Sabe quando você já não aguenta mais olhar para a sua sala e sua vontade é mudar tudo? Pois é, mas isso, claro, exige muito dinheiro e tempo, e por isso, nem sempre é possível, infelizmente. Mas saiba que com algumas pequenas mudanças e muita criatividade, dá para acabar com a monotonia e obter excelentes resultados na decoração do seu lar doce lar. Neste post listei 16 ideias de como decorar a sala gastando pouco. Confira!
Como decorar a sala gastando pouco
1. Troque os móveis de lugar
A primeira dica é toque seus móveis de lugar. Simples assim. O efeito imediato é de uma sala novinha em folha!
Mudar a posição dos móveis transforma completamente o ambiente e você não gasta nada além do seu tempo e algumas calorias. Nada mau não é?!

Que tal mudar o lugar da sala de jantar com a de estar? Ou trazer a poltrona que estava no quarto para um cantinho da sala?
2. Coloque uma capa no seu sofá
O sofá é a alma da sala! Então, uma maneira rápida e barata de mudar a decoração desse cômodo é colocar uma capa no seu sofá. A sensação é a de um móvel novinho em folha em pouco segundos!
A capa além de dar uma boa renovada na sala, é higiênica, pois pode ser facilmente lavada. E ainda tem a função de proteção dos estofados. É uma ótima dica para quem tem crianças e animais em casa, por exemplo.
Existem capas já prontas (clique aqui e confira na Mobly) a venda e que quebram um galhão. Mas, se possível, contrate um tapeceiro para fazer uma capa com as medidas exatas do seu sofá.
Porém, para evitar surpresas desagradáveis com a qualidade do serviço, pegue indicação de profissionais com amigos ou conhecidos.

3. Troque as capas das suas almofadas
As vezes, só o fato de trocar as capas das almofadas já ajuda a dar uma boa transformada na decoração da sala. Você pode, inclusive, ter várias capas para ir trocando a medida com que você enjoa.
Quanto a escolha das capas, você pode montar diversos tipos de combinações e composições. Podem ser todas de uma mesma cartela de cores, podem ser todas coloridas, podem ser compradas em duplas. Você tem total liberdade para escolher.
Você encontra lindas opções de capas de almofadas na Souq (clique aqui), Camicado (clique aqui) e Americanas (clique aqui).
Confira também o post “Decorando com almofadas: conheça os truques” clicando aqui.



4. Como decorar a sala gastando pouco: pendure um espelho
Os espelhos são sempre ótimas alternativas de decoração, pois além de enfeitar, ainda ajudam a dar a sensação de amplitude para o seu ambiente.
Para mais dicas veja também o post “Espelhos na decoração da sala” clicando aqui.

5. Some uma cortina ou troque a sua
As cortinas embelezam, dão aconchego a aumentam o conforto acústico da sala.
É possível encontrar ótimas opções já prontas e que saem bem mais baratas do que quando se manda fazer. Se for comprar, contudo, atente-se as medidas para que não fiquem curtas.
O ideal é investir em modelos que vão até o chão, porque isso ajuda a alongar o espaço.

6. Faça um revezamento dos seus enfeites
Dê uma geral pela casa e traga objetos decorativos de outros cômodos para a sua sala. Esse revezamento permite variar a decoração sem gastar nada.
Se você pode investir um pouco, compre novos enfeites, mas não se desfaça dos antigos. Deixe-os guardados para uma nova substituição daqui a alguns meses. Ou, então, use-os em outros lugares da casa.
Assim, você pode sempre mudar a decoração da sala, e dos outros cômodos, sem gastar dinheiro e preservando o meio-ambiente.

Livros também são perfeitos para decorar (clique aqui e veja post). Portanto, dê uma olhada na sua estante e separe alguns. Escolha, principalmente, os de capa dura e aqueles em que a cor da capa combina com os tons da decoração da sua sala.

7. Faça um DIY com antigos objetos
Se achar que não curte mais seus objetos decorativos, veja se é possível transformá-los através de algum DIY (faça você mesma). Você pode se reapaixonar por ele depois da transformação.
Colocar a mão na massa e criar um objeto decorativo com as suas próprias mãos além de econômico é também um prazer e uma terapia. Portanto, libere a artista que tem dentro de você!
8. Como decorar a sala gastando pouco: acrescente arranjos de flores
Flores são sempre um sucesso, portanto, sempre que possível faça esse mimo para você e compre flores naturais (clique aqui e veja na Giuliana Flores) para embelezar sua sala.
Mas um arranjo de flores artificiais, quando de boa qualidade, também faz bonito. Porém faça uma limpeza periódica, para que não acumule poeira sobre ele.

9. Como decorar a sala gastando pouco: troque a cúpula do seu abajur
Trocar a cúpula do abajur por outra de cor e/ou formato diferentes também é barato e muito efetivo.
No comércio existem várias opções para você escolher. Você encontra lindas opções na Amazon clicando aqui e na Americanas clicando aqui.
Se ainda não tem nenhum abajur na sala, considere adquirir um, pois além de decorativo, ajuda a compor um clima para lá de aconchegante.


10. Monte uma composição de quadros
A ideia de uma parede cheinha de quadros é bem atual, conferindo modernidade ao ambiente, mas sem a necessidade de se investir muito.
Você pode montar uma composição só com quadros ou então pode misturar com fotos e outros objetos decorativos.
Teste no chão para escolher as posições que ficarão na parede e ver o efeito antes de sair furando. Se não quiser furar, utilize fitas de fixação próprias para essa finalidade, como essa aqui (clique) a venda na Amazon.



11. Inclua plantas na decoração da sala
Plantas literalmente dão vida a qualquer espaço. E são um recurso relativamente barato, mas que transformam qualquer ambiente.
Além disso, o verde também traz uma sensação de paz e aconchego e ajuda a purificar o ar. Por isso, vale a pena acrescentar pelo menos um vasinho na decoração da sua sala.
Se você não tiver muito jeito com plantas, uma boa ideia é optar por cactos e suculentas, pois estas espécies exigem pouca atenção e resistem bem.
Veja também os posts: |



12. Como decorar a sala gastando pouco: aplique papel de parede ou pinte
Hoje encontrar papel de parede é super fácil (confira opções na Americanas clicando aqui e na Shopee clicando aqui, por exemplo).
Além de ter um preço acessível, você encontra em modelos para todos os gostos e estilos de decoração (clique e veja post). E se enjoar da estampa, basta remover e colocar um novo no lugar.


Ou, se preferir, você também pode mudar sua sala com tinta. Pinte pelo menos umas das paredes e você verá muita diferença com pouco investimento.

13. Reserve um cantinho e coloque uma bandeja bar
Ideia simples, mas que super funciona, é pegar um cantinho na estante ou no buffet e montar uma bandeja bar (clique e confira post). Para isso você só precisa reunir alguns copos, garrafas, utensílios de bar e, claro, uma bandeja.

14. Vejas e lanternas também ajudam muito naquele climinha
De chão ou sobre algum móvel, as lanternas decorativas são tendência, especialmente nos estilos de decoração étnicos, orientais ou boho.


Encontre lindas lanternas decorativas na Amazon clicando aqui e na Shopee clicando aqui.
15. Visite uma feirinha de antiguidades ou brechó
Compre peças lindas e seminovas em feirinhas de antiguidades, brechós ou liquidações de garagem.
Com um pouco de paciência você fará verdadeiros achados a preços muito interessantes. Bom para você e para a natureza também.

16. Compre novos objetos decorativos
Muitas vezes bastam algumas peças de decoração que são tendência, para deixar imediatamente o ambiente mais atual e moderno.
Assim, mescle objetos decorativos mais antigos, que já estão com você há muito tempo, com outros que você acabou de comprar e vá montando o seu acervo pessoal.
Na Camicado (clique aqui) e na Amazon (clique aqui) você vai encontrar muita coisa linda!

Enfim, é isso! Curtiu as ideias de como decorar a sala gastando pouco? Gostaria de acrescentar mais alguma sugestão? Vamos lá, não fique tímida!
Excelentes dicas. Quanto a mudar os móveis de lugar, se for possível colocá-los em simetria, por exemplo, a sala pode ficar bastante elegante, já que essa é uma disposição clássica. Obrigado pelas dicas. Ótimas para a batalha de design do planner5d dessa semana.
Obrigada pelo comentário, Marco! Volte sempre.