Couro cabeludo saudável.
Cabelos

Como ter um couro cabeludo saudável

Compartilhe!

Volume zero, cabelo que não cresce, muitos fios espalhados pelo chão. Se você passa por isso, comece a dar atenção ao grande responsável pela saúde dos seus cabelos: o couro cabeludo. Veja nesse post tudo o que você precisa saber para ter um couro cabeludo saudável e fios de causar inveja, resolvendo a raiz do problema.



Couro cabeludo saudável: o que fazer

A camada de pele que sustenta os fios, o couro cabeludo, é o grande responsável por cabelos bonitos e bem tratados.

Só para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela Nielsen, 40% da população mundial sofre om problemas no couro cabeludo.

Para escapar dessa estatística, veja a seguir um guia completo de cuidados.



1. Massagem e escovação

Ativar a circulação é fundamental para entregar mais nutrientes e oxigênio para as raízes dos fios. O resultado é um cabelo mais forte.

Assim, antes da lavagem, massageie toda a cabeça utilizando as pontas dos dedos, em movimentos de média pressão. E escove o comprimento com uma escova de cerdas macias.

Esse hábito distribui a oleosidade e facilita a limpeza.



2. Pré-lavagem

Da mesma forma que na pele do corpo, existem células mortas no couro cabeludo, que se juntam a resíduos de cremes e finalizadores. Para remover completamente esses depósitos, é recomendada uma esfoliação.

A recomendação é repetir a esfoliação pelo menos uma vez por mês, para quem sofre com oleosidade e a cada dois meses, para quem tem fios normais a secos.

Para fazer a esfoliação recomendo dois produtos: Esfoliante Capilar Nativa Spa Detox Match (clique aqui) e o Nioxin Scalp Renew (clique aqui).

O Nioxin Scalp Renew é de uso profissional, faz uma esfoliação química e só deve ser usado a cada 30 ou 45 dias.



3. Lavagem

Lavar diariamente os cabelos não causa problemas. Mas o ideal mesmo é lavar dia sim, dia não, para não retirar o manto hidrolipídico, mistura de suor e sebo produzida pelo couro cabeludo para proteção.

Na hora da lavagem foque seus esforços na limpeza do couro cabeludo. Eu uso uma escovinha para realizar uma limpeza mais caprichada (clique aqui).

Com a escovinha da Tangle Teezer, além de limpar melhor e massagear o couro cabeludo ao mesmo tempo, eu ainda protejo o meu esmalte de unha.

Antes de usar a escova na lavagem do meu cabelo, meu esmalte sempre descascava. Isso também acontece com você?

E a espuma que escorre pelos cabelos é suficiente para higienizar os fios. Não precisa esfregar para não erriçar as cutículas dos fios provocando ainda mais frizz.

Uma ótima forma de lavar os fios é diluir o shampoo e o condicionador. Quer saber como? Clique aqui é veja o post Como lavar corretamente os cabelos. Lá eu explico tudo.



4. Limpeza profunda

Produtos como shampoo, condicionador, cremes e finalizadores sempre deixam partículas nos fios.

Esses depósitos obstruem as raízes dos cabelos e prejudicam o couro cabeludo e os fios. É aí que entram os shampoos de limpeza profunda, também chamados de anti resíduos. Clique no link anterior e veja post completo.

Ou seja, a chave para cabelos saudáveis é o cuidado com o couro cabeludo.



Couro cabeludo saudável: dúvidas

Abaixo selecionei algumas dúvidas muito comuns a respeito do couro cabeludo.

Qual a especialidade médica que cuida do couro cabeludo?

Dentro da dermatologia, existe uma especialidade que é a tricologia. Assim, o tricologista é o médico dermatologista especialista em cuidados com os cabelos.



Couro cabeludo sensível ao toque? Saiba o porquê

A dor no couro cabeludo pode ocorrer devido a vários fatores, entre eles a tração excessiva dos fios (elástico muito apertado), uso de químicas, dermatite atópica, stress e oleosidade excessiva.

Para descobrir exatamente qual a causa da sensibilidade consulte um médico tricologista.



Fazer colorações frequentes provoca queda

MITO. A química da coloração não penetra no bulbo, local onde os fios estão presos. Mas, as descolorações muito agressivas podem causar quebra química dos fios.

Por isso, só se submeta a descolorações agressivas em bons salões de cabeleireiros, especialmente se você faz também alisamentos.

Condicionador é proibido na raiz

VERDADE. O produto é desenvolvido para devolver aos fios um pouco da hidratação, que foi retirada durante a lavagem, deixando sempre algum resíduo por melhor que seja o enxágue.

Quando aplicado na raiz esse depósito causa aumento da oleosidade e até irritação, podendo levar até a queda dos fios.

Bem, é isso por hoje. Assine a Newsletter do Almanaque da Mulher para receber por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo:

Veja também os posts:

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.