Franja cortina

A nova tendência capilar: franja cortininha ou Bardot

Compartilhe!

A nova tendência em termos capilares é a chamada franja cortininha ou franja Bardot. É aquela que não tampa completamente a testa, deixando o meio abertinho e caindo para os lados, como uma cortina mesmo. É linda e é a mais democráticas das franjas. Descubra quem melhor pode tirar proveito dela e aprenda como mantê-la sempre impecável!



Franja cortininha
Em cabelos bem longos e ondulados com babyliss.



Como é a franja cortininha

O formato da franja Bardot não é reto tradicional. Pelo contrário, ela é mais longa nas laterais, formando um “V” invertido.

Dessa forma, a parte mais curta dessa franja fica justamente no meio, onde você vai manter a divisão do cabelo. Depois, a partir do centro, o cabelo vai sendo cortado gradualmente de forma que a parte mais longa termine no topo das maçãs do rosto.

Franja cortininha.

Os fios devem ser aparados de forma que as pontinhas fiquem ligeiramente irregulares, pois assim ficam com uma aparência ainda mais fluida e natural.

A franja cortininha, assim como o shaggy hair (falei sobre ele aqui), também tem uma pegada retrô, que está super em alta.



Vantagens da franja Bardot

A principal vantagem desse tipo de franja é que como ela já é alongada, não demora muito para crescer, depois que se cansa dela. Isso anima até quem é mais reticente com franjas, por medo de ficar com o cabelo por meses sem corte.

Franja cortininha
Jennifer Lopez arrasando com a sua franja cortininha.

Outra vantagem é a versatilidade na hora de pentear. Isso porque não é necessário usar o cabelo sempre repartido ao meio. A franja cortininha funciona super bem, também, quando o cabelo é repartido de lado. E ainda combina com penteados meio presos, mantendo toda a sua graça.

Além disso, mesmo crescida, a franja Bardot ainda continua com corte, pois dá para ir usando de lado, sem que caia nos olhos.

Franja cortininha
Franja cortininha com o cabelo repartido de lado.



Esse modelo de franja é para todas as mulheres?

Esse é sem dúvida o modelo de franja mais democrático que existe, pois fica bem em quase todos os formatos de rosto

Franja cortina
A franja cortininha com o long bob na altura dos ombros. Amo!

Também pode ser usada tanto pelas mulheres de cabelos lisos, quanto pelas que têm fios ondulados ou cacheados.

Curtain bangs
Linda também em cabelos cacheados.

E combina com qualquer comprimento de fio, desde os bem curtinhos até os ultra longos.

Franja cortininha
Nos cabelos curtos a franja cortina também orna!



Como ter a sua franjinha

Bem, quem me conhece sabe que eu sou super chegada a um “faça você mesma”, mas no caso dessa franja, não recomendo.

Não é um corte fácil de fazer, precisa de conhecimento profissional. É preciso respeitar o formato do rosto, o tipo de cabelo, se o fio é fino ou grosso, se muito liso ou se é mais ondulado ou até cacheado.

Além disso, a franja precisa se mesclar com o resto do seu cabelo. Não é para ser uma entidade a parte não é mesmo?! kkkkkk

Franja cortina
Fica linda também nos rostos ovais.

Na hora de cortar no salão, leve algumas imagens para servirem de referência para o seu cabeleireiro. Pergunte também se o seu cabelo vai se comportar como o da foto.

Mas é importante que você seja realista na hora de procurar suas referências. Procure por mulheres com o formato do rosto e o tipo de cabelo semelhante ao seu.

Franja cortina
Franja cortina em cabelos ultra longos.



Como modelar sua franja cortina

Se for bem cortada, a franja cortininha vai precisar de pouca atenção na hora de pentear os cabelos. Esse formato de franja mais irregular tem justamente a pretensão de ser mais fácil de manter.

Assim, o ideal é preservar a forma mais natural possível.

Curtain bangs
Alexia Chung referência na franja cortina ou curtain bangs.

Se seu cabelo for “obediente”, você pode usar apenas uma mousse (gosto dessa aqui) para ajudar a manter os fios mais no lugar, separadinhos, ou seja, para a “cortininha ficar aberta”.

Olha como a franjinha Bardot emoldura o rosto!

Em geral é um corte fácil de se manter no dia a dia, dá até para tentar deixar secar ao natural.

Franja cortininha no cabelo preso
Versátil, dá para prender o cabelo e ainda deixá-la solta para fazer um charme.



Se os seus fios forem grossos ou um pouco teimosos pode ser necessário além da mousse, secar a franja com um secador (o meu é esse). Mas você não precisa, necessariamente, usar escova de modelar.

Nova tendência de corte de cabelo.
Perfeita!

O ideal é que a raiz do cabelo seque reta para ficar com uma forma mais natural. Posicione o secador de cima para baixo, da raiz em direção as pontas da franja.

Franja cortina
Beyoncé maravilhosa com sua franja cortininha.



Mais dicas sobre a franja cortininha

Dá também para usar grampos de cabelo para ajudar a franja a secar no lugar, enquanto você usa o secador no resto do cabelo ou durante a maquiagem.

Mas use um lenço de papel ou cartão entre o grampo e o cabelo para que a franja não acabe ficando marcada.

Selena Gomez
Selena Gomez com sua franja cortininha de lado e com bastante textura nos fios.



Mas franjas podem ser muito carentes! kkkkkk ou seja, podem demandar muita atenção. Como os fios são mais curtos, a falta de peso pode fazer com que fiquem espetadas ou adotem um formato não muito desejado.

Pode ser necessário gastar algum tempo por dia para deixá-la do jeito almejado. Se você gosta de cabelos muito práticos, talvez uma franja, mesmo a cortininha, não seja para você.

Franja cortininha combina com naturalidade.

Além disso, em mulheres de pele mista e oleosa, as franjas dão ainda mais trabalho, pois a oleosidade da pele passa fácil para os fios, deixando o cabelo com cara de sujo muito mais rápido. Nessa caso, shampoo seco pode ser a solução para chegar ao final do dia com a franja em condições! #ficaadica!

O cabelo não precisa estar comprido para investir em um novo corte.

E então, vai cortar uma franjinha?



Deixe uma resposta

Rolar para cima