Nos últimos meses, o corte em camadas teve um renascimento no mundo. Faz parte do revivel dos anos de 1970, que é tendência na moda hoje. E uma grande fonte de inspiração é o cabelo da Farrah Fawcett, ícone da época. Algumas das vantagens dessa forma de aparar os fios é o fato de dar movimento e textura, sem perder o comprimento. Versátil, pode ser ser feito em cabelos de todos os tamanhos, dos bem curtos aos extra longos e dos lisos aos crespos. Tire suas dúvidas no post abaixo e confira tudo o que você precisa saber antes de cortar seu cabelo em camadas.

Corte em camadas
Com a tendência de revisitar os anos de 1970, o corte de cabelo em camadas anda fazendo muito sucesso nos salões ao longo do globo.
E junto com ele, a franja cortininha (clique aqui e confira) também é uma das mais pedidas.
Mas quais são as características, vantagens e desvantagens do corte em camadas? É possível fazer em todo o tipo de cabelo? A manutenção é complicada?
Veja a resposta para essas e outras perguntas a seguir.
Como é o corte em camadas?
O proposta desse modelo de corte é criar mechas sobrepostas em diferentes comprimentos, mas deixando as pontas desconectadas para dar movimento às madeixas.
Basicamente, partes do cabelo são estendidas e cortadas de forma vertical para reduzir o peso.
O objetivo é a criação de “camadas invisíveis“, feitas geralmente, com tesouras de desbaste ou navalha, para evitar linhas nítidas.
Ou seja, os fios são cortados de forma que as pontas não fiquem retas como os degraus de uma escada.
Dessa forma, o corte em camadas é feito de maneira que as mechas superiores fiquem menores do que a inferiores, formando um efeito cascata.
Quais são os benefícios do cabelo em camadas?
Criar camadas no cabelo não apenas remove o peso, mas também pode ajudar a dar forma, volume, movimento e textura. Tudo isso sem necessariamente mexer no comprimento dos fios.

As camadas fazem o cabelo parecer mais grosso?
O resultado do corte em camadas não deixa os fios de fato mais espessos, mas pode ajudar a adicionar volume, dando essa impressão.
Permitem manter o comprimento
Se só de pensar em cortar os cabelos você já fica nervosa, pois seus fios demoram muito para crescer, esse tipo de corte pode ser a solução.
As camadas transformam ou atualizam sua imagem, mas sem a necessidade de perder comprimento.
Cabelo em camadas para reduzir o volume
Para quem quer diminuir o volume do cabelo, o corte em camadas também pode ser uma boa opção.
Nesse caso, a graduação deve ser criada de forma a distribuir o volume que ficaria concentrado nas pontas do cabelo com um corte reto. O objetivo é evitar o formato de “triângulo”, que acaba não sendo tão elegante.
Então, a melhor maneira de cortar o cabelo cacheado em camadas é a seco, para ir encaixando as mechas uma a uma.


Variações do corte em camadas
O corte em camadas permite muitas variações. Assim, as camadas podem ser cortadas desde a parte superior da cabeça ou apenas próximas as pontas.
Pode vir desde a parte de atrás ou apenas nas laterais da cabeça.
Também dá para variar no comprimento, na quantidade de camadas e na base dos cabelos, que pode ser em “U” ou em formato de “V”.

Mas para acertar na escolha, a dica é se ligar nos detalhes. Então, o formato do rosto, a densidade dos fios, o estilo da pessoa, o tempo disponível para arrumar o cabelo no dia a dia etc., tudo deve ser levado em consideração.
Converse com o profissional que fará o corte para alinhar suas expectativas e desejos antes de partir para a ação.

Dá ainda para fazer o corte com ou sem franja.


As camadas funcionam em todos os tipos de cabelo?
A maioria dos tipos de cabelo pode se adequar a vários níveis de camadas, principalmente cabelos grossos e pesados.
Corte de cabelo em camadas para fios finos
Em cabelos muito finos, entretanto, deve-se evitar camadas excessivas, pois pode torná-lo ainda mais fino e sem volume nas pontas. Os comprimentos ideais nesse caso são o curto e o médio.
O cabeleireiro pode apostar no repicado para dar mais volume naturalmente ao cabelo. Para criar a ilusão de fios mais encorpados, pode criar uma base reta e construir camadas por cima.
Quanto a finalização esta pode ser feita aplicando uma mousse de volume, como essa aqui (clique), nos cabelos úmidos antes de secar.

Cachos e corte em camadas
Quem tem cabelo cacheado, o corte em camadas é um aliado muito poderoso. Como diminui um pouco o comprimento das mechas que ficam por cima, ele consegue tornar os cachos mais leves e definidos.
Assim, no cabelo cacheado, quanto mais camadas, mais movimento e mais leveza os fios terão, acentuando mais os cachos e desenhando o rosto.

Que estilos podem se beneficiar de muitas camadas?
Cortes curtos como o pixie e o shaggy (clique e confira post) ficam ainda mais estilosos com muitas camadas.


Quão fácil é pentear o cabelo em camadas?
Quanto mais “invisíveis” são as camadas, mais fácil é para pentear e estilizar os fios. Em termos de estilo, se as camadas forem bem feitas, elas ficam como pertencentes ao penteado.
Ou seja, se encaixam umas nas outras de forma harmônica e natural. Isso facilita a manutenção no dia a dia.

Por outro lado, o uso do babyliss apenas nas pontinhas em cabelos em camadas realça ainda mais o corte, deixando-o muito moderno e antenado.
Bônus das camadas invisíveis
Um corte com boa técnica de camadas invisíveis deixa os fios mais versáteis. Assim, dependendo do mood do dia, as camadas podem passar mais despercebidas em um rabo de cavalo ou coque, por exemplo.
Mas se quiser mais volume, contudo, basta usar um texturizador. Esse tipo de produto realça o aspecto despojado do corte. Recomendo o da Keune (clique aqui). Aplique e amasse as pontas com as mãos.
Desvantagens do cabelo em camadas
Mas nem tudo são flores. Se você gosta de tranças, ou precisa usar para o trabalho coques e outros penteados que prendam os fios, esse corte pode não ser uma boa opção para você. A não ser que curta um visual messy (bagunçadinho) e despojado.
Mesmo poucas camadas já resultam em presos com pontinhas para fora. Para ajudar controlar melhor os fios, antes de prender, aplique spray fixador ou mousse.
Importância das referências
Como as camadas podem ser feitas de forma alongada, curta, com pontas desfiadas ou uma mistura de vários tipos, é essencial levar alguma referência ao seu cabeleireiro para ele saber exatamente o resultado que você espera.
Aqui nesse post você pode ver várias opções, então, mostre para ele ou ela!
Corte em camadas cabelo curto
Corte em camadas em cabelo de tamanho médio
Cabelos longos
Dê movimento para os cabelos extra longos.
Enfim, é isso! Gostou das sugestões? Então, não deixe de seguir o blog no Pinterest, é só clicar aqui.