Clean Make ou maquiagem natural: tendência viral nas redes sociais

Se você sempre está de olho nas novidades popularizadas pelas redes sociais, provavelmente já se deparou  com a tendência da clean make, ou beleza natural, em seus feeds. Apesar do nome remeter a uma técnica simples e com pouquíssimos produtos, esse não é definitivamente o caminho real para se atingir esse visual. O grande segredo está em aplicar os produtos certos sobre uma pele muito bem tratada. Aprenda nesse post como fazer.

Clean Make

Clean make.

O que é clean make ou clean beauty

“Clean make” refere-se a uma abordagem de maquiagem que enfatiza a criação de uma aparência fresca e natural, destacando a beleza natural em vez de “esconder” a pele por baixo de produtos pesados ​​ou técnicas elaboradas.

Essa abordagem geralmente envolve o uso de tons neutros, produtos leves e uma aplicação cuidadosa para realçar as características faciais sem parecer excessivamente maquiada.

Não, não estou falando de produtos naturais. É mais uma estética. Você já viu nos feeds aquelas garotas com a pele impecável, maquiagem leve, cabelos simples e poucos acessórios? Ícones dessa estética são a Hailey Bieber, a Maddison Beer e a Bella Hadid. Então, essa é a clean make.
Make clean ou maquiagem natural.

1.  A preparação de pele da clean make

A preparação de pele, como eu sempre falo, é a chave para qualquer maquiagem, ainda mais na clean make.

Como a pele estará com bem pouca cobertura, ela precisa estar muito bem cuidada. O primeiro passo no preparo da pele é sempre a limpeza, com um bom sabonete facial ou espuma de limpeza. Um ótimo produto é a Espuma de Limpeza Suave da Natura Chronos (clique aqui).

Depois, é preciso aplicar um tônico para complementar a limpeza e reequilibrar a pele. O da Skinceuticals para peles mistas e oleosas (clique aqui) é ótimo. Em caso de pele normal e seca recomendo o da Lâncome (clique aqui).

Com a pele já limpinha e tonificada é a hora de hidratar. Para a clean make, a hidratação em dois passos é importantíssima para um resultado perfeito. Então, comece aplicando uma bruma hidratante. A Natura lançou uma bruma recentemente (clique aqui e confira).

Se você não sabe as funções das brumas hidratantes (clique aqui) e confira o post com todas as explicações.

Depois de aspergir a bruma na face, aplique um hidratante em creme ou gel, dependendo do estado e do tipo da sua pele. Os produtos em gel são os mais indicados para as peles mistas e oleosas, já os em creme para as peles normais e secas.

Se sua pele for seca ou estiver precisando de uma boa hidratação, minha sugestão é o Lait Creme da Embryolisse (clique e veja post sobre ele). Se você estiver com a pele em dia, mas procura um bom hidratante para chamar de seu, minha sugestão é o Chronos Acqua (clique e veja a resenha).

Clean make up.

2. Protetor Solar, Sempre!

A etapa de maquiagem limpa mais importante em qualquer regime de beleza é usar um FPS todos os dias! Um bom FPS protegerá sua pele o dia todo, esteja você em casa ou no trabalho. O da Sallve é excelente, pois tem um toque seco (clique aqui).

Veja também os posts clicando nos links abaixo:

3. Primer luminoso

A chave para criar uma aparência de maquiagem limpa é deixar sua pele natural aparecer, então comece preparando seu rosto com um primer hidratante.

O da Clinique (clique aqui) é excelente, e não acrescenta cor. Já se você gosta de um brilho mais dourado, o Skin Drops Gold da Care Natural Beauty (clique aqui) é perfeito.

4. Base Leve

Chegou a hora de começar a make propriamente dita. Mas use uma base de cobertura leve ou até mesmo uma base líquida com acabamento natural, para uniformizar o tom da pele sem cobrir completamente as características naturais. Minhas sugestões são a Base Nude Me da Natura (clique aqui) ou a Face and Body da Mac (clique aqui).

Clean make up pele negra.

5. Corretivo

O visual clean girl makeup requer um look minimalista, então, use corretivo cremoso apenas nos pontos realmente necessários. Escolha um corretivo líquido da cor da sua pele ou apenas um tom mais claro. O Instant Age Rewind da Maybelline (clique aqui) é perfeito.

Esfume tudo, base + corretivo, com uma esponjinha molhada, pois assim a cobertura ficará leve. A da Mari Saad (clique aqui) é excelente!

Se sua pele já for bem uniforme, contudo, você pode abrir mão da base e usar apenas o corretivo para corrigir e iluminar instantaneamente apenas onde necessário.

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo:

6. Contorno

Os produtos em creme fazem um ótimo trabalho para contornar o rosto com naturalidade. Eu prefiro os que têm formato de bastão (clique aqui). Não sabe onde aplicar o contorno? Então clique no link e veja o post Contorno de maquiagem.

Outro produto que pode ser utilizado para fazer o contorno é um corretivo líquido bem mais escuro do que a sua pele (exemplo: Vizzela 11 Satin (clique aqui)). Esfume com um pincel de contorno, como o A06 da Macrilan (clique aqui).

Maquiagem clean.

7. Bochechas coradas

É hora de dar vida às maçãs do rosto! Embora você possa definitivamente optar por um blush em pó, escolher um produto cremoso manterá o brilho. Os blushes cremosos deixarão sua pele com glow que parece que veio de dentro. Adoro o da Nina Secrets (clique aqui).

Para aplicar um blush cremoso nas maçãs do rosto é só retirar o excesso do produto do pincel no dorso da sua mão, para que o blush fique bem esfumado. Depois, pegue a esponjinha de maquiagem que você usou e dê batidinhas sobre o blush para garantir que fique bem esfumado.

Aplique um pouquinho de blush também sobre o nariz e no alto da testa para simular que você pegou um solzinho, deixando o look bem natural e fresco.

Make Clean.

8. Pó com muita parcimônia

Depois é a vez do pó. Aplique pó translúcido somente em áreas específicas, como onde foi aplicado o corretivo, apenas para selar a pele, evitando assim que o corretivo acumule nas linhas de expressão. Afinal, o objetivo é uma pele bem iluminada e não matificada.

A Vizzela tem um pó translúcido bom e com ótimo preço (clique aqui e confira).

9. Sobrancelhas

A rotina diária da clean make exige sobrancelhas elegantes. Para isso, use seu lápis de sobrancelha em traços curtos, semelhantes aos pelos naturais, e preencha quaisquer lacunas depois de ter escovado as sobrancelhas. Tenho usado o da Natura (clique aqui e veja post).

Em seguida, use alguma cerinha para travá-los na posição. A da Essence (clique aqui) é muito boa.

Se você deseja uma aparência ainda mais natural, basta modelar os pelinhos para cima usando o gel para sobrancelhas, sem utilizar o lápis para preenchê-las.

10. Olhos

Aplique sombras em tons neutros e terrosos para realçar a forma dos olhos, com um delineado fino (opcional) e máscara de cílios para dar definição.

9. Lábios

Finalize o look minimalista com um toque de um protetor labial colorido. Ele irá nutrir os lábios e realçar a tonalidade natural. Alternativamente use tons de batom ou gloss que se assemelhem à cor natural dos lábios ou tons de nude.

Make clean para a noite

Para deixar o visual mais elaborado para a noite, mas ainda assim se manter na pegada da clean makeup, acrescente um fio de delineador e cílios postiços.

Clean Make up para noite.

Acrescente um pouco de glitter na sombra para um visual noturno, mas ainda clean.

Maquiagem clean para noite.

Make clean para o dia

Abaixo a minha versão de makeup clean.

Sobre mim - Marcia Bruno - Almanaque da Mulher.

Capriche no iluminador bem no “v” dos lábios e finalize com gloss.

Maquiagem clean para dia.

Make clean para casamento

A maquiagem natural pode ser usada até mesmo em casamentos, especialmente aqueles realizados ainda com a luz do sol.

Make clean para casamento.

Make clean casamento pele negra.

Maquiagem clean noiva.

Curtiu? Vai aderir? Ou prefere uma maquiagem mais pesada? Já segue o Almanaque da Mulher no Instagram? É @almanaquedamulher. Te espero também por lá!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: