Os dias mais frios vêm chegando e com eles os looks com peças em couro ganham destaque nas produções. Confira nesse post tudo o que você precisa saber sobre como conservar couro, seja ele, de bolsas, cintos, sapatos ou roupas.
Como conservar couro
Para cuidar bem das suas peças em couro, confira as dicas abaixo:
Regras gerais
1. Nunca utilize detergentes, limpadores a base de amoníaco, saponáceos ou quaisquer outras substâncias químicas para limpeza de roupas ou acessórios em couro.
2. Materiais abrasivos também podem danificar o couro. Assim, utilize apenas uma flanela seca no caso do couro e escova macia no caso de camurça.
3. Roupas e acessórios em couro não podem ser lavados. Caso seu produto molhe, deixe-o secar naturalmente à sombra. Portanto, não coloque para secar no sol, secadora, forno de micro-ondas, estufa ou atrás da geladeira.
Couros de cores claras podem manchar quando em contato com produtos gordurosos.
Couros tipo camurça e verniz são mais sensíveis à absorção de sujeiras, gorduras ou mesmo pigmentos fortes de outros artigos. Por isso, evite esse tipo de contato ou atrito, para aumentar a durabilidade do seu produto.
O contato do couro com qualquer tipo de líquido poderá acarretar manchas.
Como limpar peças em couro
Na hora da limpeza, utilize lenços demaquilantes ou lenço de limpar bumbum de bebê. Ou mesmo um pano macio branco levemente umedecido.
Como limpar bolsa branca
Para limpar bolsas brancas, utilize aquela esponja branquinha, chamada de esponja mágica (clique aqui). É só umedecer, apertar bem para tirar o excesso de água e esfregar na bolsa com suavidade.
Como tirar mofo de peças de couro
Caso a sua peça de couro mofe, a dica é limpá-la com um pano branco embebido em vinagre de álcool (que é totalmente branco).
Depois é só deixar secar. A seguir, hidrate com um hidratante e aguarde secar por mais 24 h em um local bem arejado. Depois é só polir com uma flanela branca seca e guardar sua peça.
Como conservar bolsa de couro
Couros de cores claras podem manchar quando em contato com roupas de cores escuras.
Assim, todo cuidado na hora de usar bolsas claras com roupas de jeans, especialmente os de tonalidades mais escuras, pois o excesso de tinta pode migrar da roupa para o couro da sua bolsa.
Cuidado também com canetas, pois a tinta poderá manchar o couro. Caso isso aconteça, tente limpar também com a esponja mágica.
Como hidratar bolsa de couro
Para conservar o couro da sua bolsa é necessário hidratá-lo de tempos em tempos, ou seja, mais ou menos duas vezes por ano.
Para isso use um hidratante comum, de pele mesmo. Os hidratantes mais líquidos são mais fáceis de espalhar. Já o Nívea de latinha (clique aqui), como é em creme, é um pouco mais difícil de passar.
Com a mãos passe o hidratante por toda a bolsa. É como se você estivesse hidratando a sua pele.
Depois é só passar uma toalha de papel ou flanela branca para tirar o excesso de hidratante que possa ter ficado na sua bolsa. Se o couro estiver muito ressecado, entretanto, ele irá absorver completamente o hidratante.
Deixe-a em um lugar arejado, mas longe do sol por um dia, para que ela seque completamente. No dia seguinte, use uma flanela branca para polir o couro da sua bolsa. Depois é só guardá-la. Ela ficará como nova!
Como guardar bolsa de couro
Conserve sempre sua bolsa em local fresco e arejado, preferencialmente dentro do saquinho em que ela veio, pois eles são próprios para conservação. Não use, contudo, sacos com visor em plástico, pois este pode colar na sua bolsa.
Para evitar que o couro fique marcado, encha-a com um saquinho de TNT (clique aqui) recheado com fibra siliconada (material que funciona como enchimento para almofadas – clique aqui).
Use uma quantidade de fibra siliconada que deixe a sua bolsa no formato exato dela. Ou seja, não deixe-a nem muito vazia, para não rachar o couro, nem muito cheia, para não deformar.
Veja também os posts: |
Couros com acabamento envernizado requerem maior atenção na armazenagem, pois podem manchar quando em contato com outras peças coloridas.
Evite também o contato da sua bolsa com superfícies ásperas e pontiagudas.
Como conservar jaquetas de couro e outras peças de roupa
Siga os mesmos cuidados de limpeza que com as bolsa em couro.
Mas no caso das jaquetas, sempre pendure-as em cabides mais estruturados como esses abaixo, para evitar que fiquem deformadas pelo próprio peso da peça.
Sempre guarde suas jaquetas em um lugar livre de umidade para não mofar e longe do sol para não ressecar nem sofrer descoloração.
Como guardar botas de couro
Para evitar que o couro fique com marcas de dobras, coloque dentro de cada uma delas um pedaço de flutuador de isopor. Para cortar no tamanho certo é só usar um estilete.
Enfim, é isso por hoje. Espero que tenha sido útil.
Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.