A mulherada não cansou de pedir e a indústria da beleza atendeu! Confira os produtos de skincare e o make ideal para ajudar você a conquistar o sonho dourado de uma pele glow ou luminosa.
Pele glow ou luminosa
Apesar de ser ainda uma queridinha das brasileiras, principalmente as de pele mista ou oleosa, é notório que a textura mate dos produtos acaba envelhecimento a aparência.
Assim, o desejo por uma pele menos matificada, até mesmo luminosa, começou a surgir. E já é uma realidade!
Tudo começou na maquiagem, já há alguns anos, com o boom dos iluminadores. Depois evoluiu para os cosméticos de skincare.
As atuais fórmulas, que foram pensadas para o cuidado com a pele, têm como um dos objetivos, entregar uma pele com brilho sutil.
Assim, é importante não confundir a aparência de uma pele glow com a de oleosidade.
Diferença entre viço e oleosidade
O viço depende da hidratação, ou seja, da quantidade de água nas células. Enquanto a oleosidade se relaciona com o acúmulo de ácido graxos na camada mais superficial da pele.
Uma maneira fácil de identificar a natureza do brilho é observar o lugar do rosto em que ele se encontra. Aquele concentrado na zona T (testa e nariz) é o indesejado.
Já o saudável ou proporcionado pelos cosméticos fica concentrado nas regiões com maior definição óssea do rosto, como o alto das maçãs e abaixo das sobrancelhas.
Como conseguir aquele viço invejável
Ajuda que vem do skincare
Na busca pelo viço perfeito, entram em cena o uso de produtos com ativos como o ácido hialurônico, o ácido retinoico e a vitamina C.
O ácido hialurônico tem efeito preenchedor. Enquanto os dois últimos são estimulantes da renovação celular e da formação de colágeno.
Deve-se, contudo, manter os cuidados diários básicos para garantir aquele glow natural. Estou falando de práticas como tomar muita água, remover a maquiagem e usar hidratante, por exemplo.
Enfim, pele viçosa dá trabalho!
Passo a passo
Se você deseja mais viço e uma aparência mais saudável e jovem para a sua pele, comece pela limpeza e tonificação a pele.
Em seguida aplique um bom hidratante e aguarde até que seja absorvido. Eu simplesmente amo o da Embryolisse (clique aqui e confira a resenha).
A seguir aplique algumas gotas de um bom óleo facial e massageie sua pele do rosto com as pontas dos dedos por 2 minutos.
Eu gosto muito do Concentrado Revitalizante Chronos (clique aqui) ou do Óleo Facial de Esqualano da Océane (clique aqui).
Sobre o Concentrado Revitlizante já tem resenha aqui no blog. Para conferir é só clicar aqui.
Aproveitando a presença do óleo, faça movimentos suaves, sempre do centro em direção a periferia do rosto. Essa estimulação ajuda a aumentar a circulação deixando a pele mais radiante.
Depois, é só partir para a make.
Veja também os posts: |
Contribuição da maquiagem para uma pele glow
Primers, bases de cobertura leve e, claro, iluminadores. Estes são os itens de maquiagem que mais ajudam na busca pelo viço. Mas cada um deles entrega uma dose diferente de brilho.
Então, veja a seguir os diferentes níveis de brilho que você consegue com a maquiagem:
1. Brilho bem sutil
Para um glow discreto, opte pelos primers acetinados. Estes iluminam discretamente a pele e, de quebra, aumentam a durabilidade da maquiagem que virá a seguir.
Os que eu mais gosto são:
- Primer Iluminador Facial Tracta Glow (clique aqui), que ilumina enquanto suaviza os poros. Além disso é oil free.

- Iluminador em spray Mariana Saad da Océane (clique aqui), para ser aplicado antes da maquiagem ou para finalizar. Em duas cores: Rosa mais indicado para peles com subtom frio e Bronze para as de subtom quente.

Não sabe qual é o seu subtom? Então, confira o post completo clicando aqui.
2. Segundo nível de brilho
O próximo produto é a base, para cobertura da pele. Para uma pele luminosa, escolha uma base com fórmula glow.
Uma base com efeito glow que eu adoro é a Sheer Glow da Nars. Ela tem uma cobertura média, que permite construir camadas e uma fórmula mais hidratante.
Minha cor é a Punjab (medium 1). Sempre compro a minha na própria loja da Nars (clique aqui).

Mas se a luminosidade conferida pela base já começa a preocupar pelo maior aspecto de oleosidade, a dica é lançar mão do pó facial translúcido em pontos-chaves.
Com um pincel de esfumar sombra, aplique um pouco do pó translúcido apenas na parte central do rosto ou zona T.
O tamanho do pincel é importante porque garante que a correção seja pontual e a maquiagem não fique com aspecto carregado.
Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e promoções exclusivas. É só preencher o formulário abaixo: |
3. Brilho máximo
Para quem curte um efeito de brilho bem evidente, a dica é usar e abusar dos iluminadores.
Use-os para destacar os pontos do rosto como o alto das maçãs, a região abaixo da sobrancelha e a ponte do nariz. Fiz um post completo sobre como aplicar iluminador, clique sobre o link para ler.
Para garantir um brilho ainda mais intenso, misture duas consistências de iluminador. Primeiro aplique um iluminador líquido ou cremoso e sobre ele um iluminador em pó.
O iluminador líquido que eu adoro é o da Eudora (clique aqui), com acabamento perolado.

Já meu iluminador em pó preferido é o Soft and Gentle da Mac (clique aqui), pois tem um brilho pêssego dourado lindo de viver.

Enfim, é isso por hoje. Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.