Ter flores naturais em casa é um luxo, não só pelo valor, mas também pela beleza e perfume que as elas agregam aos ambientes. Nesse post eu te conto algumas dicas simples, porém essenciais, de como montar arranjos de flores lindos para decorar a sua casa.
7 Dicas de como montar arranjos de flores
1. Escolha uma base
A primeira coisa que você precisa fazer para montar um arranjo de flores é escolher a base onde serão colocadas as plantas. Você pode comprar um vaso ou aproveitar algum recipiente que você já tenha em casa.
Atualmente está super em alta reaproveitar objetos como potes de vidro, canecas e outros utensílios de cozinha, embalagens e garrafas vazias.
Com isso, além de economizar e de criar um arranjo exclusivo, você estará preservando o meio-ambiente, reduzindo a geração de resíduos.
Uma dica importante é escolher o recipiente de acordo com a decoração do ambiente. Se a decoração do cômodo for clássica, recipientes de vidro, prata, aço inox ou louça são mais recomendáveis.
Confira também o post sobre Estilos de decoração.
Já se o ambiente for bem descontraído, dá para soltar mais a sua imaginação, como nas imagens abaixo:

Ambientes mais rústicos ficam perfeitos com recipientes em madeira ou palha, por exemplo.
2. Cuidados na compra
Quando você for comprar as flores e folhagens para fazer seu arranjo, preste atenção em algumas dicas para que você saiba escolher as melhores opções:
Escolha as flores que estejam com as folhas firmes. Não compre caso as folhas estejam se soltando com muita facilidade ou que já estejam murchas.
Se for comprar botões, opte por aqueles que estão quase se abrindo. As flores que estão com os botões ainda totalmente fechados não são as recomendadas, porque pode ser que eles não se abram nunca.
Mas se optar por comprar as flores ainda em botões, compre com antecedência de pelo menos 3 dias do evento, caso esteja planejando usar o arranjo como decoração.
Assim, você dará tempo para os botões se abrirem, ficando o arranjo muito mais bonito.
Escolha as flores de acordo com o tamanho do recipiente que irá contê-las. Flores muito grandes não ficarão estáveis em recipientes muito baixinhos, por exemplo.

3. Como escolher as flores
Todas as flores são lindas, claro, mas existem alguns cuidados que você deve ter na hora de escolher as flores que farão parte do seu arranjo, para ter um resultado harmonioso e mais duradouro:
O clima é importante na hora de escolher as flores. Se o lugar onde elas vão ficar é muito quente, orquídeas, copos-de-leite, cravos, margaridas, astromélias e lisianthus são mais indicadas.
Já em climas mais amenos, rosas, hortênsias e tulipas se adaptam melhor.
Você pode fazer arranjos de um único tipo de flor, que é o mais fácil, ou pode misturar várias flores. Mas aqui cabe uma dica muito importante: não misture flores tropicais com flores europeias, pois não combinam entre si.
As flores europeias são bem menores e com pétalas mais delicadas, enquanto as flores tropicais são maiores, mais fortes e imponentes.
São flores europeias: rosas, tulipas, lírios, narcisos, jacintos, amores-perfeitos, frésias etc.
As flores tropicais são: hibiscos, strelitzia, orquídea, helicôneas, alpínias, bromélias etc.

4. Atente para a cartela de cores
Quanto as escolhas das cores, é mais fácil montar um arranjo harmonioso com flores da mesma cartela.
Ou seja, faça arranjos com flores em tons de amarelo, bege, laranja e rosa, ou então de azul, roxo, lilás e rosa. Os tons de rosa são os mais versáteis, assim como as brancas.

Se quiser montar um arranjo colorido, junte apenas as flores que tenham tons pastel, ou então, opte por mesclar apenas flores de tons bem fortes.

Veja também o post 15 Dicas para colocar plantas em casa.
5. Faça arranjos misturando flores e folhagens
Você pode montar arranjos só de flores, mas a mistura com folhagens enriquece o seu buquê.
As folhagens ocupam bem as brechas entre as flores, dão mais sustentação e costumam ser mais baratas que as flores.
Aqui também vale a dica de não misturar folhagens tropicais com flores europeias e vice-versa.

6. Prepare as flores e folhagens antes de montar seu arranjo
Antes de começar a montar seu arranjo de flores, você deve preparar as folhagens e flores.
Assim, retire as pétalas e folhas que estão queimadas e as folhas do caule que ficarão abaixo do nível da água.
Se você deixar folhas em contato com a água, esta precisará ser substituída muito mais rápido, pois a matéria orgânica das mesmas irá se decompor, prejudicando a qualidade da água.
O pior é que com isso suas flores irão murchar muito mais rápido também.

Dica Bônus: Faça uma mistura conservante para os seus arranjos
Existem saches de conservante floral que você compra em floriculturas, mas você pode preparar uma receita caseira infalível.
A receitinha é a seguinte: para cada litro de água, coloque 1 colher de chá de açúcar e 2 gotas de cândida ou água sanitária (lixívia em Portugal).
A água sanitária, que tem cloro, mata os germes que fazem a água das flores apodrecer mais rápido. O açúcar serve de nutrientes para as flores e folhagens.
7. Montando os arranjos
Existem duas formas de montar os arranjos.
Ou você segura em uma das mãos as folhas e flores pelo caule e vai montando o arranjo ou então você pode montar direto na base ou vaso escolhido.
Montando os arranjos na mão
Se for montar na sua mão, deixe para cortar os caules de todas as folhagens e flores juntos ao final da montagem em uma mesma altura. Observe a altura da base escolhida para ver o quanto precisará ser cortado.

Após cortar todos os caules na mesma altura, você pode passar um elástico próximo as extremidades dos caules para segurar o arranjo na posição de montagem.

Se você for colocar o arranjo em um jarro transparente será necessário, contudo, esconder esse elástico. Use uma cordinha ou fita para isso.
Mas se quiser um efeito ainda mais profissional use folhas de fórmio desfiadas enroladas sobre o elástico.
Montando os arranjos direto na base ou jarro
Se você for montar o arranjo direto no jarro ou base escolhida, corte os caules um por um de forma que fiquem todos mais ou menos na mesma altura.
Não fica bonito quando apenas uma flor fica mais alta que as demais. Em um buquê de flores nenhum elemento deve se destacar sozinho, você deve procurar uma união.

Outra dica preciosa: faça cortes nos caules na diagonal, para aumentar a superfície de absorção e assim você consegue que o arranjo dure mais tempo.
Comece a montar seus arranjos sempre pelas folhagens, se optar por arranjos mistos. Coloque as folhagens menores nos cantos e as maiores no meio do arranjo.
Você pode espalhar as flores da mesma cor de forma que fiquem distribuídas pelo arranjo ou então pode juntá-las. Essa última disposição é a mais moderna.

Veja também o post Como montar um jardim vertical.
Ambientes para inspiração
Para te inspirar, seguem imagens de ambientes decorados com arranjos de flores:
Confira também o post Ideias para decorar sua mesa de centro.
Veja também o post Como montar uma bandeja bar.
Enfim, é isso por hoje! Gostou do post? Comente! Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.