15 dicas para colocar plantas em casa

Compartilhe!

Adora plantas mas acha que não tem um bom lugar na sua casa para colocá-las? Bem, na verdade já posso adiantar que não é necessário ter um lugar especifico para elas. Você pode ter plantas, literalmente, em todos os cômodos da casa e em qualquer cantinho. Para ajudar você a se inspirar, confira nesse post 15 dicas para colocar plantas em casa. O que você está esperando, plante ar puro!



Dicas de como colocar plantas em casa

Qual o melhor lugar

Quando você for escolher o lugar para colocar suas plantinhas dentro de casa, a primeira coisa que você deve procurar é onde tem mais claridade. Assim, sempre dê preferência aos locais mais próximos as janelas. Não há a necessidade de sol direto, mas o ambiente para as plantas se desenvolverem também não pode ser sombrio.

Portanto em se tratando de jardinagem, sombra é o lugar que não bate sol, mas tem boa claridade, afinal as plantas precisam de luz para realizar a fotossíntese.

Então, não vai funcionar colocá-las em lugares como lavabos sem janelas, embaixo da escada ou no hall do elevador. Para lugares como esses o ideal é trabalhar com plantas artificiais ou preservadas.

Plantas preservadas são plantas naturais que foram secas e depois receberam uma camada de revestimento verde. São realmente muito semelhantes às plantas vivas, mas não precisam de quase nenhum cuidado.



Quais são os melhores tipos de plantas para se ter dentro de casa?

De maneira geral, plantas com folhas claras preferem ambientes claros e, portanto, externos. Já as folhas escuras se dão bem em ambientes mais sombreados.

Então, para os ambientes internos as melhores plantas são aquelas de sombra, que em geral têm folhas escuras. Nessa categoria algumas opções são:

  • Antúrio
  • Samambaia
  • Lírios
  • Begônia
  • Calathea
  • Árvore da felicidade
  • Jiboia
  • Zamioculca
  • Suculentas
  • Espada de São Jorge
  • Costela de Adão
  • Plantas do grupo das marantas (com folhas verdes por cima, mas roxas por baixo).

Como distribuir as plantas pela casa?

Agrupe suas plantas

Para fazerem mais presença, junte suas plantinhas todas em um mesmo lugar e tenha um mini jardim. Isso ajuda, inclusive, na tarefa de cuidar delas, pois você não corre o risco de esquecer de molhar alguma.

Plantas em casa: 15 dicas práticas.

Plantas em casa: 15 dicas práticas.

Use suportes de diferentes alturas para dar mais imponência e charme para a sua composição. E misture plantas de tamanhos, formatos e texturas diferentes.

Seu mini jardim ficará ainda mais interessante se você grupar vasos em quantidade ímpar. #ficaadica



Pendure plantas pendentes

Plantas pendentes, como samambaia ou jiboia, ficam lindas penduradas e enfeitam muito os ambientes.

Para regar essas plantinhas elevadas use um regador com um cabo (coloquei uma imagem dele abaixo para você conhecer).

Plantas em casa: dicas práticas.



Plantas em casa: 15 dicas práticas.

Plantas em casa: 15 dicas práticas.



Pequenas ou grandes?

A vantagem das plantas pequenas é que elas podem ser colocadas em qualquer lugar. Lugares perfeitos e muitas vezes esquecidos podem ser parapeitos das janelas, degraus de escada ou a superfície de móveis.



As plantas grandes, por outro lado, marcam mais presença, mas também exigem mais espaço.

As de tamanho médio são, contudo, as mais versáteis, inclusive para fazer composições.



Cactos e suculentas são resistentes

Você sempre mata suas plantas? Então, experimente cultivar um cacto ou uma suculenta! Além de muito resistentes são lindas.

No caso das suculentas, o ideal e molhá-las uma vez por semana nos períodos mais quentes, e duas vezes por mês no outono ou inverno.

Já os cactos, como são naturais de regiões desérticas, só precisam de água uma vez a cada 15 dias ou mais. Diferentes das suculentas, contudo, eles ficarão ainda mais bonitos em locais em que bate sol direto.



Coloque-as em uma estante

Aproveite uma estante e espalhe alguns vasinhos de plantas. Funcionam como lindos objetos decorativos.

Verdinhos até na cristaleira

Um armário, que pode ser até mesmo garimpado, ou uma cristaleira, também podem servir para colocar suas plantinhas de uma forma criativa e inusitada.

Inclusive, a cristaleira se mantida fechada, vai funcionar como uma pequena estufa.

Crie um jardim vertical

Uma parede verde é um incrível ponto focal de decoração, mas para dar certo precisa de um pouco mais de planejamento.

Quer saber como montar um jardim vertical? Então, confira o post clicando aqui.



Plantas na sala

Dê boas-vindas aos seus convidados! Um ponto de partida para começar a decorar com plantas é pensar em algum cantinho da sua sala.

Além de muito decorativas, as plantas purificam o ar. Elas retiram dos ambientes partículas poluentes provenientes tanto do ar externo, quanto de substâncias encontradas comumente dentro das residências, como resinas, colas, tintas e até cosméticos.

Plantas em casa.



Plantas no banheiro

Coloque plantas tropicais no banheiro! O ambiente úmido é ótimo para elas. Mas não se esqueça de que elas só ficarão bem caso esse cômodo tenha iluminação natural. Se não tiver, o melhor é partir mesmo para as artificiais ou preservadas.

Plantas em casa.



Plantas na cozinha

Coloque uma horta de temperinhos na cozinha, e dê a sua comida um sabor todo especial. Mas escolha um lugar fresco e que bata sol para cultivá-las, como próximo a uma janela.

Se optar por plantas apenas decorativas contudo, escolha aquelas com folhas fáceis de limpar, ou seja, que sejam rígidas e resistentes, pois é um ambiente que tem gordura pelo ar, que acaba se depositando sobre as plantas.

Plantas em casa.

Plantas na lavanderia

Aproveite a sua lavandeira para colocar mais plantas e até uma hortinha, se tiver boa iluminação.

Vasos de temperos na lavanderia.



Plantas no quarto

Ao contrário do que muita gente pensa, planta no quarto pode. Ela não vai roubar o seu oxigênio a ponto de você morrer sufocada!

Pense o seguinte: após escurecer a planta para de fazer fotossíntese e passa a consumir o oxigênio, mas esse consumo é equivalente ao de qualquer outro ser vivo, como uma pessoa ou pet. Ou seja, nada para se preocupar.

Plantas no quarto: pode?



Plantas no home office

Plantas são ótimas companhias no home office, afinal, costuma ser um local que você passa várias horas do seu dia. Mas não se esqueça de sempre colocá-las perto de uma fonte de luz, para que elas se desenvolvam felizes e saudáveis.

Não deixe de conferir também o post sobre como montar seu home office.

Plantas no home office.

E aí, vai espalhar umas plantinhas pela sua casa?

Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.



Deixe uma resposta

Rolar para cima