Cabelos lindos com o cronograma capilar

Existem 3 tipos principais de máscaras de cabelos: de hidratação, de nutrição e de reconstrução. Mas qual ou quais delas usar e quando? Normalmente os fios de cabelo, devido a todas as agressões que sofrem, como exposição ao sol, químicas, vento, poluição e uso excessivo de chapinhas e secadores de cabelo precisam de todos os tipos de tratamento. É comum os cabelos estarem não somente desidratados, mas também desnutridos e com perdas de massa. Neste post eu te apresento o Cronograma Capilar, uma estratégia de tratamento para manter os cabelos sempre bem tratados e bonitos.


O que é o cronograma capilar?

Basicamente o cronograma capilar é a agenda de tratamentos do seu cabelo.

Foi criado para devolver aos fios tudo o que foi perdido ao longo do tempo, devido a processos como alisamentos, tinturas, excesso de sol, água de lavagem muito quente, sal, cloro, chapinha e secador, deixando o cabelo opaco, quebradiço e ressecado.

Cronograma capilar

Os especialistas dizem que nosso cabelo vai perdendo massa e água com todas as agressões que os fios sofrem, e que por isso é necessário repor essas perdas com tratamentos periódicos.

Os tratamentos que os cabelos mais precisam são: hidratação, nutrição e reconstrução.

Mas para os resultados aparecerem é preciso dedicação e comprometimento, não há milagres.



Por que fazer hidratação, nutrição e reconstrução?

Nosso cabelo é composto de proteínas, gorduras (lipídios), pentoses, minerais e água.

Cerca de 90% da massa do nosso cabelo é composta de queratina, uma proteína, que vai sendo perdida como resultado das agressões diárias a que os fios são submetidos.

Por isso, nosso cabelo precisa de máscaras de reconstrução, que são ricas em proteínas ou aminoácidos, para repor o que foi perdido.

Além disso, o fio de cabelo tem 2% de minerais, o mais importante é o enxofre, que funciona como um suporte para a queratina.

Normalmente as máscaras de reconstrução também são ricas em minerais para compensar as perdas e permitir a fixação das proteínas das máscaras nos fios.

O cabelo possui uma média de 8% de gorduras, que são eliminadas pelo uso de xampus muito detergentes e água de lavagem muito quente.

Por essa razão o cabelo precisa de máscaras de nutrição, ricas em lipídios, que irão repor essa gordura perdida.

A estrutura do fio de cabelo possui ainda água, que também vai sendo perdida. Portanto, necessita receber máscaras de hidratação, ricas em elementos hidratantes, que vão se incorporar a estrutura do cabelo.

Cronograma capilar



Como fazer a hidratação do cabelo

A hidratação tem como objetivo fazer uma reposição da água. Todos os cabelos precisam desse tipo de máscara para que se mantenham bonitos e saudáveis, até mesmo os muito oleosos.

Um cabelo hidratado é um cabelo macio.

Para ver quais ingredientes devem constar nas máscaras de hidratação acesse aqui. Cabelos que precisam de mais hidratação são aqueles que estão muito leves, armados, embaraçam quando molham e estão sem brilho.

A hidratação é o único processo que não tem limite, você pode hidratar o cabelo toda a vez que lavar e que não for aplicar outro tipo de máscara.

Importante: sempre aplique qualquer máscara afastada uns 5 dedos da raiz, pois os produtos podem se acumular nos folículos prejudicando ainda mais os cabelos.



Como fazer a nutrição do cabelo

A nutrição ou umectação é recomendada para cabelos porosos, sem balanço e com frizz. São máscaras ricas em óleos ou manteigas vegetais.

Um cabelo nutrido apresenta-se com brilho, alinhado e até mais liso. Veja a lista de ingredientes que compõem as máscaras de nutrição aqui.



Como fazer a reconstrução do cabelo

Cabelos que precisam de reconstrução são aqueles que vão afinando em direção as pontas, estão ralos e quebradiços.

Os cabelos que perderam massa são fracos, elásticos e com pontas duplas, normalmente porque sofreram processos químicos como alisamentos e descolorações.

Se você não tem nenhuma química no cabelo, não há necessidade de aplicar máscaras de reconstrução todo mês, você pode fazer a cada 45 dias e até de 2 em 2 meses.

Você precisa avaliar seu cabelo para ver qual a necessidade real dele. Para ver a lista de ingredientes que devem estar presentes na máscara reconstrutora clique aqui.

É bom você saber que é normal que o cabelo fique um pouco mais rígido, armado e grosso após a aplicação de uma máscara de reconstrução.

É para isso mesmo que ela serve, para devolver a massa perdida. Depois de 48 horas faça uma hidratação para seu cabelo voltar a ficar bem macio.

Duas coisas importantes que você deve saber quando for escolher máscaras reconstrutoras que contenham queratina na fórmula:

  1. A queratina em excesso faz mal para o cabelo e pode deixá-lo enrijecido e quebradiço, portanto não faça mais do que duas vezes por mês.
  2. Nunca faça uma reconstrução sem antes fazer uma hidratação e uma nutrição. Como a reconstrução sela as cutículas do fio de cabelo por fora é importante que por dentro ele já esteja hidratado e nutrido.



Como aplicar as máscaras nos cabelos

Sempre lave o cabelo antes com xampu, tire o excesso de água com uma toalha e aplique a máscara.

Depois torça gentilmente os cabelos, faça um coque  e prenda com uma piranha. Se preferir cubra os cabelos com uma touca metalizada para potencializar a ação do creme.

Para qualquer tipo de máscara (hidratação, nutrição ou reconstrução) deixe sempre o tempo recomendado pelo fabricante, nem mais, nem menos. Depois faça o enxágue da máscara.

Existem máscaras de tratamento que solicitam a aplicação do condicionador antes, já outras recomendam depois.

Faça conforme especificado, mas nunca deixe de aplicar o condicionador, pois é ele quem vai fechar as cutículas dos fios de cabelo que foram abertas pelo shampoo.



Como montar o cronograma capilar?

Cronograma capilar padrão

No primeiro mês é recomendável começar com o cronograma padrão e mais completo.

Depois que seu cabelo já estiver recuperado, você já pode montar um cronograma específico para as características dos seus fios.

Caso seu cabelo esteja muito fraco, elástico e se partindo com facilidade, não use o cronograma capilar padrão. Prefira usar o cronograma para cabelos muito danificados.

O cronograma padrão é composto de 8 hidratações mensais, 3 nutrições e uma reconstrução. Cada tratamento é feito com um intervalo de 48 horas (2 dias) até o tratamento seguinte, fechando um ciclo.

Cronograma capilar

Já o cronograma capilar para cabelos muito danificados tem 6 hidratações, 4 tratamentos nutritivos e duas reconstruções.

Cronograma capilar

Como meu cabelo não está muito danificado comecei com o cronograma padrão. Já fiz a primeira semana e notei uma melhora na aparência geral dos fios.



Cronograma capilar específico

Para montar um cronograma mais específico é necessário descobrir o que seu cabelo mais precisa e assim dar prioridade, ou seja, você precisa descobrir se seu cabelo necessita de mais hidratação, nutrição ou reconstrução.

Todo cabelo precisa de pelo menos uma reconstrução mensal para repor a massa capilar e a queratina perdidas ao longo dos dias.

Se você faz qualquer química frequentemente, talvez seja preciso manter duas aplicações de máscara de reconstrução por mês. Avalie os resultados. Se o cabelo, apesar das químicas estiver forte, faça a reconstrução apenas uma vez por mês.

Caso seu cabelo seja normal ou oleoso, você não precisa nutrir mais do que duas vezes por mês, se preocupe mais com as hidratações. Se ele for seco ou misto pode ser necessário nutrir toda semana.

Depois que você estiver com seu cabelo completamente recuperado já dá para espaçar mais os tratamentos.

Ou seja, dá para reduzir as aplicações das máscaras para duas ou até uma vez por semana. Seu cabelo é quem vai “dizer” para você.

O que você achou? Vai começar a tratar do seu cabelo conforme um cronograma capilar?

Você já segue o Almanaque da Mulher no Instagram? Te espero lá!



5 comentários em “Cabelos lindos com o cronograma capilar”

  1. Bom dia, tenho uma dúvida, entre uma hidratação/nutrição/reconstrução o cabelo deve ser lavado normalmente?
    Meu cabelo é muito oleoso e tenho q lavar todo dia.
    Obrigada

    1. Bom dia, Bruna! Você pode sim lavar seus cabelos normalmente entre os tratamentos só com xampu e condicionador próprios para cabelos oleosos. Nunca aplique condicionador próximo da raiz para não deixar seus cabelos ainda mais oleosos. Você já experimentou usar shampoo seco na raiz para espaçar mais as lavagens? Dá só uma lida nesse post que eu fiz sobre shampoo seco: https://www.almanaquedamulher.com/cat-cabelos/tudo-sobre-o-shampoo-seco/. Espero ter ajudado. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima