21 Hábitos para manter a casa sempre arrumada

Manter a casa sempre arrumada e limpa pode ser um desafio, ainda mais se você não conta com ajuda profissional e se você, como a maioria das mulheres, tem que administrar várias tarefas diariamente. É trabalho, cuidar dos filhos, dar atenção ao cônjuge e aos familiares, se cuidar. Enfim, todos aqueles pratinhos que nós mulheres nos esforçamos para manter sempre rodando. Se identificou? Mas a boa notícia é que com algumas pequenas ações é possível sim manter nosso lar sempre limpo e organizado. Confira 21 dicas para colocar em prática já!



Como manter a casa sempre arrumada

Como manter a casa sempre arrumada.

Você já olhou ao redor da sua casa e se sentiu sobrecarregada pela bagunça? É fácil deixar a desordem se acumular. Contudo, você sabia que com algumas atitudes você pode transformar a sua casa em um verdadeiro refúgio?

Hoje vou compartilhar com você meus 21 hábitos para deixar minha casa sempre limpa e organizada. Garanto para você que funcionam! Vamos começar?

A primeira de todas é: pare de procrastinar! Bagunçou ou sujou? Então, organize e limpe na hora! Nada de deixar acumular.



1. Arrume sua cama todos os dias

Como manter a casa sempre arrumada quarto.

A cama ocupa a maior parte do quarto, então, quando ela fica desarrumada, a sensação que passa é a de que todo o quarto está bagunçado, mesmo que todo o restante esteja arrumado.

Então, assim que acordar, arrume sua cama. Além disso, executar com sucesso uma tarefa logo cedo já dá incentivo para as demais que estão por vir.

2. Lave as louças enquanto os alimentos estão cozinhando

Nada de ficar no celular esperando os alimentos cozinharem. Aproveite o tempo e lave os utensílios de cozinha na medida em que terminar de utilizá-los.

Assim, ao terminar a refeição, você terá bem menos louças para lavar.

3. Mantenha a bancada da cozinha a mais livre possível

Como manter a casa sempre arrumada.

Esvazie a bancada da cozinha guardando todas as coisas em seus devidos lugares tão logo termine o uso.

Enquanto a comida estiver no fogo, é a hora de aproveitar esse tempo, devolvendo para seus lugares, todos os alimentos e utensílios de cozinha já limpos e que você não irá precisar mais.



4. Como manter a casa sempre arrumada: nada de juntar papéis

Cate todos os papéis espalhados pela casa, como por exemplo, notas fiscais, folhetos e correspondências. Jogue fora o que não for necessário e guarde em pastinhas ou gavetas o que for preciso.



5. Guarde sapatos ou roupas

Invista apenas um minuto por dia fazendo uma varredura rápida de sua casa, procurando por sapatos e roupas que estejam fora do lugar.

Guarde tudo nas gavetas, armários e sapateira e ponha o que precisa ser lavado no cesto de roupas sujas.

Não sabe como arrumar seu guarda-roupas? Então, clique no link e confira o post: Como organizar o guarda roupa em 22 dicas imperdíveis.

6. Mantenha sempre limpos e desinfetados a pia e vaso sanitário

Tenha sempre dentro do armário, em todos os banheiros da sua casa, uma embalagem de panos umedecidos em álcool.

Assim, sempre que necessário, você pode limpar e desinfetar a bancada e o vaso sanitário de uma forma prática, rápida e eficiente. Eu uso os da Coperalcool (clique aqui), veja abaixo:

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo:

7. Aspire rapidamente as principais áreas de estar da sua casa

Tenha um aspirador portátil pronto para uso para agilizar o serviço, especialmente se você tiver animais em casa. Eu tenho 3 gatos.

Evite usar a vassoura, pois ela acaba levantando a poeira e os pelos, que se espalham ainda mais pela casa. Eu tenho o aspirador da Mondial (clique aqui e veja na Amazon) e ele quebra um galhão!

8. Dobre e guarde as roupas assim que saírem do varal

Vai tirar as roupas do varal ou da secadora? Então, conforme for tirando já sacuda bem as peças e dobre-as com cuidado. Muitas peças nem precisam passar se você tiver o cuidado de pendurá-las corretamente na hora de secar, clique aqui e veja o post de como fazer isso.

Na lavanderia já separe as roupas e leve para os quartos para guardá-las imediatamente.

9. Faça uma limpeza profunda semanalmente

Uma vez por semana tire o pó dos móveis, aspire e passe pano no chão e limpe janelas e portas.



10. Mantenha sua geladeira sempre limpa

Faça uma limpeza na sua geladeira a cada duas semanas, jogando fora alimentos vencidos e limpando as prateleiras.

11.  Pratique o descarte com frequência para não acumular itens sem uso

Descarte ou doe tudo aquilo que você não usa. Manter itens fora de uso encostados em algum canto da casa só serve para bagunçar e juntar poeira.

12. Sempre limpe a mesa e organize as cadeiras da cozinha

Após cada refeição, limpe a mesa e organize as cadeiras. Essa prática leva menos de um minuto e sua cozinha ou sala já ficará mais organizada.

13.  Escove diariamente seus pets

Escovar diariamente seus bichinhos, além de fazer um carinho neles, também evita que os pelos já soltos se espalhem pela casa.

14. Troque semanalmente as roupas de cama e as toalhas

Pelo menos uma vez por semana troque a roupa das camas e as toalhas dos banheiros. Leve tudo para a lavandeira e já coloque para lavar. Clique aqui e veja post sobre como lavar roupa passo a passo.

15. Organize os controles remotos

Use caixas organizadoras para os controles remotos (clique aqui e aqui). Dessa forma você os mantêm sempre em um único lugar.

16. Como manter a casa sempre arrumada: perfume seu lar

Compre aromatizantes para ambiente ou velas para manter sua casa sempre com um cheirinho agradável.

17. Casa limpa e organizada: lave as cortinas

A cada seis meses lave as cortinas para mantê-las sempre limpas e perfumadas.

18. Como manter a casa sempre arrumada: limpe o filtro do ar-condicionado

Para evitar acúmulo de poeira e ácaros e melhorar a qualidade do ar, lave o filtro do ar condicionado pelo menos uma vez por semana.

19. Mantenha os armários de cozinha organizados

Limpe os armários da cozinha a cada seis meses, jogando fora alimentos vencidos e organizando as prateleiras.

Para facilitar a organização e a manutenção de tudo nos seus devidos lugares, use ferragens e organizadores. Clique aqui e confira o post “Como organizar os armários da cozinha”.

20. Organize sua mesa de trabalho diariamente

Ao final do seu trabalho, especialmente se você faz home office, organize a sua bancada. Guarde os papéis e os artigos de papelaria que você utilizou para deixar sua mesa livre.

21. Faça uma lista de tarefas para o dia seguinte

Ao final do dia de trabalho invista uns minutinhos para fazer uma lista com todas as tarefas que você precisa realizar no dia seguinte. Inclua todos os afazeres domésticos.

Use uma agenda de papel, a minha preferida, ou digite no computador ou celular. Isso ajudará você a se manter organizada e focada.

Veja também os posts:

Bem, esses são 21 hábitos que eu mantenho e que também ajudarão você a manter sua casa sempre gostosa e aconchegante. Se você incorporá-los na sua rotina, ficará surpresa com a diferença que pode fazer na sua vida.

Afinal, uma casa limpa e organizada significa menos estresse e mais paz de espírito. Já segue o Almanaque da Mulher no Instagram? É @almanaquedamulher. Te espero também por lá.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: