Existem 3 tipos principais de máscaras de cabelos: de hidratação, de nutrição e de reconstrução. Mas qual ou quais delas usar e quando? Normalmente os fios de cabelo, devido a todas as agressões que sofrem, como química, poluição e uso excessivo de chapinhas e secadores de cabelo precisam de todos os tipos de tratamento. Assim é comum os cabelos estarem não somente desidratados, mas também desnutridos e com perdas de massa. Neste post eu te apresento o Cronograma Capilar, uma estratégia de tratamento para manter os cabelos sempre bonitos e saudáveis.
O que é o cronograma capilar?
Basicamente o cronograma capilar é a agenda de tratamentos do seu cabelo. Intercala os 3 tipos principais de tratamento: hidratação, reconstrução e nutrição.
Dessa forma, cada etapa do cronograma oferece uma solução específica para os cabelos.
Foi criado para devolver aos fios, independente da sua curvatura, tudo o que foi perdido ao longo do tempo, devido a ação de fatores externos.
Processos como alisamentos, tinturas, excesso de sol, água de lavagem muito quente, sal, cloro, chapinha e secador, que acabam deixando o cabelo opaco, quebradiço e ressecado.
Os especialistas dizem que nosso cabelo vai perdendo massa (proteínas e lipídios) e água com todas as agressões que os fios sofrem.
E por isso é necessário repor essas perdas com tratamentos periódicos. A sugestão é dentro de 4 semanas.
Nesse período serão supridas todas as perdas para restaurar complemente os fios.
Mas para os resultados aparecerem é preciso dedicação e comprometimento, não há milagres.
Por que fazer hidratação, nutrição e reconstrução?
Nosso cabelo é composto basicamente de proteínas, gorduras (lipídios) e água.
Cerca de 90% da massa do nosso cabelo é composta de queratina, uma proteína, que vai sendo perdida como resultado das agressões. As principais perdas são promovidas por processos químicos, como coloração, descoloração, permanentes e alisamentos.
Por isso, nosso cabelo precisa de máscaras de reconstrução, que são ricas em proteínas ou aminoácidos, para repor (ou reconstruir) o que foi perdido.
Além disso, o fio de cabelo tem minerais, o mais importante é o enxofre, que funciona como um suporte para a queratina.
Normalmente as máscaras de reconstrução também são ricas em minerais. O objetivo é compensar as perdas e permitir a fixação das proteínas das máscaras nos fios.
O cabelo possui também uma média de 3% de gorduras. Essas são eliminadas pelo uso de xampus e água de lavagem muito quente.
Por essa razão o cabelo precisa de máscaras de nutrição, ricas em lipídios, que irão repor essa gordura perdida.
A estrutura do fio de cabelo possui ainda água. Essa também vai sendo perdida, principalmente pela ação do sol, do calor do secador e da chapinha.
Com isso ele vai ficando desidratado e fica com a aparência de seco. Portanto, necessita receber máscaras de hidratação, ricas em elementos que objetivam repor a umidade perdida.
Como fazer a hidratação do cabelo
Como já mencionado, a hidratação tem como objetivo fazer uma reposição da água. Todos os cabelos precisam desse tipo de máscara, até mesmo os muito oleosos.
A etapa de hidratação ajuda a deixar o cabelo mais maleável e com bastante brilho. O cabelo estará precisando de hidratação quando ele estiver opaco, quebradiço e sem vida.
Você reconhece um cabelo desidratado por ele ser muito leve e armado e por embaraçar quando molha.
A hidratação é o único processo que não tem limite. Você pode hidratar o cabelo toda a vez que lavar e que não for aplicar outro tipo de máscara.
Para ver quais ingredientes devem constar nas máscaras de hidratação acesse clique aqui.
Importante: sempre aplique qualquer máscara afastada uns 5 dedos da raiz, pois os produtos podem se acumular nos folículos prejudicando ainda mais os cabelos.
Como fazer a nutrição do cabelo
A nutrição ou umectação é recomendada para cabelos porosos, sem balanço e com frizz, características muito comuns aos cacheados e crespos.
Isso porque a curvatura desse tipo de fio impede que a oleosidade do couro cabeludo chegue até as pontas. Mas cabelos lisos e ondulados também precisam de nutrição.
A nutrição devolve aos cabelos os lipídios, que são basicamente as gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.
Essa gordura natural cria uma película protetora que impermeabiliza os fios, alinhando as cutículas. Um cabelo nutrido apresenta-se com brilho, alinhado e até mais liso.
Os componentes das máscaras nutritivas, portanto, são óleos e manteigas vegetais.
A nutrição, contudo, pode ser feita de 3 formas:
- Com máscaras de nutrição: para serem aplicadas durante o banho, com tempo de ação de 2 a 5 minutos. Veja a lista de ingredientes que compõem as máscaras de nutrição clicando aqui.
- Umectação com óleo vegetal: aplica-se por todo o cabelo cerca de 30 minutos antes de lavar.
- Umectação noturna: o óleo (ou maionese capilar) é aplicado nos fios e permanece durante toda a noite. Só é retirado na manhã seguinte com a lavagem. É indicada quando os fios encontram-se extremamente ressecados.
Como fazer a reconstrução do cabelo
Cabelos que precisam de reconstrução são aqueles que vão afinando em direção as pontas, estão ralos e quebradiços.
Como eles perderam massa estão fracos, elásticos e com pontas duplas, normalmente porque sofreram processos químicos como alisamentos e descolorações.
Assim, se você não tem nenhuma química no cabelo, não há necessidade de aplicar máscaras de reconstrução todo mês. Dá para fazer a cada 45 dias e até de 2 em 2 meses.
Para ver a lista de ingredientes que devem estar presentes na máscara reconstrutora clique aqui.
É bom você saber que é normal que o cabelo fique um pouco mais rígido, armado e grosso após a aplicação de uma máscara de reconstrução. É para isso mesmo que ela serve, para devolver a massa perdida.
Assim, depois de 48 horas faça uma hidratação para seu cabelo voltar a ficar bem macio.
Duas coisas importantes que você deve saber quando for escolher máscaras reconstrutoras que contenham queratina na fórmula:
- A queratina em excesso faz mal para o cabelo e pode deixá-lo enrijecido e quebradiço. Portanto não faça mais do que duas vezes por mês.
- Nunca faça uma reconstrução sem antes fazer uma hidratação e uma nutrição. Como a reconstrução sela as cutículas do fio por fora é importante que por dentro ele já esteja hidratado e nutrido.
Como aplicar as máscaras nos cabelos
Sempre lave o cabelo antes com xampu, tire o excesso de água com uma toalha e aplique a máscara.
Depois torça gentilmente os cabelos, faça um coque e prenda com uma piranha. Se preferir cubra os cabelos com uma touca metalizada (tem aqui nesse link) para potencializar a ação do creme.
Para qualquer tipo de máscara deixe sempre o tempo recomendado pelo fabricante. Nem mais, nem menos. A seguir, faça o enxágue completo do produto.
Existem máscaras de tratamento que solicitam a aplicação do condicionador antes. Já outras recomendam depois. Faça conforme especificado.
Como montar o cronograma capilar?
Cronograma capilar padrão
No primeiro mês é recomendável começar com o cronograma padrão e mais completo. Depois que seu cabelo já estiver recuperado, você já pode montar um cronograma mais específico.
Assim, o cronograma padrão é composto de 8 hidratações mensais, 3 nutrições e uma reconstrução. Cada tratamento é feito com um intervalo de 48 horas (2 dias) até o tratamento seguinte, fechando um ciclo.
Caso seu cabelo esteja muito fraco, elástico e se partindo com facilidade, não use o cronograma capilar padrão. Comece pelo cronograma para cabelos muito danificados. Nesse são feitas 6 hidratações, 4 tratamentos nutritivos e duas reconstruções.
Como meu cabelo não está muito danificado comecei com o cronograma padrão. Já fiz a primeira semana e notei uma melhora na aparência geral dos fios.
Cronograma capilar específico
Para montar um cronograma mais específico é necessário descobrir o que seu cabelo mais precisa e assim dar prioridade. Ou seja, você precisa descobrir se seu cabelo necessita de mais hidratação, nutrição ou reconstrução.
Em geral todo cabelo precisa de pelo menos uma reconstrução mensal para repor a massa capilar e a queratina perdidas ao longo dos dias.
Mas se você faz qualquer química frequentemente, talvez seja preciso manter duas aplicações de máscara de reconstrução por mês. Avalie os resultados.
Assim, se o cabelo apesar das químicas estiver forte, faça a reconstrução apenas uma vez por mês.
Caso seu cabelo seja normal ou oleoso, você não precisa nutrir mais do que duas vezes por mês. Portanto, se preocupe mais com as hidratações. Contudo, se ele for seco ou misto pode ser necessário nutrir toda semana.
Depois que você estiver com seu cabelo completamente recuperado já dá para espaçar mais os tratamentos. Ou seja, dá para reduzir as aplicações das máscaras para duas ou até uma vez por semana. Seu cabelo é quem vai “dizer” para você.
O que você achou? Vai começar a tratar do seu cabelo conforme um cronograma capilar?
Você já segue o Almanaque da Mulher no Instagram? Te espero lá!
Bom dia, tenho uma dúvida, entre uma hidratação/nutrição/reconstrução o cabelo deve ser lavado normalmente?
Meu cabelo é muito oleoso e tenho q lavar todo dia.
Obrigada
Bom dia, Bruna! Você pode sim lavar seus cabelos normalmente entre os tratamentos só com xampu e condicionador próprios para cabelos oleosos. Nunca aplique condicionador próximo da raiz para não deixar seus cabelos ainda mais oleosos. Você já experimentou usar shampoo seco na raiz para espaçar mais as lavagens? Dá só uma lida nesse post que eu fiz sobre shampoo seco: https://www.almanaquedamulher.com/cat-cabelos/tudo-sobre-o-shampoo-seco/. Espero ter ajudado. Um abraço!