Cuidados com semijoias e joias: dicas de uso e conservação

Quer se trate de semijoias ou joias, sempre há uma razão sentimental por trás de cada peça que você compra ou ganha. Assim, ter certos cuidados com suas preciosidades é essencial para que elas se mantenham sempre bonitas e bem conservadas. Então, confira nesse post tudo o que você precisa fazer para garantir vida útil longa para seus acessórios.



Cuidados com semijoias e joias

Para manter suas semijoias e joias sempre bonitas e bem conservadas, é preciso ter cuidados tanto durante o uso, como na hora de limpá-las e guardá-las. Aprenda tudo a seguir:

Cuidados durante o uso

As semijoias são as últimas coisas a serem vestidas e as primeiras a serem retiradas.

Assim, evite tomar banho ou lavar as mãos com suas semijoias. Xampu, condicionadores, cremes e sabonetes podem escurecer as peças. Ao contrário das joias, as semijoias também podem oxidar em contato frequente com a água.

Também não use suas peças para ir a praia, a piscina ou a sauna. O sal, o cloro, assim como os bronzeadores, os protetores solares, o próprio suor e o possível atrito com a areia, diminuem muito a durabilidade das semijoias.



As substâncias presentes nos cosméticos quando em contato com as semijoias e também com as joias, aceleram a oxidação e escurem as peças.

Portanto, só coloque suas semijoias depois que seu hidratante corporal, desodorante, perfume e fixador de maquiagem tenham secado na pele.

E também sempre termine sua maquiagem primeiro, antes de colocar suas joias e semijoias.

Da mesma forma, retire suas semijoias sempre antes de aplicar sprays e tintas de cabelo, água oxigenada, entre outros produtos usados no salão de beleza.

Cuidado também com o excesso de álcool em gel, que pode tirar a cor das peças.

Também nunca lave louça ou faça limpeza na sua casa ou mesmo execute atividades de jardinagem com suas semijoias.



Por último, não use suas semijoias para praticar atividade física. A umidade, os sais e outras substâncias presentes no suor levam a peça a se deteriorar mais rapidamente.

Além disso, você pode acabar amassando a peça ou prendendo-a em algum lugar, o que pode ser até perigoso.

Cuidados com semijoias e joias: como guardar

Guardar a semijoia ou joia adequadamente é muito importante para sua conservação. Assim, nunca deixe-as expostas a poeira.

Na hora de guardá-las, dê preferência a caixas ou gavetas que apresentem nichos individuais. Clique aqui e veja também o post com muitas dicas de como organizar bijuterias e joias.

Cuidados com semijoias e joias como guardar.

Outra forma de guardá-las é embrulhando-as em papel de seda ou camurça branca. Ou, ainda, coloque-as em saquinhos de veludo.

Guarde todas as peças separadas umas das outras, para que as gemas mais duras não risquem as mais moles. Arrume-as de maneira que não se enrosquem umas nas outras. O atrito entre as peças pode danificá-las mesmo sem uso.

Também não deixe suas joias e semijoias expostas à umidade. Por isso, nunca guarde-as no banheiro. O vapor danifica o banho metálico e escurece as peças.

Cuidados com semijoias e joias: como limpar

Mantenha uma flanela seca próxima do lugar onde você guarda suas peças para limpá-las sempre antes de guardá-las. Basta esfregá-las suavemente.

Cuidados com semijoias.

Mas se as peças ficarem sujas de modo que apenas a flanela não seja capaz de realizar uma boa limpeza, é preciso lavá-las em duas soluções. Veja abaixo como fazer.

Importante: nunca use acetona, pasta de dente ou álcool para limpá-las, pois essas substâncias podem tirar o banho das semijoias.



Passo a passo de como lavar semijoias e joias

Passo 1: deixe as peças de molho na solução de limpeza

Em um recipiente de alumínio coloque suas peças de molho na solução de limpeza por 1 minuto. Caso não tenha um recipiente de alumínio, use papel alumínio para forrar qualquer recipiente.

Como limpar semijoias e joias.

Para preparar a solução de limpeza você vai precisar de:

  • 500 ml de água sem cloro ou solarizada (para retirar o cloro e só colocar água filtrada em uma garrafa de vidro por 2 horas no sol)
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de sal
  • 1 frasco com tampa (pode ser uma shakeira) para misturar bem todos os ingredientes

Modo de preparo da solução de limpeza: misture bem a água sem cloro, o bicarbonato e o sal e deixe a solução descansar por 3 minutos.

Obs.: Esta solução pode ser guardada por até 3 semanas, sempre mantendo a garrafa fechada.



Passo 2: mergulhe as peças na solução de higienização

Agora transfira suas peças para um outro recipiente, mas dessa vez contendo a solução de higienização. Veja abaixo como preparar. Esfregue com uma escovinha de dentes velha as partes mais incrustradas.

Como limpar joias.

Para preparar a solução de higienização você vai precisar de:

  • 300ml de água sem cloro
  • 1 colher de detergente neutro (eu uso o detergente Ipê transparente)
Passo 3: enxague

Agora, para enxaguar suas semijoias, mergulhe-as em um recipiente contendo água sem cloro para retirar todo o sabão.

Passo 4: secagem

Coloque suas peças sobre um pano seco e seque-as com um secador de cabelo para ativar o brilho. Durante a secagem não segure as peças com as mãos porque elas vão ficar bem quentes.

Passo 5: polimento

Por último, esfregue as peças com uma flanela seca para realizar o polimento.

Enfim, é isso por hoje. Já segue o Almanaque da Mulher no Instagram? É @almanaquedamulher. Te espero também por lá!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: