Como usar corretivo: confira 11 dicas definitivas

Compartilhe!

O corretivo é o salva-vidas da maquiagem. Produto versátil, se você tiver só ele, mais uma máscara de cílios e um batom no seu nécessaire de maquiagem, dá para se virar muito bem. Como tenho recebido muitas perguntas sobre esse produto, resolvi atualizar esse post do blog para responder a todas elas. Aqui, então, te conto 11 dicas de como usar corretivo para você aproveitar todo o potencial desse cosmético maravilhoso em muitas outras funções, além da de correção da pele, lógico. Espero que goste.



Como usar corretivo – respondendo a dúvidas

1. Corretivo antes ou depois da base?

Se você for usar base, aplique-a antes do corretivo. Essa é a melhor ordem.

Assim, ao aplicar primeiro a base, você irá perceber que precisará de pouco corretivo para camuflar seus defeitinhos, porque ela já fez a maior parte do serviço.

O resultado é uma pele mais fina e delicada, sem excessos, reduzindo o risco de acúmulo nas linhas de expressão.

Além disso, se você aplicar o corretivo primeiro, há sempre o risco de retirá-lo quando estiver espalhando a base por cima, prejudicando a correção da pele.

Depois de aplicar o corretivo é necessário misturá-lo à base, de forma suave, com o auxílio de um pincel, esponjinha (adoro essa da Océane – clique aqui) ou mesmo com os dedos.

Mas atenção: o movimento de aplicação nunca deve ser de arraste, e sim de leves batidinhas.

Se você arrastar o pincel ou a esponja na pele, vai acabar tirando a base, e aí você vai precisar colocar ainda mais corretivo, resultando em desperdício de produto e pele mal corrigida.

Veja também os posts:



2. Quantas cores de corretivo devo ter?

O ideal é ter pelo menos duas cores de corretivo. Uma da cor da sua base, para corrigir imperfeições e a outra mais clara, para iluminar pontos específicos do rosto.

Quanto a cor do corretivo para iluminar, ela deve ser pelo menos um tom mais claro do que o da sua base. Mas pode ser até 2 tons mais claro.

Aqui a intenção será a de usar o corretivo como iluminador e não para corrigir imperfeições. Vou falar mais sobre o uso do corretivo iluminador ainda nesse post.

Confira também os posts clicando nos links abaixo:



3. Qual tipo de corretivo escolher, cremoso ou líquido?

A textura do corretivo de correção (o da cor da base), pode ser mais pesada ou cremosa, pois você só irá utilizá-lo para cobrir pequenos pontos na face.

Ou seja, uma espinha ou mancha que não foi totalmente camuflada pela base. Enfim, correções pontuais. Quanto mais denso for o corretivo, maior é a fixação e a durabilidade no rosto.

Porém, para cobrir olheiras, eu sempre prefiro os corretivos líquidos, pois os cremosos tendem a marcar mais as linhas de expressão. Mesmo em peles jovens.

Se sua pele for madura, contudo, escolha sempre corretivos líquidos, pois estes tendem a fixar melhor, sem se acumular nas ruguinhas. Existem corretivos líquidos que são bem espessos e que cobrem muito bem.



4. Como aplicar o corretivo? Pincel, esponja ou dedo?

O meu preferido é o pincel. Gosto muito de usar um pincel de esfumar sombra, que é mais fofinho, para assim também esfumar melhor o corretivo.

Se você não sabe bem de qual pincel estou falando, clique aqui e leia o post onde eu explico que pincel de sombra não é tudo igual.

Quanto a esponja, se você usá-la seca, ela irá absorver um pouco do corretivo e assim deixará uma camada mais fina de produto sobre a pele.

Mas se você não quer diminuir a cobertura do corretivo então, molhe a esponja primeiro. Pode ser em água, água termal ou em um fixador de maquiagem. Aplique sempre em batidinhas.

Você também pode aplicar em batidinhas com os dedos. A temperatura do nosso corpo tem a vantagem de ajudar a deixar o corretivo mais molinho. Contudo, eu não gosto porque depois acabo manchando a minha penteadeira com o produto.



5. Como usar corretivo como um primer de olhos?

O corretivo líquido ou pastoso é uma alternativa mais barata ao primer de olhos, já que você pode ter apenas um produto com duas funções.

O corretivo usado no lugar do primer de olhos serve para prevenir que a sombra escorra da pálpebra e se acumule no côncavo.

Como o corretivo é úmido, ele acaba servindo como um fixador para a sombra em pó. Isso porque em maquiagem sempre que você usa um produto líquido ou cremoso seguido por um produto em pó, o resultado será maior fixação.

Além disso, usando o corretivo como primer de olhos, o resultado será uma sombra com cor mais intensa e mais próxima a cor do produto na embalagem.

O corretivo neutralizará a cor da pele da sua pálpebra, impedindo que ela acabe por interferir na cor da sombra.

Veja também:



6. Como usar corretivo como iluminador?

Um corretivo em um tom mais claro do que o da sua base é o mais perfeito iluminador.

Mas para ficar bonito e natural, o melhor jeito de aplicar o corretivo iluminador é desenhando um triângulo com a base abaixo dos olhos e a ponta indo em direção a boca, como na imagem abaixo:

Como usar corretivo.
Apliquei o corretivo de forma bem evidente e sem esfumar para facilitar a visualização.

A forma de aplicação triangular irá não somente corrigir as olheiras, mas também criar imediatamente a ilusão de que as maçãs do seu rosto são mais altas, o que rejuvenesce.

A iluminação dessa área toda do triângulo é que garante um efeito mais natural, ou seja, menos localizado.

Quando o corretivo é aplicado apenas na área das olheiras, o efeito acaba sendo exatamente o contrário do que se pretende.

A área mais clara acaba chamando mais atenção, tornando mais evidente a correção que foi feita.

Mas depois de aplicar o corretivo nesse formato de triângulo, esfume as bordas com o auxílio de um pincel ou mesmo de uma esponjinha.

Assim, você conseguirá um resultado natural, pois vai mesclar o corretivo iluminador com a base que já estava no rosto.

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo:

Mas cuidado para não escolher um corretivo claro demais. O resultado é o famoso “panda invertido”. Veja essa imagem da Eva Longoria.

A Eva errou duas vezes, tanto na cor como na forma de aplicação do corretivo iluminador. Ela aplicou um corretivo claro demais apenas na região das olheiras, chamando ainda mais atenção para a região.

7 dicas sobre corretivo.
Resultado do corretivo aplicado de forma errada e claro demais.



7. Onde mais iluminar

O corretivo como iluminador também pode ser aplicado em outros três lugares dos seus olhos:

  • No “V” do canto interno
  • No centro da pálpebra móvel
  • E logo abaixo do osso da sobrancelha.

Aplicando o corretivo mais claro nesses 3 lugares, você terá um efeito iluminador sem precisar usar uma sombra para isso (veja onde aplicar observando as setinhas vermelhas na imagem abaixo):

Como usar corretivo.
Onde iluminar os olhos.



8. Como usar corretivo para fazer o contorno?

A técnica de contorno do rosto pode ser feita com produtos líquidos, pastosos ou em pó.

Você pode usar um corretivo 2 tons mais escuro do que o da sua base para “mudar a forma” de partes do seu rosto, afinando visualmente seu nariz, reduzindo o tamanho da sua testa, afinando suas bochechas etc.

E com o corretivo um ou dois tons mais claro, você ilumina e chama a atenção para as partes que você deseja ressaltar.

Para mais detalhes veja esse post sobre contorno de maquiagem.

Como usar corretivo: 11 dicas.

9. Precisa selar o corretivo com pó?

Eu, particularmente, não considero que seja indispensável selar o corretivo. Contudo, ao aplicar o pó sobre ele, você garante maior durabilidade para a sua maquiagem. Mas é importante escolher o pó certo.

O pó para selagem deve ser o mais fininho possível, para não se acumular nas ruguinhas fininhas normais da área dos olhos.

Os melhores são os pós HD translúcidos, gosto desse (link) da Tracta. Os pós banana também são ótimos, esse aqui da Zanphy (clique no link) é excelente e baratinho.

10. Como usar corretivo como base para o batom?

Aplicar um corretivo nos lábios, antes do batom, ajuda você a conseguir a cor de batom mais próxima daquela que você vê na chamada bala.

Isso porque o corretivo irá neutralizar a cor dos seus lábios, e de quebra ainda ajudará na fixação do batom. O cor escolhida para o corretivo pode ser aquela mais próxima a cor da sua base.

E se você quiser, nem precisa aplicar o batom por cima. O corretivo funciona como um batom nude incrível! Se gostar do efeito, passe por cima um gloss transparente. Tente e depois me conta!



11. O que fazer quando você esqueceu o corretivo?

Se você esqueceu ou perdeu o seu, pegue um pouco de base líquida e aplique sobre a área problemática.

Espere uns 2 minutinhos para que a fórmula seque um pouco. Só depois esfume as bordas com o auxílio de um pincel.

O truque aqui é deixar que a base seque um pouco e fique com a consistência mais parecida com a do corretivo. Isso quebra um galho e tanto!



Corretivos que eu recomendo

Abaixo fiz uma relação dos corretivos que eu já usei e recomendo:

  1. Concealer NARS (Sephora – clique aqui), camufla as olheiras sem, contudo, marcar as linhas de expressão. Opção mais em conta, mas de qualidade você encontra na Natura clicando aqui.
  2. Corretivo Tracta (Amazon – clique aqui), ótima cobertura e preço bem amigo.
  3. Pro Longwear Mac (Mac – clique aqui), alta cobertura e longa duração.
  4. Instant Age Rewind Maybelline (Amazon – clique aqui), vem com aplicador bem jeitoso.
  5. Effacernes Lancôme (na Sephora – clique aqui) muito fácil de espalhar.
  6. Flash iluminador O Boticário (Boticário – clique aqui), em forma de caneta, ilumina e corrige.
  7. Studio Finish Mac (Mac – clique aqui) é bem concentrado e com alta duração.

Enfim, o que você achou desse post? Foi útil para você? Comente! Adoro saber a sua opinião!

Siga o Almanaque da Mulher no Instagram, é só clicar nesse link aqui.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
Rolar para cima