Como conservar peças de couro

Os dias mais frios vêm chegando e com eles os looks com peças em couro ganham destaque nas produções. Confira nesse post tudo o que você precisa saber sobre como conservar couro, seja ele, de bolsas, cintos, sapatos ou roupas. Veja também como limpar camurça, verniz, nobuck e couro atanado.



Como conservar couro

Como cuidar do couro.

Produtos com peles de animais necessitam de cuidados especiais. O procedimento incorreto pode enfraquecer as fibras, rompendo ou descascando o acabamento do couro.

Para cuidar bem das suas peças em couro, confira as dicas abaixo:

Regra geral

Nunca utilize detergentes, limpadores a base de amoníaco, saponáceos ou quaisquer outras substâncias químicas para limpeza de roupas ou acessórios em couro. O contato do couro com qualquer tipo de líquido poderá acarretar manchas.

Como conservar couro limpar bolsa.

Materiais abrasivos também podem danificar o couro. Assim, utilize apenas uma flanela seca.

Como limpar couros especiais

Couro com impressão digital

Como limpar couro.

Em couros com impressão digital evite atritos, pois há risco de desgaste natural do material. Para limpeza, utilize um pano levemente umedecido em água.

Couro metalizado em geral

Como conservar bolsa de couro metalizado.

Os couros com aparência metálica possuem características particularmente delicadas. São sensíveis à abrasão e sofrem um processo de desgaste natural da cor, o que não pode ser considerado defeito ou falha no processo de qualidade do produto e, sim, característica do material.

Para obtenção do aspecto metalizado, o couro recebe aplicação de uma película microporosa, suscetível a riscos e atritos, podendo descascar ou perder o brilho. Situações que são irreversíveis neste tipo de laminação.

O suor de pés ou o uso de hidratantes também pode provocar estes tipos de danos em materiais com acabamento metalizado (especialmente em palmilhas).

Outros cuidados importantes com esse tipo de material são: evite usar sapatos com esse tipo de material para dirigir e, ao guardar, separe o par com uma divisória de papel de seda para evitar o atrito.

No caso de bolsas, guarde-as dentro do saquinho de TNT (clique aqui), que geralmente acompanha a peça.

Para a limpeza dos couros com aspecto metalizado utilize apenas uma flanela seca.

Nobuck, camurça e camurção

Como limpar camurça.

Matérias-primas de aspecto aveludado, que preservam a camada de pelos, como o nobuck, a camurça e o camurção têm coloração delicada, podendo ocorrer transferência de cor para roupas e outros objetos.

A camurça, nobuck e o camurção também podem manchar através do contato com pigmentos fortes de outros artigos. Por isso, evite esse tipo de contato ou atrito, para aumentar a durabilidade da sua peça.

Esses tipos de couro são, também, mais sensíveis à absorção de sujeiras e gorduras. Caso alguma gordura pingue na sua peça, seque cuidadosamente a mancha (não esfregue) com um lenço de papel e aplique um pouco de talco de bebê ou amido de milho.

Deixe o pó descansar durante a noite e no dia seguinte escove a região da mancha com uma escova para camurça. Pode ser necessário fazer algumas aplicações do talco ou amido até que a camurça pareça completamente limpa.

O nobuck, a camurça e o camurção também apresentam baixa resistência à luz, ou seja, podem perder a intensidade da cor se expostos por muito tempo à luz direta.

Estes materiais são sensíveis à fricção – o atrito pode provocar a queda dos pelos. Para limpeza dessas peças utilize um pano levemente umedecido, deslizando-o no sentido dos pelos, sem esfregar. Ou use uma escova de cerdas macias ou emborrachadas específica (clique aqui) para esse tipo de material.

E para aumentar a durabilidade das suas peças de camurça, use um impermeabilizante (clique aqui). Você pode borrifar em qualquer peça como jaquetas (principalmente no colarinho e punhos), bolsas e sapatos.

Couro atanado

O couro atanado é um material de aspecto bem natural e delicado.

Pode manchar em contato com o excesso de pigmentos de outras peças. Também pode desbotar quando exposto ao sol e à claridade direta por muito tempo, apresentar manchas quando em contato com a água ou umidade (como pingos de chuva) e apresentar riscos se houver atrito entre os pés ou com outros objetos.

Assim, todo cuidado é pouco com peças nesse material.

Na hora de limpar passe apenas uma flanela macia e seca.

Verniz

Como limpar verniz.

Artigos confeccionados em verniz podem manchar em contato com outros materiais e cores.

Dessa forma, evite o contato entre itens de tons diferentes, pois as cores podem migrar de uma peça para a outra. Guarde-os sempre na embalagem original ou em saquinhos de TNT.

No caso de sapatos, separe o par com uma divisória de papel de seda, isolando os enfeites.

Para limpeza de artigos de verniz use um pano levemente umedecido em água.

Como limpar roupas e acessórios de couro

Como cuidar jaqueta de couro.

Roupas e acessórios em couro não podem ser lavados. Caso sua peça molhe, deixe-a secar naturalmente à sombra. Não coloque para secar no sol, secadora, forno de micro-ondas, estufa ou atrás da geladeira.

Se for preciso limpá-los, utilize um pano macio levemente umedecido.



Como tirar manchas de bolsas de couro

Couros de cores claras podem manchar quando em contato com peças de roupa que contenham excesso de pigmentos como o jeans, por exemplo.

Como limpar bolsa de couro branca ou bolsa caramelo.

Para limpar bolsas de couro, inclusive as brancas, utilize aquela esponja branquinha, chamada de esponja mágica (clique aqui). É só umedecer, apertar bem para tirar o excesso de água e esfregar na bolsa com suavidade.

Bolsas de couro sujas de maquiagem podem ser limpas com lenços demaquilantes ou lenços de limpar bumbum de bebê. Você também pode usar um pano macio branco levemente umedecido em água.



Como hidratar couro

Para conservar o couro da sua bolsa, sapato ou roupa de couro é necessário hidratá-lo de tempos em tempos, ou seja, mais ou menos duas vezes por ano.

Para isso use um hidratante comum, de pele mesmo. Os hidratantes mais líquidos são mais fáceis de espalhar. Já o Nívea de latinha (clique aqui), como é em creme, é um pouco mais difícil de passar.

Como hidratar o couro da bota blog Almanaque da Mulher.

Com a mãos passe o hidratante por toda a bolsa. É como se você estivesse hidratando a sua pele.

Depois é só passar uma toalha de papel ou flanela branca para tirar o excesso de hidratante que possa ter ficado na sua bolsa. Se o couro estiver muito ressecado, entretanto, ele irá absorver completamente o hidratante.

Deixe-a em um lugar arejado, mas longe do sol por um dia, para que ela seque completamente. No dia seguinte, use uma flanela branca para polir o couro da sua bolsa. Depois é só guardá-la. Ela ficará como nova!



Como tirar mofo de peças de couro

Caso alguma peça de couro mofe, a dica é limpá-la com um pano branco embebido em vinagre de álcool (que é totalmente branco). Ou, então, use um limpador específico, o da Sanol (clique aqui) é muito bom, mas siga as instruções do fabricante.

Depois é só deixar secar. A seguir, hidrate a peça e aguarde secar por mais 24 h em um local bem arejado. Depois é só polir com uma flanela branca seca e guardar.

Como guardar bolsa de couro

Conserve sempre sua bolsa em local fresco e arejado, preferencialmente dentro do saquinho em que ela veio, pois eles são próprios para conservação. Não use, contudo, sacos com visor em plástico, pois este pode colar na sua bolsa.

Para evitar que o couro fique marcado, encha-a com um saquinho de TNT (clique aqui) recheado com fibra siliconada (material que funciona como enchimento para almofadas – clique aqui).

Use uma quantidade de fibra siliconada que deixe a sua bolsa no formato exato dela. Ou seja, não deixe-a nem muito vazia, para não rachar o couro, nem muito cheia, para não deformar.

Falta espeço no seu armário para guardar todas as suas bolsas? Então, confira o post 9 Dicas Essenciais para Organizar Suas Bolsas de Forma Eficiente.

Veja também os posts:

Couros com acabamento envernizado requerem maior atenção na armazenagem, pois podem manchar quando em contato com outras peças coloridas.

Evite também o contato da sua bolsa com superfícies ásperas e pontiagudas.



Como conservar jaquetas de couro e outras peças de roupa

Siga os mesmos cuidados de limpeza que com as bolsa em couro.

Mas no caso das jaquetas, sempre pendure-as em cabides mais estruturados, para evitar que fiquem deformadas pelo próprio peso da peça.

Sempre guarde suas jaquetas em um lugar livre de umidade para não mofar e longe do sol para não ressecar nem sofrer descoloração.



Como guardar botas de couro

Para evitar que o couro fique com marcas de dobras, coloque dentro de cada uma delas um pedaço de flutuador de isopor. Para cortar no tamanho certo é só usar um estilete.

Como guardar botas de couro.

Enfim, é isso por hoje. Espero que tenha sido útil.

Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: