila em uma base de quatro óleos botânicos. Oferece equilíbrio à pele e seus elementos derivados de plantas purificam, regeneram, suavizam e acalmam.
  4. Blue Orchid Oil da Clarins (compre aqui) – óleo de reequilíbrio facial para peles secas, a base de óleo essencial de orquídea.
  5. Midnight Recovery Concentrate da Kiehl’s – com a promessa de agir durante a noite, quando a pele está mais receptiva para se reparar das agressões diárias. É formulado com lavanda, gerânio, óleo de prímula e esqualeno com 99,8% de ingredientes naturais.
  6. PC15 Óleo Noturno Detox da Caudalie (compre aqui) – este óleo seco, leve e de fácil absorção ajuda a renovar e proteger a pele enquanto você está dormindo. A pele é desintoxicada e revitalizada. Com cinco óleos essenciais e três óleos vegetais, esta fórmula 100% à base de plantas é extremamente eficaz na renovação celular e eliminação de toxinas, radicais livres e células mortas.
  7. Óleo Noturno Hidratante Vinosource da Caudalie (compre aqui) – óleo calmante para restaurar a pele seca e sensível durante a noite. Formulado com uma mistura de seis plantas e óleos essenciais 100% naturais, este óleo seco nutre profundamente e acalma a pele sensível propensa a vermelhidão ou irritação.
  8. Óleo Huile Prodigieuse da Nuxe (compre aqui) – fórmula desenvolvida na França; livre de silicone, conservantes e óleo mineral e composta de 97,8% de ingredientes naturais, vitamina E e seis óleos vegetais que nutrem, reparam e suavizam a pele naturalmente, e em um só passo. Tem toque seco e pode ser aplicado no rosto, no corpo e nos cabelos. Tem aroma da flor de laranjeira e de ameixa, notas de rosas, lírios do vale e lírios brancos e um toque de âmbar, baunilha e cedro.
  9. Óleo Huile Prodigieuse OR da Nuxe (compre aqui) – é a versão com partículas de madrepérola. Também tem toque seco, pode ser aplicado no rosto, no corpo, e nos cabelos. Perfeito para ser utilizado após exposição ao sol. Aplique no cabelo para obter um volume maior e um efeito cintilante. Massageie suas pernas para um efeito “meias de seda”. Os reflexos de cetim no óleo cintilante vão sutilmente corrigir eventuais imperfeições da pele.

Mulher pronta



2 comentários em “Óleos faciais de tratamento”

  1. Pingback: Concentrado Revitalizante Chronos: pele do rosto protegida e jovem por mais tempo.

  2. Pingback: Queridinhos de beleza de sempre, produtos queridinhos, produtos indispensáveis, cabelos, cuidados com a pele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *