fbpx
Arranjo de flores

Como montar arranjos de flores: 7 dicas essenciais

Ter flores naturais em casa é um luxo, não só pelo valor, mas também pela beleza e perfume que as flores agregam aos ambientes. Nesse post eu te conto algumas dicas simples, porém essenciais, de como montar  arranjos de flores lindos para decorar a sua casa.

Como montar arranjos de flores

7 Dicas de como montar seus arranjos de flores

Dica no 1: escolha uma base

A primeira coisa que você precisa fazer para montar um arranjo de flores é escolher a base onde serão colocadas as plantas. Você pode comprar um vaso ou aproveitar algum recipiente que você já tenha em casa.

Atualmente está super em alta reaproveitar objetos como potes de vidro, canecas e outros utensílios de cozinha, embalagens e garrafas vazias. Com isso, além de economizar e de criar um arranjo exclusivo, você estará preservando o meio-ambiente, reduzindo a geração de resíduos.

Uma dica importante é escolher o recipiente de acordo com a decoração do ambiente. Se a decoração do cômodo for clássica, recipientes de vidro, prata, aço inox ou louça são mais recomendáveis. Já se o ambiente for bem descontraído, dá para soltar mais a sua imaginação, como nas imagens abaixo. Ambientes rústicos ficam perfeitos com recipientes em madeira ou palha, por exemplo.

Como montar arranjos de flores
Arranjos de flores em bases reaproveitadas e muito criativas.

Dica no 2: Cuidados na compra

Quando você for comprar as flores e folhagens para fazer seu arranjo, preste atenção em algumas dicas para que você saiba escolher as melhores opções:

  • Escolha as flores que estejam com as folhas firmes. Não compre caso as folhas estejam se soltando com muita facilidade ou que já estejam murchas.
  • Se for comprar botões, escolha aqueles que estão quase se abrindo. As flores que estão com os botões ainda totalmente fechados não são as recomendadas, porque pode ser que os botões não se abram nunca.
  • E se optar por comprar as flores ainda em botões, compre com antecedência de pelo menos 3 dias do evento, caso esteja planejando usar o arranjo como decoração. Assim, você dará tempo para os botões se abrirem, ficando o arranjo muito mais bonito.
  • Escolha as flores de acordo com o tamanho do recipiente que irá contê-las. Flores muito grandes não ficarão estáveis em recipientes muito baixinhos, por exemplo.
Arranjos de flores
Flores em tons de rosa.

Dica no 3: Como escolher as flores

Todas as flores são lindas, claro, mas existem alguns cuidados que você deve ter na hora de escolher as flores que farão parte do seu arranjo, para ter um resultado harmonioso e mais duradouro:

  • O clima é importante na hora de escolher as flores. Se o lugar onde elas vão ficar é muito quente, orquídeas, copos-de-leite, cravos, margaridas, astromélias e lisianthus são mais indicadas. Já em climas mais amenos, rosas, hortênsias e tulipas se adaptam melhor.
  • Você pode fazer arranjos de um único tipo de flor, que é o mais fácil, ou pode misturar várias flores. Mas aqui cabe uma dica muito importante: não misture flores tropicais com flores europeias, pois não combinam entre si. As flores europeias são bem menores e com pétalas mais delicadas, enquanto as flores tropicais são maiores, mais fortes e imponentes. São flores europeias: rosas, tulipas, lírios, narcisos, jacintos, amores-perfeitos, frésias etc. São flores tropicais: hibiscos, strelitzia, orquídea, helicôneas, alpínias, bromélias etc.
Como montar arranjos de flores
Flores tropicais.

Dica no 4: Atente para a cartela de cores

  • Quanto as escolhas das cores, é mais fácil montar um arranjo harmonioso com flores da mesma cartela de cores. Ou seja, faça arranjos com flores em tons de amarelo, bege, laranja e rosa, ou então de azul, roxo, lilás e rosa. Os tons de rosa são os mais versáteis, assim como as brancas.
Arranjos de flores
Flores em tons de azul, roxo, lilás e rosa.
  • Se quiser montar um arranjo colorido, junte apenas as flores que tenham tons pastel ou então opte por mesclar apenas flores de tons bem fortes.
Arranjos de flores
Arranjo com flores coloridas em tons fortes.

Dica no 5: Faça arranjos misturando flores e folhagens

Você pode montar arranjos só de flores, mas a mistura com folhagens enriquece o seu buquê. As folhagens ocupam bem as brechas entre as flores, dão mais sustentação e costumam ser mais baratas que as flores. Aqui também vale a dica de não misturar folhagens tropicais com flores europeias e vice-versa.

Como montar arranjos de flores
Arranjo de flores tropicais com flores e folhagens.

Dica no 6: Prepare as flores e folhagens antes de montar seu arranjo

Antes de começar a montar seu arranjo de flores, você deve preparar as folhagens e flores. Você deve retirar as pétalas e folhas que estão queimadas e as folhas do caule que ficarão abaixo do nível da água.

Se você deixar folhas em contato com a água, esta precisará ser substituída muito mais rápido, pois a matéria orgânica das folhas irá se decompor, prejudicando a qualidade da água. O pior é que com isso suas flores irão murchar muito mais rápido também.

Arranjos de flores
Arranjo só de rosas puxando para a cartela do vermelho.

Dica Bônus: Faça uma mistura conservante para os seus arranjos

Existem saches de conservante floral que você compra em floriculturas, mas você pode preparar uma receita caseira infalível. Para cada litro de água coloque 1 colher de chá de açúcar e 2 gotas de cândida ou água sanitária (lixívia em Portugal). A água sanitária, que tem cloro, mata os germes que fazem a água das flores apodrecer mais rápido. O açúcar serve de nutrientes para as flores e folhagens.

Dica no 7: Montando os arranjos

Existem duas formas de montar os arranjos: ou você segura em uma das mãos as folhas e flores pelo caule e vai montando o arranjo ou então você pode montar direto na base ou vaso escolhido.

Se for montar na sua mão, deixe para cortar os caules de todas as folhagens e flores juntos ao final da montagem em uma mesma altura. Observe a altura da base escolhida para ver o quanto precisará ser cortado.

Após cortar todos os caules na mesma altura, você pode passar um elástico próximo as extremidades dos caules para segurar o arranjo na posição de montagem. Se você for colocar o arranjo em um jarro transparente, será necessário esconder o elástico. Use uma cordinha ou fita para isso. Se quiser um efeito ainda mais profissional use folhas de fórmio desfiadas enroladas sobre o elástico.

Se você for montar o arranjo direto no jarro ou base escolhida, corte os caules um por um de forma que fiquem todos mais ou menos na mesma altura. Não fica bonito quando apenas uma flor fica mais alta que as demais. Em um buquê de flores nenhum elemento deve se destacar sozinho, você deve procurar uma união.

Outra dica preciosa: faça cortes nos caules na diagonal, para aumentar a superfície de absorção e assim você consegue que o arranjo dure mais tempo.

Comece a montar seus arranjos sempre pelas folhagens, se optar por arranjos mistos. Coloque as folhagens menores nos cantos e as maiores no meio do arranjo. Você pode espalhar as flores da mesma cor de forma que fiquem distribuídas pelo arranjo ou então pode juntá-las. Essa última disposição é a mais moderna.

Dicas para montar arranjos de flores
Flores em tom mais pastel, observe que as rosas com a mesma cor estão agrupadas.

Ambientes para inspiração

Para te inspirar, seguem imagens de ambientes decorados com arranjos de flores:

Arranjos de flores

Arranjos de flores

 Arranjo de flores

Arranjo de flores
Arranjo de flores

Arranjo de flores

Arranjo de flores

 

Quer comprar lindos arranjos prontos pela internet e recebê-los em casa? Então, clique aqui.

Para mais posts sobre decoração, clique aqui. Se você gostou do post, curta e compartilhe nas suas redes sociais. Para perguntar, criticar ou comentar clique em “Comentários” no cabeçalho do post.

Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.

2 comentários em “Como montar arranjos de flores: 7 dicas essenciais”

  1. Pingback: Decoração da sala: 5 ideias para decorar sem gastar de dinheiro!

  2. Pingback: Como montar um jardim vertical: dicas práticas! Faça você mesma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *