Contorno

Contorno de maquiagem: luz e sombra para realçar sua beleza

Na maquiagem a pele tem sempre um papel fundamental. Desde que a Kim Kardashian popularizou a arte do contorno do rosto, muita gente não consegue mais viver sem ele. Com técnicas de luz e sombra você pode esculpir seu rosto, afinando traços e valorizando seus pontos fortes. Veja como fazer o contorno de maquiagem de uma forma quase profissional.


Técnica básica de contorno de maquiagem

A técnica do contorno se baseia em escurecer os pontos da sua face que você quer disfarçar e iluminar seus pontos fortes para que fiquem ainda mais evidenciados.

Kit de produtos que você vai precisar

Você quer começar a por em prática a técnica do contorno? Então, saiba que você precisa escolher os produtos e as ferramentas certas para conseguir o efeito desejado: realçar suas melhores características iluminando-as, e camuflar o que você não gosta tanto escurecendo essas partes.


Então, para redesenhar suas feições você vai precisar:

  1. Uma base cremosa ou líquida no tom da sua pele – para que você possa começar o contorno, primeiro uniformize a pele com uma base no seu tom.
  2. Uma base três tons mais escuro do que sua pele, pode ser também um corretivo cremoso ou base em bastão – esse produto será usado para fazer o contorno propriamente dito.
  3. Um pincel de base no formato língua de gato – use para aplicar as duas bases acima.
  4. Um bronzer em pó com acabamento fosco – esse produto serve tanto para reforçar o contorno, como para ajudar a deixar o acabamento mais natural.
  5. Um pincel de blush ou pincel de contorno – use para aplicar o bronzer.
  6. Um iluminador líquido, em creme ou em pó – esse é o responsável por destacar alguns pontos do rosto, que eu vou te mostrar depois.
  7. Um pincel de corretivo para aplicar o iluminador – por ser menor que o pincel de base, permite aplicar o iluminador com mais precisão.
  8. Um pincel para esfumar a maquiagem tipo kabuki ou duo-fiber – para finalizar a maquiagem, esfumando todos os produtos aplicados no rosto. O resultado é uma maquiagem com aspecto mais natural.



Jennifer Lopez não abre não do contorno!

Passo a passo do contorno de maquiagem

Antes de mais nada, identifique o formato do seu rosto.

Existem 5 tipos de formatos de rosto:

  • Oval
  • Coração
  • Quadrado
  • Redondo
  • Retangular

O rosto considerado o mais harmônio de todos é o oval. Portanto, o objetivo de se usar as técnicas de luz e sombra é “transformar” os outros formatos no rosto oval. Veja a seguir o passo a passo do contorno de acordo com cada formato de rosto.


Rosto com formato oval

Nesse formato o rosto é mais comprido na vertical do que na horizontal e o maxilar é arredondado. Como exemplo de celebridade com esse tipo de formato de rosto temos a Ana Hickmann.

Como fazer o contorno de maquiagem em um rosto oval.

  1. Contorno (formas em tons de caramelo no desenho) – com a base mais escura, desenhe um triângulo em cada lateral do rosto – comece da ponta superior da orelha e termine próximo à boca. Marque as laterais do nariz se quiser afiná-lo. Esfume para não deixar os traços evidentes.
  2. Bronzer (linhas pontilhadas no desenho acima) – aplique o bronzer logo acima do local que você escureceu com a base. Isso vai garantir um resultado mais natural para a sua maquiagem.
  3. Iluminador (representado pela cor mais clara) – aplique o iluminador no centro da testa, no alto do nariz, abaixo das olheiras e no queixo.
  4. Para finalizar, esfume os três tons que foram aplicados, fazendo movimentos circulares com o pincel duo fiber.



Rosto com formato de coração

Nesse formato de rosto a testa e as têmporas são as partes mais largas da face. O queixo é levemente pontudo, sendo a parte mais estreita do seu rosto. Para exemplificar, uma celebridade que tem esse tipo de formato de rosto é a Selena Gomez.

Contorno de maquiagem para o rosto coração

  1. Contorno (formas em tons de caramelo no desenho acima) – com um pincel de base, aplique o produto mais escuro nas laterais da testa, nas têmporas e abaixo dos ossos das maçãs. Isso vai deixar o rosto com ângulos marcados e mais definidos. Finalize marcando as laterais do nariz e esfume para que não fique marcado.
  2. Bronzer (linhas pontilhadas no desenho acima) – aqueça o tom das bochechas aplicando um pouco de bronzer sobre a linha do contorno que foi feita abaixo das maçãs. Em seguida, aplique um pouco de pó bronzeador na ponta do queixo, assim ele vai parecer menos pronunciado.
  3. Iluminador (representado pela cor mais clara) – o iluminador dá volume e destaca o que você tem de melhor. Então, aplique-o no centro do queixo, no topo do nariz, no centro da testa e na região logo abaixo dos olhos.
  4. Para finalizar, esfume os três tons que foram aplicados no rosto fazendo movimentos circulares suaves com o pincel duo fibra.



Rosto com formato quadrado

Nesse formato de rosto as laterais da face são mais retas. A altura e a largura do rosto têm mais ou menos o mesmo comprimento. Costuma ser um rosto bonito por ter traços fortes. Uma atriz que tem esse tipo de formato de rosto é a Olivia Wilde.

Contorno para o formato de rsoto quadrado

  1. Contorno (formas em tons de caramelo no desenho) – no rosto com formato quadrado, o contorno ajuda a criar ângulos mais abaulados. Use a base mais escura nas laterais da testa e na região entre as orelhas e o maxilar. Você também pode fazer dois traços nas laterais do nariz para que ele pareça mais fino. Esfume a base.
  2. Bronzer (linhas pontilhadas no desenho acima) – para um efeito mais natural e um ar mais saudável, aplique o pó, criando uma linha que deve começar próxima ao alto da orelha e que vai até a região próxima à boca.
  3. Iluminador (representado pela cor mais clara) – faça um triângulo invertido no centro da testa. Aplique o iluminador também no alto do nariz, abaixo dos olhos e no centro do queixo.
  4. Finalize esfumando os três tons aplicados no rosto, fazendo movimentos circulares e suaves com o pincel duo fibra.



Rosto com formato redondo

Nesse formato de rosto os ossos das maçãs são a parte mais larga. O maxilar é arredondado. Uma celebridade que tem esse tipo de formato de rosto é a Kirsten Dunst.

Contorno de maquiagem para o rosto redondo.

  1. Contorno (formas em tons de caramelo no desenho) – utilizando a base mais escura que a sua pele, contorne as laterais do rosto. Comece pelas têmporas e vá descendo até alcançar a região do maxilar. esse processo vai dar um efeito de um rosto mais magro.
  2. Bronzer (linhas pontilhadas no desenho acima) – o bronzer serve para potencializar o efeito do contorno e, por ser um pó aplicado sobre um produto cremoso, faz a make durar por mais tempo. Aplique o bronzer na linha pouco abaixo das maçãs, partindo da região da orelha e indo até quase chegar à boca.
  3. Iluminador (representado pela cor mais clara) – para deixar a sua testa com a impressão de ser mais comprida, faça um triângulo invertido no centro dela com o iluminador. Aplique também no alto do nariz e abaixo dos olhos.
  4. Finalize esfumando os três tons que foram aplicados, fazendo movimentos circulares suaves com o pincel duo fiber.



Rosto com formato retangular

Nesse formato o rosto é longo e levemente estreito. Os ossos da testa, maçãs e maxilares têm mais ou menos a mesma largura. Uma celebridade que tem esse tipo de formato de rosto é a super modelo Gisele Bündchen.

Como fazer contorno de maquiagem no rosto retangular.

  1. Contorno (formas em tons de caramelo no desenho) – com a base mais escura, faça uma linha em toda a raiz do cabelo. Isso dá a impressão de que a sua testa é mais curta. Em seguida, faça um triângulo abaixo das maçãs, o que irá afinar o rosto. Pinte a ponta do queixo e as laterais do nariz e esfume.
  2. Bronzer (linhas pontilhadas no desenho acima) – use o pó bronzeador para contornar as linhas escuras que você já fez com a base. Aplique pouco pó no pincel e esfume bem para um efeito natural.
  3. Iluminador (representado pela cor mais clara) – com o iluminador, faça um triângulo invertido no meio da testa e aplique no alto do nariz, no centro do queixo e na região abaixo dos olhos.
  4. Para finalizar esfume os três tons aplicados no rosto, fazendo movimentos circulares suaves com o pincel duo fiber.



Antes do contorno

Não esqueça que é preciso preparar toda a sua pele antes de iniciar o contorno, para um resultado mais perfeito.

  1. Faça primeiro a limpeza, a tonificação e a hidratação da sua pele do rosto.
  2. Aplique um primer para garantir maior durabilidade na make.
  3. Faça a aplicação da sua base preferida.



Seleção de produtos para fazer o contorno de maquiagem

Abaixo estão os meus produtos preferidos para aplicar as técnicas de contorno de maquiagem:

 

  1. Base líquida em 2 tons (compre online) – a partir do seu tom de base, escolha o outro tom três vezes mais escuro para fazer o contorno.
  2. Pincel língua de gato (compre online) – perfeito para aplicar os dois tons de base com mais facilidade e precisão.
  3. Bronzer em pó (compre online) – para contorno sempre use um bronzer sem brilho.
  4. Pincel de blush (compre aqui) – o formato chanfrado desse pincel facilita a aplicação do bronzer.
  5. Iluminador líquido (compre aqui) – não sabe escolher qual a cor certa de iluminador para o seu tom de pele? Então, veja esse link aqui.
  6. Pincel de corretivo (compre online) – o tamanho menor deixa a aplicação mais precisa.
  7. Pincel para esfumar (compre online) – os dois tipos de fibra (duo fiber) em um único pincel permite usá-lo com produtos líquidos, cremosos ou em pó.
  8. Paleta de contorno (compre online) – contorno, bronzer e iluminador em um só produto. Eu tenho esse produto é simplesmente amo, muito prático! Aplique sua base de costume e depois siga o passo a passo conforme explicado no post, só que nesse caso, todos os produtos estão em pó.
Um geralzão do contorno de maquiagem com as marcações gerais.

2 comentários em “Contorno de maquiagem: luz e sombra para realçar sua beleza”

  1. Pingback: Cor certa do iluminador: veja dicas de como escolher para você brilhar!

  2. Pingback: Franja cortininha: saiba tudo sobre a tendência capilar do momento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *