Para que serve ácido glicólico.

Tudo o que você precisa saber sobre o ácido glicólico

Compartilhe!

Sem exageros, o ácido glicólico muda vidas. Essa afirmação pode até parecer exagerada, mas a verdade é que esse ativo vem sendo cada vez mais utilizado nas fórmulas dos cosméticos devido aos seus excelentes resultados. Isso porque é muito versátil no tratamento da pele. Ele combate a hiperpigmentação, os sinais de envelhecimento, como linhas e rugas, trata peles acneicas e muito mais. Aprenda nesse post para que serve ácido glicólico através de um questionário com as perguntas mais comuns sobre esse produto revolucionário.



O que é ácido glicólico

O ácido glicólico é um tipo de alfa-hidroxiácido (ou AHA) derivado da cana-de-açúcar. Ele é mais um dos ácidos utilizados na cosmética como o lático, o tartárico e o cítrico.

Porém, ele é único, pois dos AHAs, o glicólico é o mais simples em estrutura e o de menor peso molecular. Esse pequeno peso molecular facilita a penetração na pele, tornando-o super eficaz.

Para que serve ácido glicólico.

Para que serve ácido glicólico

Quando se trata dos benefícios do ácido glicólico, ele se destaque em pelo menos sete. Confira a seguir:

Esfolia

Em primeiro lugar, o ácido glicólico é um esfoliante. Ele atua eliminando as células mortas da pele revelando, assim, as camadas mais novas e mais brilhantes por baixo. Age, portanto, na camada mais superficial da pele, o estrato córneo.

O estrato córneo normal e intacto consiste em camadas de células mortas bem compactadas, ou seja, que estão fortemente unidas. O ácido glicólico afrouxa essas ligações.

É como se ele dissolvesse a cola que mantem as camadas duras e ásperas de células mortas da pele unidas, facilitando que elas se desprendam mais facilmente.



Estimula a produção de colágeno

Mas como o ácido glicólico é bem pequeno, ele também consegue penetrar mais profundamente na pele, onde faz um trabalho mais sério.

O ácido glicólico estimula os fibroblastos na derme a produzirem maiores quantidades de colágeno!

E ao estimular a produção de colágeno, ajuda a pele a ficar mais firme.

Minimiza linhas finas e rugas

Como estimula a produção de colágeno e também a de elastina, o ácido glicólico ajuda a minimizar as linhas de expressão finas e as rugas.



Para que serve ácido glicólico: clareia manchas

Ao estimular a renovação celular, o ácido glicólico acelera a eliminação do excesso de pigmento na pele, como o causado pelo melasma, por exemplo. Com isso, há um clareamento uniforme das manchas onde o ácido foi aplicado.

Reduz o excesso de oleosidade

Por conta do seu baixo peso molecular, o ácido glicólico penetra na pele rapidamente e ajuda a manter os poros livres do excesso de sebo. Assim, previne o aparecimento de cravos e espinhas, ajudando a controlar a oleosidade excessiva.



Melhora a textura da pele

O ácido glicólico minimiza a aparência de poros dilatados, melhorado dessa forma a textura da pele.

Para que serve ácido glicólico: reduz cicatrizes de acne

Como esfolia profundamente a pele, o ácido glicólico promove a renovação celular, minimizando a aparência de cicatrizes deixadas pelas inflamações causadas pela acne.

Assim, com a junção entre a ação superficial no estrato córneo e o trabalho que ele faz abaixo, a pele ficará mais suave e parecerá mais radiante e uniforme.



Como usar o ácido glicólico na rotina da pele

Como acontece com qualquer produto que atue mais profundamente, é melhor começar devagar se você tiver pele sensível ou propensa a irritações. Então inicie, por exemplo, com um produto de lavagem de rosto.

Um sabonete com ácido glicólico pode acostumar sua pele ao produto de uma forma mais gradativa, ao invés de partir direto para um produto sem enxágue e que você não sabe se sua pele irá tolerar.



Sabonete líquido em gel Purified Skin da Neutrogena

Use na limpeza diária da pele, para a eliminação de toxinas e impurezas e redução da oleosidade.

Gel de limpeza com ácido glicólico (clique aqui).

Lenços de Ácido Glicólico a 10% e Ácido Salicílico a 2%

Tratamento ideal para pele acneica, pois ajuda eliminar a oleosidade e combate a proliferação de bactérias. Contribui para desobstrução dos poros e controla a produção das glândulas sebáceas (clique aqui e saiba mais).

Para que serve ácido glicólico.
Lenços de limpeza com ácido glicólico (clique aqui).

Mas se você tiver certeza que sua pele está preparada para um tratamento um pouquinho mais intenso com ácido glicólico, experimente um esfoliante.

A esfoliação pode ser feita de uma a duas vezes por semana, de acordo com a tolerância da sua pele.

Esfoliante Antissinais Natura Chronos

Possui um mecanismo duplo: micropartículas de bambu que promovem a esfoliação física, removendo as células mortas da superfície da pele. E a esfoliação química, através do ácido glicólico, que penetra nos poros limpando profundamente e estimulando a síntese de colágeno. Clique aqui e confira.

Esfoliante Antissinais Chronos com ácido glicólico (clique aqui).

Outros itens que podem fazer parte da sua rotina de tratamento diário são os séruns com ácido glicólico. Por serem produtos sem enxágue imediato têm tempo para uma ação mais profunda. Tenho 2 para indicar:

Ácido glicólico Hinode Routine 

Com ácido glicólico e camomila trata a pele de forma superficial e profunda. Clique aqui e confira mais informações sobre esse produto.

Para que serve ácido glicólico.
Sérum da Hinode (clique aqui).

Ácido Glicólico The Ordinary

Esse tônico com 7% de ácido glicólico oferece esfoliação suave que deixa a pele super iluminada. A fórmula é enriquecida com Ginseng e Aloe Vera, que têm benefícios calmantes. Clique aqui e compre no site da Amazon.

Clique aqui e conheça mais sobre esse produto.

Outras questões

O ácido glicólico é bom para todos os tipos de pele?

É melhor para as peles normal, mista ou oleosa. Pessoas com pele seca e altamente sensível geralmente reagem com irritação.



É necessário proteger a pele dos raios solares quando estiver usando esse ácido?

O uso de protetor é essencial quando se está utilizando produtos contendo ácido glicólico já que esse produto promove uma esfoliação mais profunda da pele.

O ácido glicólico é bom para tratar a acne?

Sim, o ácido glicólico é uma ótima escolha para a pele propensa a acne. Ele funciona limpando profundamente os poros.

Na verdade, o ácido glicólico é ótimo não apenas para tratar, mas também para prevenir a maioria dos tipos de acne cuja causa raiz é o acúmulo de óleo.

No entanto, use com cautela se você tiver pele seca, sensível ou com acne cística. Se você tem um caso de acne leve a moderada, pode usá-lo evitando apenas as áreas já sensibilizadas.

Mas se você tem rosácea ou acne cística dolorosa, esse ácido pode ser muito forte. Nestes casos é importante consultar um dermatologista ou um esteticista experiente.



O ácido glicólico tem algum efeito colateral?

Por ser um ácido poderoso, use-o seguindo as instruções dos fabricantes dos cosméticos. Tudo para evitar riscos de irritação ou queimaduras na pele.

Outra vantagem? O ácido glicólico é imediatamente neutralizado quando em contato com a água.

Assim, caso sinta formigamento é só enxaguar o produto. Mas mesmo que ele penetre profundamente em sua pele, eventualmente atinge a água na derme. Lá será neutralizado.

Enfim, por hoje é só! Mas siga o Almanaque da Mulher no Pinterest e no Instagram. Te espero por lá também!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima