10 maneiras de engrossar o cabelo fino ou ralo

É, minha amiga, infelizmente tenho que te dar uma triste notícia: você não pode alterar o tamanho dos seus folículos capilares. Então, se você nasceu com cabelos finos, é a genética, e nenhum produto irá alterar isso completamente. Mas a boa notícia é que existem maneiras de manter a saúde do seu cabelo, adicionar volume e evitar que ele fique mais fino. Confira no post a seguir como engrossar o cabelo aplicando 10 dicas práticas e efetivas.

Como engrossar o cabelo

Como engrossar o cabelo.

Cabelos finos ou ralinhos são um grande problema para muitas mulheres. Abaixo, confira 10 dicas de como deixar os cabelos mais grossos, desde o cuidado com questões internas, passando por suplementos para incorporar à sua rotina até xampus e outros produtos para usar nos fios.

1. Lave com shampoo sem sulfato

Os sulfatos são os detergentes responsáveis ​​pela espuma volumosa que você obtém da maioria dos xampus.

No entanto, eles são tão eficazes na remoção da sujeira do cabelo que também podem retirar a oleosidade natural e as proteínas presentes no fio, responsáveis por um cabelo parecer brilhante e saudável. E essa perda de lipídios e proteínas também diminui a espessura dos fios.

Então, substitua seu shampoo rico em sulfato por outro sem esse composto e repleto de ingredientes que vão reconstruir os fios. Você terá que se acostumar com o fato de que não fará tanta espuma ao lavar, mas vale a pena pela espessura adicional que você começará a notar.

Recomendo alguns shampoos sem sulfato: o da Boni Natural (clique aqui) e da Moroccanoil (clique aqui).

2. Use água morna a fria nas lavagens

Lavar e enxaguar o cabelo com água superaquecida também pode causar danos. A água quente tem o potencial de ressecar o couro cabeludo, retirando sua oleosidade natural. Isso pode levar à quebra, o que pode deixar você com cabelos finos e sem vida.

Para evitar isso, use água morna ao lavar o cabelo. E como bônus, você provavelmente acabará reduzindo o frizz também!

3. Como engrossar o cabelo: use produtos que dão volume

Os produtos certos para modelar o cabelo são muito úteis, e isso é especialmente verdadeiro quando se trata de tipos de cabelo mais finos.

Para dar a impressão de maior espessura, opte por mousses que criam sustentação na raiz. A Wella (clique aqui) tem uma excelente.

Leave-ins de volume também ajudam a conferir aos fios uma aparência mais encorpada. Gosto muito do da Bed Head, o Small Talk (clique aqui).

Como engrossar o cabelo.
Small Talk (clique aqui).

Outro produto muito útil, especialmente se você tem raízes mais oleosas, são os xampus secos. Quando aplicados na raiz também podem adicionar textura aos cabelos finos resultando em mais volume. Eu gosto muito do da Eudora (clique aqui). Sempre tenho em casa.

Existem também os shampoos e condicionadores e as máscaras de tratamento que ajudam a dar volume aos fios. Eu recomendo o shampoo e condicionador da Haskell (clique aqui) e a máscara do Jacques Janine (clique aqui).

Veja também os posts clicando nos links abaixo:

4. Evite o ressecamento reduzindo o uso de ferramentas térmicas

O uso de ferramentas térmicas como secador, chapinha e babyliss prejudica inevitavelmente os cabelos, especialmente já mais fragilizados.

Se você achar que seu cabelo está ficando ralo ou gostaria que ele parecesse mais grosso, opte por deixar secar naturalmente como alternativa.

É provável que cresça mais rapidamente (e pareça muito mais saudável). E quando se trata de sua textura natural, investir em produtos sem enxágue realmente úteis para aplicar após o banho, permitirá que você tenha uma experiência totalmente nova com seu cabelo.

Mas se você realmente achar necessário usar calor nos seus fios, sempre aplique um protetor térmico antes. Eu recomendo o da Truss (clique aqui).

5. Escove das pontas às raízes para reduzir as quebras

Muitos danos e quebras podem acontecer por culpa da sua técnica de escovação.

Assim, certifique-se de usar o método “de baixo para cima”, ou seja, desembarace começando pelas pontas e não pelo couro cabeludo. Quando você penteia o cabelo de baixo para cima, você trabalha com uma menor área de superfície para desembaraçar de uma só vez e precisa usar menos força.

Use também escovas que sejam suaves para o seu cabelo, especialmente quando os fios estiverem úmidos. Para isso recomendo da escova da Tangle Teezer Wet (clique aqui).

Portanto, seja extremamente gentil com suas pontas – é daí que vem a quebra.

6. Preencha o couro cabeludo para mascarar o afinamento

Quanto mais visível estiver o couro cabeludo, mais seus cabelos podem parecer mais finos do que realmente são. Então, é aí que entra um produto para cobrir a raiz.

Eu adoro o pó da linha da Nadia Tambasco da Océane (clique aqui e confira). Além de preencher o couro cabeludo, ele também é perfeito para esconder os fios brancos. É outro produtinho que não falta na minha casa.

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo:

7. Como engrossar o cabelo: faça massagens no couro cabeludo

As massagens não servem apenas para relaxar. Na verdade, de acordo com estudos, massagear o couro cabeludo pode ajudar o cabelo a ficar mais espesso e forte.

Uma das maneiras mais fáceis de fazer massagens é contar com a ajuda de uma escova de couro cabeludo no chuveiro. Molhe os cabelos, aplique shampoo e use a escova para massagear e limpar profundamente o couro cabeludo. Eu recomendo essa aqui (clique).

8. Maneje seu estresse e/ou desequilíbrio hormonal

Se a falta de volume for resultado da queda de cabelo, primeiro você precisa identificar as causas. As principais são o estresse e os hormônios desregulados. Assim, você precisa primeiro cuidar dessas causas para tratar a raiz do problema.

Os especialistas concordam que temos que manter uma visão de 360 ​​graus do nosso corpo para compreendermos melhor cada parte dele – e isso inclui a textura do cabelo fino.

Hormônios desequilibrados podem afetar a espessura do seu cabelo. Mulheres com desequilíbrios da tireoide, mães recentes e mulheres na menopausa, em particular, podem sofrer queda de cabelo devido à queda nos níveis de estrogênio.

Níveis ideais de estrogênio ajudam a deixar cabelos mais grossos e cheios, enquanto níveis baixos provocam o crescimento de cabelos finos e fracos, levando eventualmente à queda.

O estrogênio é secretado pelos ovários e pelas glândulas supra-renais. No entanto, como as glândulas supra-renais estão normalmente sobrecarregadas devido ao estresse, os sintomas da menopausa, como queda de cabelo e ondas de calor, ocorrem prematuramente e excessivamente para algumas mulheres.

Embora algumas coisas estejam fora de seu controle (com ou sem medicação), existem maneiras de ajudar a diminuir a produção do hormônio do estresse e manter o cabelo mais saudável, mais brilhante e, portanto, mais espesso.

Consulte seu ginecologista para fazer uma análise dos seus hormônios e tente manejar o seu stress com uma rotina de vida mais saudável. Dessa forma, preocupe-se em dormir melhor e praticar atividade física moderada regularmente para manter os hormônios do stress, como o cortisol, sob controle.

9. Como engrossar o cabelo: cuide da alimentação

De nada adianta gastar dinheiro com vários produtos para tratar os fios, se você faz uma dieta muito restrita em nutrientes como proteínas, gorduras saudáveis, ferro e vitaminas do complexo B.

Todos esses devem estar presentes diariamente na sua alimentação e em quantidade adequada para manter os cabelos fortes e saudáveis.

Caso contrário, na falta de nutrientes importantes para o funcionamento dos órgãos e principais sistemas do corpo, o organismo desvia do que iria nutrir os bulbos capilares. Resultado: cabelos fracos e queda.

Por outro lado, uma alimentação saudável, rica em proteínas, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais auxilia no crescimento do cabelo. Não apenas previne a queda e a quebra do cabelo, mas também estimula o crescimento de novos cabelos e reduz a inflamação do couro cabeludo.

10. Como engrossar o cabelo: suplemente!

O ideal sempre é caprichar na alimentação, procurando se alimentar de alimentos mais naturais e nutritivos, ou seja, seguindo o mantra: “Descasque mais e desembale menos”.

Mas, se estiver difícil, por diversos motivos, seguir a risca um plano alimentar bem elaborado, suplementos podem ajudar a diminuir a queda e a reforçar os fios.

Alguns dos mais utilizados são: Lavitan (clique aqui), Doctar Force (clique aqui) e o Inforce Hair (clique aqui).

Bem, é isso por hoje. Espero ter ajudado. Já segue o Almanaque da Mulher no Instagram? É @almanaquedamulher. Te espero também por lá!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: