Cabelos Porosos: Entenda, Trate e Transforme seus Fios

Você já ouviu falar em cabelos porosos? Se você lida com cabelos secos, danificados ou quebradiços é possível que seus fios estejam porosos. A porosidade capilar é uma condição na qual as cutículas do cabelo estão abertas, permitindo que a umidade, a cor e os nutrientes escapem facilmente, resultando em cabelos frágeis e com aspecto opaco. Mas não se preocupe, neste post vou explicar o que deixa os cabelos porosos e compartilhar dicas valiosas para tratar e recuperar seus fios.

Cabelos porosos como recuperar

Para que você entenda como o cabelo se torna poroso, vou começar explicando a estrutura dos fios. Cada fio de cabelo é formado basicamente de 3 partes: medula, córtex e cutículas.

Cabelos porosos estrutura dos fios.

A medula é a região mais interna, um canal oco, formado por fibras de queratina e responsável por distribuir os nutrientes até as pontas.

O córtex está localizado na camada intermediária e compreende a maior parte da massa da fibra capilar. Suas células contêm proteínas e melanina – os grânulos de pigmentos responsáveis pela coloração dos fios. Além da cor, o córtex também é o responsável pela textura do cabelo.

Já a cutícula é formada por uma camada fina de células cuja função é proteger o córtex. É a responsável por regular a entrada e saída dos nutrientes e da água no interior dos fios.

Colorações, alisamentos, permanentes, relaxamentos e o calor do secador ou chapinha podem desalinhar as cutículas e expor o córtex, fragilizando a estrutura do fio de cabelo.

A maior exposição do córtex promove a descoloração precoce, a perda de massa responsável pelo afinando dos fios e a dificuldade de reter os nutrientes presentes nas máscaras capilares. Também pode levar a quebra do cabelo.

Assim, para ter um cabelo saudável, é necessário que as cutículas dos fios estejam alinhadas e fechadas, ou seja, com baixa porosidade. Quando as cutículas capilares estão saudáveis, os cabelos se mantêm sedosos e brilhantes.

Por outro lado, cabelos com cutículas abertas apresentam alta porosidade e costumam apresentar um aspecto ressecado, quebradiço e com muito frizz.

O que causa a porosidade capilar?

Porosidade capilar.

Existem diversas causas para a porosidade capilar, as principais são:

  1. Danos causados por tratamentos químicos: colorações, descolorações, alisamentos e permanentes podem comprometer a estrutura do cabelo, levando à abertura das cutículas e, consequentemente, à porosidade.
  2. Exposição ao calor excessivo: o uso frequente de ferramentas de calor, como chapinhas e secadores, pode ressecar os fios e causar danos, contribuindo para a porosidade.
  3. Fatores ambientais: a exposição prolongada ao sol, vento, água do mar e cloro também pode prejudicar a saúde dos cabelos, tornando-os porosos.
  4. Falta de cuidados adequados: falta de hidratação regular, o uso de produtos agressivos e a escassez de nutrientes essenciais podem levar à porosidade.

Como recuperar cabelo poroso

Cabelo poroso como recuperar.

Para recuperar os cabelos porosos temos que combater os danos causadores da porosidade capilar. Assim:

1. Mantenha uma frequência de tratamento dos fios com máscaras

É necessário tratar os fios realizando a aplicação de máscaras seguindo um cronograma capilar. Se você não sabe o que é isso, clique no link e confira o post completo com toda a explicação.

Então, invista em máscaras de hidratação, de nutrição e de reconstrução para não deixar faltar nenhum nutriente para os seus cabelos.

Use um acidificante periodicamente

Quando os cabelos estão porosos, as cutículas estão abertas, o que resulta na perda de nutrientes e na dificuldade de reter a hidratação. Os acidificantes trabalham para selar essas cutículas, formando uma camada protetora ao redor do fio, o que resulta em uma superfície mais suave e resistente.

Esses produtos ajudam a restaurar o pH natural do cabelo, que geralmente fica desequilibrado devido a processos químicos, exposição ao calor e outros fatores ambientais.

Os acidificantes são formulados com ingredientes ácidos, como ácido cítrico, ácido málico ou vinagre de maçã, que podem ser utilizados como parte do tratamento para cabelos porosos.

Como agem os acidificantes

Ao utilizar um acidificante, o pH ácido do produto ajuda a equilibrar o pH alcalino dos fios porosos, promovendo o fechamento das cutículas capilares. Isso permite que os fios retenham melhor os tratamentos realizados com as máscaras, evitando a perda excessiva de água e nutrientes.

Ao escolher um acidificante, entretanto, é importante considerar a concentração e a fórmula do produto. Alguns acidificantes podem ser aplicados diretamente nos cabelos após a lavagem e deixados por alguns minutos antes do enxágue. Enquanto outros são adicionados as máscaras de tratamento capilar para potencializar os resultados.

Dessa forma é essencial seguir as instruções do fabricante para obter os melhores resultados e evitar o uso excessivo, pois um pH excessivamente ácido também pode prejudicar a saúde dos fios. Veja também o tempo de aplicação recomendado.

Ah, e faça um teste de sensibilidade antes de usar qualquer produto novo em seu cabelo.

Vale ressaltar que o uso de acidificantes é um complemento aos cuidados capilares, e não deve substituir a hidratação, a nutrição e a reconstrução dos fios.

Assim, é importante adotar uma abordagem holística para tratar e prevenir a porosidade capilar, combinando diferentes técnicas e produtos adequados às necessidades individuais dos seus cabelos.

Qual o pH seguro

O pH seguro para o uso de um acidificante de cabelo em casa varia entre 2,5 e 4,5.

Mas se você tiver dúvidas sobre o uso de acidificantes capilares, é sempre recomendado consultar um profissional, cabeleireiro ou tricologista, pois eles podem fornecer orientações personalizadas com base nas necessidades e na condição do seu cabelo.

Meus acidificantes preferidos

Tenho os cabelos bem longos, aplico coloração a cada 20 dias e adoro um secador e uma chapinha. Então, além de tratar meus cabelos fazendo o cronograma capilar, também costumo aplicar acidificantes a cada 15 dias ou 30 dias para manter as cutículas mais alinhadas.

Meus acidificantes preferidos são o K.Pro e o da Lola Cosméticos. O K.Pro é de uso mais profissional, com o pH mais baixo, e pode ser adquirido em embalagens de 50 g (clique aqui) e de 230 g (clique aqui). Recomendo comprar a embalagem menor primeiro para você testar no seu cabelo.

Já o da Lola Cosméticos é para uso doméstico mesmo. Gosto muito desse produto (clique aqui e confira). Tem um cheirinho suave e gostoso e deixa o cabelo bem macio e alinhado por um preço mais amigo.

Veja também os posts clicando nos links abaixo:

3. Como recuperar cabelo poroso: evite o uso excessivo do secador e chapinha

Evite o uso excessivo de ferramentas de calor como secadores, chapinhas e modeladores de cachos, e sempre utilize um protetor térmico antes da exposição ao calor. Eu gosto muito do da Truss (clique aqui e saiba mais).

4. Tenha cuidado ao desembaraçar

Utilize um pente de dentes largos ou escova específica para pentear fios molhados (clique aqui) para desembaraçar os fios, começando pelas pontas e subindo gradualmente até a raiz. Isso evitará a quebra capilar.

5. Proteja os fios dos raios solares

Use produtos capilares com proteção solar para blindar os fios dos danos causados pelos raios UV. O da Haskell (clique aqui) é excelente.

6. Evite tratamentos químicos agressivos

Pelo menos até recuperar os fios, evite os tratamentos químicos mais agressivos. Dê um tempo para seus cabelos se recuperem. Siga o cronograma capilar e utilize os acidificantes até que os fios estejam mais alinhados, só aí parta para as químicas.

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo:

7. Enxágue com água fria

Essa dica, contudo, confesso que não consigo seguir durante o inverno aqui em São Paulo. Mas se você for forte e determinada, ao finalizar a lavagem, enxágue o cabelo com água fria para ajudar a selar as cutículas, promovendo maior retenção da hidratação.

8. Faça uma alimentação saudável

Consuma uma dieta equilibrada, rica em proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos cabelos, como as vitaminas A e E, ferro e zinco, por exemplo. Afinal, a beleza também vem de dentro.

9. Busque ajuda profissional

Se nada adiantar, consulte um profissional cabeleireiro ou médico tricologista para realizar uma avaliação mais profunda dos seus cabelos e couro cabeludo para tratar a porosidade e restaurar a saúde dos seus fios.

Bem, é isso por hoje. Já segue o Almanaque da Mulher no Instagram? É @almanaquedamulher. Te espero também por lá.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: