15 Utensílios indispensáveis na cozinha

Fala a verdade, não é sempre muito mais difícil, demorado e frustrante fazer qualquer tarefa sem ter nas mãos as ferramentas necessárias? Pois é, na cozinha isso não é diferente. Por isso, selecionei 15 utensílios indispensáveis na cozinha para você preparar os alimentos de forma mais rápida, prática, segura e obtendo melhores resultados. São eles:


Utensílios indispensáveis na cozinha:

  1. Conjunto de facas e chaira

Um kit básico de facas deve conter: uma faca do chef ou facão de cozinha, uma faca para pão (grande com a lâmina em formato serrilhado) e uma faca de legumes (pequena com a ponta fina).

Há no mercado conjuntos de facas mais completos, mas com essas três, você já consegue se virar bem na cozinha. O preço das facas varia muito, tem das caríssimas até as muito baratas. Procure até achar uma que reúna preço e qualidade. Não vale a pena comprar qualquer faca de chef, pois ela pode perder logo o fio e a lâmina pode se soltar do cabo causando acidentes graves.

É fácil reconhecer uma boa faca, basta que a lâmina vá até o final do cabo, seja ele revestido de madeira ou plástico. Uma boa faca também nunca é muito leve.

  1. Faca do chef
  2. Faca de legumes
  3. Faca de pão

Utensílios indispensáveis na cozinha

 

 

 

 

 

 

 

 

Junto com seu kit de facas adquira também uma chaira, que serve para mantê-las amoladas. Assim, sempre depois que usar suas facas é recomendável passá-la pela chaira para que não percam o fio.

Utensílios indispensáveis na cozinha
Chaira

E você deve estar se perguntando, mas como eu uso uma chaira? É relativamente simples, o mais importante é o ângulo da faca em relação a chaira, que deve ser de cerca de 10-15 graus. Coloquei uma imagem para ajudar a entender. Você deve deslizar toda a lâmina da faca contra a chaira, começando pela base e indo até a ponta. Você deve fazer isso de 5-10 vezes de cada lado da lâmina.

Como afiar uma faca
Afiando a faca com a chaira.

 

  1. Tábua de corte

Utilize sempre uma tábua de corte quando você precisar cortar ou fatiar qualquer alimento. De preferência tenha mais de uma tábua para evitar a contaminação cruzada (se você não sabe o que é isso, acesse o link a seguir: contaminação cruzada).

E para te ajudar a escolher uma boa tábua de corte leia esse post aqui, que eu explico as vantagens e desvantagens de cada tipo. Daí você escolhe aquela ou aquelas que achar melhor.

A tábua de corte além de facilitar o trabalho, agilizar e dar mais segurança para quem está manipulando a faca, também evita que a faca perca o fio mais rápido, o que pode acontecer se você resolver cortar qualquer alimento direto sobre a pedra da pia ou mesmo sobre um prato.

Utensílios indispensáveis na cozinha
Tábua de bambu
  1. Descascador de legumes

Existem vários modelos de descascador de legumes no mercado e eu aconselho você a adquirir pelo menos um, pois é muito mais fácil, rápido e econômico descascar legumes com o auxílio destes utensílios do que com faca. Se você não se adaptar com um tipo, vale a pena tentar outros.

Depois que você experimentar, não vai querer mais descascar legumes com a faca. A faca de legumes é muito útil para retirar certas partes dos legumes que você não consegue com o descascador, como por exemplo, as pontas da cenoura ou o aquele miolo mais claro do chuchu.

Mas para retirar as cascas, o descascador é perfeito, pois além de agilizar o processo ainda é muito econômico, já que retira uma casca bem fininha, reduzindo o desperdício.


Utensílios indispensáveis na cozinha

 

  1. Colheres de preparo

São as colheres usadas para mexer o conteúdo das panelas. Jamais use utensílios de metal para esse fim, pois você poderá contaminar seus alimentos com resíduos do revestimento das panelas, ou mesmo de metal, ao raspar o fundo e as laterais das panelas.

E, assim como a tábua de madeira, não é aconselhável usar colher de pau, por causa dos riscos de contaminação microbiana. Para mexer os alimentos durante o cozimento, o ideal é usar colheres de bambu (que possuem propriedades antibacterianas) ou colheres de silicone (que resistem a altas temperaturas, e ainda são duráveis e coloridas).

Utensílios indispensáveis na cozinha

 

  1. Pinça para pegar alimentos

A pinça é ótima para tirar e colocar alimentos nas panelas sem perfurá-los. No caso das carnes, por exemplo, se você usar um garfo, os furos que serão feitos no alimento vão permitir a saída dos sucos naturais para a panela, diminuindo o sabor e a suculência da preparação.

Pinça de cozinha

 

  1. Tigelas ou bacias

As melhores são as de tigelas de aço inox, pois não quebram, não amassam facilmente, não retém cheiros e são muito fáceis de higienizar. As tigelas de vidro são ótimas também, os únicos inconvenientes são se quebrarem fácil e serem mais pesadas.

Mas se o orçamento não permitir, um conjunto de bacias de plástico já será muito útil. Contudo, não use tigelas ou bacias plásticas com alimentos quentes, pois os alimentos podem ser contaminados com resíduos como o bisfenol A (leia mais aqui).

Você vai usar as bacias ou tigelas para lavar e acondicionar vegetais cortados até o cozimento, deixar leguminosas de remolho, retirar o sal do bacalhau, enfim, esses utensílios têm diversos usos na cozinha.

E se você comprar as tigelas que possuem tampas, melhor ainda, pois você pode usá-las para guardar alimentos na geladeira bem protegidos.

Conjuntos de bacias e de tigelas

 

  1. Medidas padrão e jarra graduada de vidro

Para que suas receitas sempre deem certo, você deve comprar medidas padrão de colheres e xícaras, pois nossas colheres e xícaras de uso diário não possuem nenhuma padronização. Usando colheres e xícaras comuns como medida, dificilmente você vai conseguir um bom resultado ao seguir as receitas de um livro ou da internet, pois você não tem como garantir que as quantidades dos ingredientes medidos nesses utensílios batem com as recomendadas pela receita.

Existem a venda no mercado medidas padrão de vários materiais. Você pode comprar qualquer uma, mas eu sempre prefiro as de aço inoxidável, pois não mais duráveis e higiênicas. Além disso, podem ser usadas para medir alimentos em qualquer temperatura, sem o risco de se deformarem ou de contaminarem os alimentos.

O único inconveniente das medidas em aço inox é que são mais caras, mas valem o investimento, pois se você tiver cuidado duram para sempre.

Medidas padrão de xícaras e colheres

Compre também uma jarra graduada para medir líquidos em litros ou mililitros, mas compre uma de vidro. As de plástico, apesar de serem mais leves, resistentes e baratas, têm o inconveniente de poder transmitir contaminantes para os alimentos, como o bisfenol Aprincipalmente em se tratamento de alimentos quentes. Esse contaminante age no nosso organismo como um hormônio, podendo ser a causa de vários problemas de saúde (saiba mais aqui).

Jarra de vidro graduada

  1. Potes de vidro com tampa

Os potinhos são excelentes para guardar aquelas sobras de alimentos prontos ou mesmo de ingredientes que não foram consumidos. Mas pelo mesmo risco da contaminação pelo bisfenol A, não recomendo guardar alimentos em recipientes plásticos.

O vidro é inerte e por isso, seguro. Você só deve ter cuidado ao manusear os potes de vidro com tampa para não bater com eles em nenhum lugar nem deixá-los cair.

Você também pode reaproveitar embalagens de vidro de alimentos já consumidos, basta lavar bem.

Potinhos de vidro com tampa

  1. Tesoura de cozinha

Uma tesoura de cozinha para abrir embalagens é muito útil e evita acidentes. Cortar embalagens de alimentos com faca é mais difícil, demorado, impreciso e você ainda arrisca se machucar caso perca o controle da faca.

Tesoura para usar na cozinha

 

  1. Secador de folhas ou centrífuga de secagem de hortaliças

Não tem comparação, secar bem as folhas antes de colocar o molho resulta em uma salada muito mais saborosa, pois o molho não fica diluído pela água de lavagem que se acumulou nas folhas. E para secar as folhas de forma rápida e higiênica a secadora ou centrífuga de folhas é perfeita, prática e rápida!

Além disso, a higienização das folhas será muito mais completa, pois junto com a água das folhas saem também as sujidades que podem ficar retidas nas reentrâncias das hortaliças.

Centrífuga de folhas

  1. Ralador

Raladores são utensílios indispensáveis na cozinha. Esse modelo que tem 4 lados diferentes é especialmente útil, porque permite que você rale vários alimentos em formatos diferentes.

Ralador de 4 lados

 

  1. Amassador de batatas ou grãos

Esse tipo de amassador é muito prático, pois você pode amassar as batatas no próprio recipiente em que as cozinhou. Assim, você terá um purê muito mais rápido e também bem uniforme sem sujar um monte de coisas.

Você também pode usá-lo para amassar abóboras, mandioquinhas, bananas e qualquer outro legume ou fruta que dê para fazer purê.

Outro uso desse tipo de amassador é para amassar os grãos das leguminosas ainda na panela para ajudar a engrossar o caldo.

Amassador de legumes

 

  1. Espremedor de alho

O espremedor de alho evita que sua mão fique cheirando a alho, o parceiro(a) agradece. Ao espremer o alho ele solta mais seus sucos e acaba passando mais sabor para alimento, do que somente cortá-lo em pedaços, mesmo que bem pequenos.


Espremedor de alho

  1. Conjunto de peneiras

Cada tamanho de peneira tem sua utilidade:

  • A peneira pequena você pode usar para reter a nata do leite e para coar o suco de um limão, por exemplo.
  • A peneira média você pode usar para peneirar a farinha que será usada em um bolo e
  • A peneira grande serve para você escorrer a água de remolho das leguminosas ou mesmo para lavar o arroz.

Enfim, um conjunto de peneiras é super útil e indispensável em qualquer cozinha.


Conjunto de peneiras de metal

  1. Panela de pressão

A panela de pressão reduz muito seu tempo na cozinha. Cozinha os alimentos 3 a 4 vezes mais rápido que as panelas comuns. Para evitar acidentes, você só tem que manter as válvulas limpas e sempre deixar sair completamente o vapor antes de abri-la (para saber mais sobre como usar panelas de pressão com segurança acesse esse link aqui).


Panela de pressão

Espero que essas dicas ajudem você a cozinhar de maneira rápida, prática, segura e com mais prazer. Se você quiser aumentar esse lista de utensílios indispensáveis na cozinha, fique a vontade! É só usar a área de comentários do post.



4 comentários em “15 Utensílios indispensáveis na cozinha”

  1. Pingback: Branqueamento dos alimentos: aprenda essa técnica de conservação e economize!

  2. Pingback: Cuidados ao cozinhar com panela de pressão: como usar e lavar com segurança

  3. Pingback: Utensílios para brincar de chef de cozinha

  4. Pingback: Cuidados ao cozinhar com panela de pressão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *